Essa mudança no foco – do produto para o cliente – fundamenta a teoria por trás dos 4 Cs do marketing. Desenvolvido por Robert Lauterborn, esses 4 Cs nas redes sociais se referem a: cliente, custo, conveniência e comunicação.
Através dos 4 c's nas estratégias de marca fica mais fácil descobrir quem são os clientes, quais são as melhores soluções para ele, a melhor forma de chegar até eles e também se o custo-benefício é interessante.
Os 4Cs são um aperfeiçoamento dos 4 Ps e significam: Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação. Esse conceito foi formado por Robert Lauterborn em 1990 e tem seu foco no cliente. De forma breve, vamos entender cada termo dessa metodologia e como aplicá-la.
Quais s 4c's do marketing Quais as principais características de cada um?
O composto de marketing conta com Ps, que são: produto, preço, praça e promoção. Eles devem orientar o planejamento de marketing, cada um à sua maneira, além de influenciar a aplicação dos recursos.
Atualmente, as principais estratégias de marketing disponíveis são: outbound marketing; inbound marketing; marketing digital; marketing de Relacionamento; marketing de produto; e endomarketing. Nem todas as estratégias são ideais ou devem ser aplicadas na sua empresa.
Alicerçados na busca por uma comunicação assertiva, os “4 C's” emergem como fundamentos essenciais para profissionais de RH. Clareza, concisão, coesão e confiança são elementos essenciais dentro do conceito.
São os 4Cs – lapidação (cut), cor (color), pureza (clarity) e peso em quilates (carat weight) – padrões globalmente aceitos para avaliar a qualidade de um diamante.
O que são os 4 Ps o que são os 4 C's Qual a relação dos 4 Ps com os 4Cs?
No marketing tradicional eram trabalhados conceitos chamados de 4 Ps, que eram basicamente, Produto, Preço, Ponto de Venda e Promoção. Esse modelo consistia em fazer uma pesquisa de mercado e descobrir os desejos e necessidades dos consumidores e só a partir dessa análise desenvolver o produto.
Essa foi uma teoria desenvolvida por Jerome McCarthy e bastante divulgada pelo professor e autor de livros Philip Kotler. Os 4 Ps dizem respeito aos 4 pilares que sustentam uma estratégia de marketing de uma empresa.
Os 4 Cs do Marketing foram criados por Robert F. Lauterborn em 1993. Eles foram pensados para serem voltados para o cliente, como uma forma de complemento aos 4 Ps, abordados anteriormente.
Os 4Ps resumem o conceito básico dos pilares da estratégia de marketing: preço, produto, praça e promoção. Portanto, eles são assim chamados por trazerem as iniciais dessas palavras que representam as variáveis das ofertas que as empresas fazem ao público-alvo a fim de alcançar seus objetivos de marketing.
Dessa forma, os 4Cs, pilares da cultura da empresa até então, que incluíam Cliente, Coragem, Compromisso com as mudanças e Cooperação agora passam a ser i4Cs, com a adição da Inclusão. Segundo Stephane Maquaire, CEO do Grupo, a empresa não tolera preconceitos, não aceita o racismo e não admite a violência.
A praça, originalmente denominada em inglês como place, é o lugar onde o seu produto será exposto para a venda, sendo ele digital ou físico. Para isso, deve-se levar em conta quais canais de distribuição conseguirão alcançar o seu público da maneira mais eficaz.
Os 8 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance — pilares básicos da estratégia de uma empresa.
Quais são os 4 a'S? O que são os 4As? O conceito dos 4As do Marketing foi criado por Raimar Richers e trata-se das responsabilidades administrativas da equipe de Marketing, assim como a interação da empresa em que atuam ao meio ambiente, e é dividido em quatro funções sendo: análise, adaptação, ativação e avaliação.
O Sales Development Representative (SDR) é um profissional de vendas responsável por identificar e qualificar leads, entrar em contato, gerar oportunidades de negócio e apoiar a equipe comercial. Ele também auxilia no desenvolvimento de estratégias de marketing e na promoção da empresa.
O SDR necessita entender em pouquíssimo tempo se o Lead com quem está conversando tem ou não fit com a empresa. Para isso, ele precisa estar alinhado com toda a equipe. Um mau alinhamento pode gerar a qualificação de Leads que não se encaixam, o que prejudica todo o processo comercial.
Comunicação assertiva é a capacidade de expressar o necessário de forma eficaz. Em outras palavras, é se fazer ser bem e completamente compreendido, sendo objetivo, claro e coerente. Muitas pessoas confundem assertividade com agressividade ou insensibilidade.
A comunicação assertiva envolve transmitir sua mensagem de maneira direta, respeitosa e honesta, levando em consideração seus próprios sentimentos e necessidades, bem como os dos outros. “Eu entendo que você tem uma opinião diferente, mas eu gostaria de compartilhar o meu ponto de vista.”
Uma comunicação interna mais assertiva só acontece com todos os colaboradores exercitando esse modelo de se comunicar. Isso significa que toda a equipe desenvolverá suas habilidades de expressão e interpretação das informações, inclusive os setores comerciais e de marketing.
1. CRM: Definição e Conceitos. Já sabemos que CRM é a sigla usada para "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Porém, a definição de CRM vai além: é uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato.