Os lados são as linhas poligonais que se encontram dois a dois em cada vértice. Os ângulos internos e externos são formados pelo encontro de dois lados consecutivos.
Vértice: ponto de encontro de dois segmentos de reta adjacentes. Os vértices são representados por letras maiúsculas. Lado: segmento de reta que forma o contorno do polígono. Os lados são representados pelas letras maiúsculas dos respectivos vértices com um traço horizontal acima.
Ângulo é a reunião de dois segmentos de reta orientados (ou duas semirretas orientadas) a partir de um ponto comum. A interseção entre os dois segmentos (ou semirretas) é o vértice do ângulo e os lados do ângulo são os dois segmentos (ou semirretas).
Um polígono com quatro lados é chamado de quadrilátero. O quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio e losango são exemplos de quadriláteros. Os quadriláteros apresentam quatro lados, quatro vértices e quatro ângulos internos. Os tipos de quadriláteros são determinados pelo número de lados paralelos.
E o que são vértices? Os vértices são os encontros dos lados de cada forma geométrica, ou seja, são os ângulos. Veja na imagem abaixo que os vértices estão representados por pequenas bolinhas azuis, ou seja, toda vez que as linhas se encontram, formam vértices.
Em geometria, um vértice é um ponto em que duas ou mais curvas, retas ou arestas se encontram. Como consequência dessa definição, o ponto em que duas retas se encontram para formar um ângulo e os cantos dos polígonos e dos poliedros são vértices.
Com relação aos lados, um polígono pode ser regular, quando possui lados e ângulos congruentes, ou irregular. Quanto aos ângulos, ele pode ser classificado como convexo, quando todos os seus ângulos são menores que 180º, ou côncavo (não convexo), quando possui pelo menos um ângulo maior que 180º.
Já um círculo não é um polígono porque é arredondado e não possui lados. Existem diferentes tipos de polígonos e a sua classificação é feita com base em suas características distintas.
Todo triângulo possui três vértices, três lados e três ângulos. Em todo triângulo, o lado maior é oposto ao ângulo maior e o lado menor é oposto ao ângulo menor. A soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é 180°.
Retângulos são figuras geométricas planas que possuem quatro lados formados por segmentos de reta e quatro ângulos retos. Retângulo é um quadrilátero cujos ângulos internos são todos retos.
Quadrado é uma figura plana que tem 4 lados, todos com a mesma medida. Ele é bastante comum no cotidiano, sendo presente, por exemplo, no formato de algumas paredes. O quadrado é um polígono de 4 lados.
O cubo é um poliedro de 6 lados que possui todas as faces quadradas. Ouça o texto abaixo! O cubo, conhecido também como hexaedro, é um sólido geométrico que possui seis faces, todas elas formadas por quadrados. Além das 6 faces, o cubo possui 12 arestas e 8 vértices.
nome masculino. [ Geometria ] Polígono de cinco ângulos e cinco lados. Origem etimológica:latim pentagonus, -a, -um, do grego pentágonos, -os, -on, pentagonal.
Polígonos são figuras planas fechadas formadas por lados que, por sua vez, são segmentos de reta e não se cruzam em nenhum ponto. Polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam.
Os polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam a não ser em suas extremidades. Esses segmentos de reta nos polígonos são chamados de lados, assim, outra definição, mais comum que a primeira, é a seguinte: polígonos são figuras geométricas inteiramente formadas por lados.
O triângulo é um polígono de três lados. O triângulo é um polígono que possui três lados. Ele é o polígono mais simples, pois possui o menor número de lados. Os principais elementos dessa figura geométrica são os seus três lados e os três ângulos.