As linhas horizontais que cortam a superfície da Terra de um lado a outro recebem o nome de PARALELOS. O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.
O que são paralelos? Paralelos são círculos perpendiculares ao eixo de rotação da Terra, traçados a partir da Linha do Equador, o paralelo principal que determina a divisão do globo em Hemisfério Norte (também chamado Boreal ou Setentrional) e Hemisfério Sul (que pode ser chamado de Austral ou Meridional).
Qual e a principal função dos paralelos e meridianos?
Os paralelos e meridianos, combinados entre si e com as latitudes e longitudes, dão origem ao sistema de coordenadas geográficas, que é utilizado para definir qualquer ponto da superfície terrestre. Trata-se, portanto, de um preciso e importante método de localização geográfica.
Por definição, linhas imaginárias são uma referência utilizada nos mapas e no globo terrestre para nos ajudar a encontrar o caminho ao redor da superfície curva da Terra. As linhas imaginárias horizontais são paralelos (circundam o globo na direção Leste-Oeste) ou linhas de latitude.
COORDENADAS GEOGRAFICAS - entenda o que são (Cartografia)
E definida pelos paralelos.?
Latitude: é definida pelos paralelos, por meio da distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador, que varia de 0° até 90° norte ou sul.
Trópicos de Capricórnio e Câncer, Linha do Equador, Meridiano de Greenwich, círculos polares Ártico e Antártico. Você, certamente já ouviu falar deles.
Mais: pode-se notar que a maior parte do país está no hemisfério Sul - ficam no hemisfério Norte apenas parte do Amazonas, de Roraima, do Amapá e do Pará. Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.
As linhas horizontais que cortam a superfície da Terra de um lado a outro recebem o nome de PARALELOS. O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.
O que são paralelos e o que e medido a partir deles?
Os paralelos são os eixos que circundam imaginariamente o planeta no sentido horizontal. A partir deles, são medidas, em graus, as latitudes, que variam de -90º a 0º para o sul e de 0º a 90º para o norte. Os meridianos representam as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre.
A definição do Meridiano de Greenwich como primeiro meridiano se deu pela necessidade de centralização do sistema internacional de coordenadas e de contagem de horas. O Meridiano de Greenwich divide a Terra em hemisférios oeste e leste. Ele serve para a determinação das longitudes e dos diferentes fusos horários.
O continente americano é cortado por quatro paralelos principais: Círculo polar Ártico(1), Trópico de Câncer(2), Equador(3) e Trópico de Capricórnio(4).
A definição da linha do equador é que ela se trata de uma linha imaginária traçada ao redor do planeta. Todos os seus pontos estão à mesma distância do polo norte e sul, ou seja, ela divide a Terra ao meio na horizontal do mapa. O nome vem de “equatore”, que significa “equilíbrio” em latim.
Essas duas partes criam os doze meridianos principais que são bilaterais e possuem um trajeto profundo e superficial. O trajeto profundo de cada um nutre um dos seis órgãos (zang) ou uma das seis vísceras(Fu). Esta relação dá um nome a cada canal.
Quais são os 5 paralelos mais importantes da Terra?
Os principais paralelos recebem denominações específicas: Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte; Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul.
PARALELOS – São círculos máximos que, em consequência, cortam a TERRA em duas partes iguais de pólo a pólo. Sendo assim, todos os meridianos se cruzam entre si, em ambos os pólos. O meridiano de origem é o de GREENWICH (0º). MERIDIANOS – São círculos que cruzam os meridianos paralelamente, isto é, em ângulos retos.
Esse sistema de divisão provém das teorias dos antigos babilônios, expandido pelo pensador e geógrafo grego Ptolomeu, nas quais um círculo completo é dividido em 360 graus (360°).
Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
Uma das principais funções da Linha do Equador é a divisão do planeta Terra em dois hemisférios idênticos, nomeados de acordo com a sua posição: Hemisfério Norte, chamado também de Setentrional ou Boreal; Hemisfério Sul, chamado também de Meridional ou Austral.
O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador. Encontra-se na zona intertropical, zona temperada sul e no Trópico de Capricórnio.