Ângulos congruentes: São ângulos que possuem a mesma medida. No desenho seguinte, os ângulos a e b são congruentes e os ângulos c e d também são congruentes. Ângulos complementares são aqueles cuja soma das medidas vale 90 graus . Ângulos suplementares são aqueles cuja soma das medidas vale 180 graus .
Mas o que é uma figura congruente? Figuras congruentes são figuras que têm o mesmo tamanho e a mesma forma, isso porque os ângulos e os lados correspondentes são iguais. Basicamente, o que eu quero dizer é que figuras congruentes representam a mesma figura.
Na Geometria Plana é dito que dois triângulos são congruentes quando os lados e ângulos do primeiro triângulo estão em correspondência com os lados e ângulos do segundo triângulo de tal forma que os lados e ãngulos em correspondência tenham a mesma medida.
Dois ângulos são chamados de congruentes quando possuem a mesma medida. Esse conceito é muito confundido com a ideia de igualdade. Para que os ângulos sejam congruentes, eles não precisam ser necessariamente iguais, mas precisam ter a mesma medida.
Congruência entre triângulos ocorre quando as medidas equivalentes são iguais, ou seja, os ângulos internos e a medida dos lados, de um para o outro, são os mesmos. O triângulo ABC é congruente ao triângulo A1B1C1.
Ângulos congruentes possuem medidas iguais e, ângulos que com medidas iguais são congruentes. Assim, AÔB≅DÊF se, e somente se, m(AÔB)=m(DÊF). Quando afirmamos que um ângulo é maior do que outro, isto significa que a sua medida é maior do que a medida deste outro.
Independente disso, “congruente” sempre significa “igual”. No caso dos ângulos, eles serão congruentes se, sobrepostos um sobre o outro, todos os seus elementos coincidem. Isso será a prova de que eles possuem valores iguais.
Para que sejam congruentes, basta que ângulos correspondentes sejam iguais. E são! É uma propriedade dos retângulos que todos os seus ângulos meçam 90 graus. Logo, esses dois retângulos diferentes são congruentes, pois possuem medidas de ângulos e lados correspondentes iguais.
Nós podemos representar um segmento de reta através de duas letras que caracterizam os pontos de seus extremos com uma linha por cima delas: ou . Eles devem ser lidos como “Segmento AB” ou “Segmento BA”. Se dois ou mais segmentos de retas possuem o mesmo comprimento, eles são chamados de congruentes.
Dois ângulos que ocupam a mesma posição nas retas retas paralelas são chamados de correspondentes. Eles apresentam a mesma medida (ângulos congruentes).
O que dois ângulos precisam ter para serem chamados de congruentes?
Ângulos que tem a mesma medida são chamados de ângulos congruentes. Quanto à medida os ângulos podem ser classificados em rasos (180), retos (90), agudos (menores que 90) e obtusos (maiores que 90).
Congruência de figuras planas: Figuras planas congruentes são aquelas que possuem mesmo formato e mesmo tamanho. Em outras palavras, os lados correspondentes dessas figuras devem ter medidas iguais e seus ângulos correspondentes também.
Duas figuras geométricas não são iguais porque mesmo que sejam congruentes, suas coordenadas no plano ou no espaço são diferentes. Portanto, uma figura geométrica só consegue ser igual a ela mesma, ou seja, sendo congruente e ocupando o mesmo lugar no plano ou no espaço.
Quando dois pares de ângulos correspondentes e um par de lados correspondentes (que não estão entre os ângulos) são congruentes, os triângulos são congruentes.
RKA - O que temos aqui é um triângulo em que os três lados têm o mesmo comprimento. Todos os três lados são congruentes, e um triângulo como este é chamado de "triângulo equilátero".
Os ângulos recebem nomes de acordo com as características e suas aberturas em grau. Chamamos de ângulo agudo quando a sua abertura em grau é maior do que 0° e menor que 90°. Já o ângulo reto é a medida exata em abertura de 90°. O ângulo obtuso é a abertura maior que 90° e menor que 180°.