3.3 Processos de ConversãoSão sempre de natureza química e visam transformar uma fração em outra(s), ou alterar profundamente a constituição molecular de uma dada fração, sem, no entanto, transformá-la em outra. Isto pode ser conseguido através de reações de quebra, reagrupamento ou reestruturação molecular.
Conversão significa mudar de um estado para outro; tomar uma decisão que vai te levar do ponto A ao ponto B. O ato de converter tem a ver com induzir comportamentos e ações que vão direcionar a pessoa a um propósito previamente estabelecido.
É um processo de combinação de diferentes conhecimentos explícitos que pode levar a novos conhecimentos. Um exemplo desse tipo de conversão é o ensino, por exemplo, onde o aluno de pós-graduação utiliza-se de conhecimentos existentes combinados para criar um novo conhecimento.
O petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar, e esse vapor volta ao estado líquido a partir do resfriamento em diferentes níveis dentro da torre de destilação. Em cada nível, existe um recipiente que coleta um determinado subproduto do petróleo, cada qual com sua característica específica.
É um processo químico que transforma frações mais pesadas em outras mais leves através da quebra de moléculas dos compostos reagentes, fazendo o uso de catalisadores.
O craqueamento pode ser térmico ou catalítico, sendo o térmico feito com altas temperaturas e pressões elevadas, e o catalítico apenas com a presença de catalisadores. Essa etapa é importante, pois é feita para aumentar o aproveitamento e rendimento do petróleo.
O craqueamento térmico é feito através de temperaturas e pressões elevadas. Por exemplo, para transformar moléculas de querosene, óleo diesel ou óleo lubrificante em gasolina, são usadas temperaturas entre 450ºC e 700ºC. Já o craqueamento catalítico usa apenas catalisadores, tornando o processo mais econômico e seguro.
Conforme dissemos, as refinarias de petróleo têm como principal função decompor e gerar subprodutos através desse elemento. Mas, para fazer isso, ela precisa receber o petróleo em forma de óleo cru, ou seja, direto das plataformas de extração para ser submetido a diversos processos químicos.
A formação do petróleo é caracterizada pelo acúmulo de material orgânico sob condições específicas de pressão e isolamento em camadas do subsolo de bacias sedimentares, sofrendo transformações por milhares de anos.
Os quatro modos de conversão do conhecimento são: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização, que originam o modelo SECI. isso, de criação de conhecimento tácito – tais como os modelos mentais e as habilidades técnicas compartilhadas”.
O objetivo de conversão tem como finalidade não só gerar o fluxo de dados e pessoas, mas também fazer com que o seu anúncio seja apresentado para as pessoas com maior probabilidade de praticarem determinadas ações no endereço de destino.
Um fator de conversão representa o valor numérico ou a proporção que é usado para relacionar uma unidade de medida a outra. O fator de conversão é um valor alternativo que é usado para representar uma unidade de medida.
Investir nas estratégias de conversão é uma maneira de aumentar os rendimentos da empresa. Você basicamente encurtará o caminho até a venda. Assim, pode ser um método mais simples – e menos custoso – do que tentar aumentar o número de visitas em um site, por exemplo.
A confissão é o primeiro passo para a conversão. O coração do homem apresenta-se pesado e endurecido. É preciso que Deus dê a ele um coração novo. A conversão é, antes de tudo, uma obra da graça divina, que reconduz nosso coração a Ele: “Converte-nos, a ti, Senhor, e nos converteremos” (Lm 5,21).
O que é a conversão de gás e quais são as suas vantagens? Converter o gás significa dizer que você vai deixar de utilizar o botijão de gás distribuído por empresas, como Ultragaz, Lutegas e Supergasbras para tê-lo encanado diretamente da rua para o seu fogão.
Qual o nome do processo que é utilizado nas refinarias?
A destilação fracionada é utilizada na separação dos componentes do petróleo, uma vez que se trata de mistura homogênea formada por várias substâncias no estado líquido.
Uma refinaria de petróleo, ao ser planejada e construída, pode destinar- se a dois objetivos básicos: – Produção de combustíveis e matérias-primas petroquímicas; – Produção de lubrificantes básicos e parafinas.
O coqueamento retardado é um processo de craqueamento térmico utilizado em refinarias de petróleo, com o objetivo de aumentar a conversão dos resíduos de destilação do petróleo (resíduos de vácuo, resíduos atmosféricos, óleos decantados), transformando-os em produtos mais leves e de maior valor agregado (Ellis e Paul, ...
A pirólise é definida como um processo de decomposição térmica da biomassa na presença controlada de oxigênio e que tem como produtos compostos na fase gasosa, líquida e sólida.
O craqueamento catalítico em leito fluidizado ou craqueamento catalítico fluido (FCC) é um processo de conversão empregado com o objetivo de produzir gasolina e gás liquefeito de petróleo (GLP) a partir de frações pesadas provenientes principalmente da destilação do petróleo.
O número de octano de um combustível representa o percentual de isoctano (C8H18 ) e de heptano (C7 H16 ) contidos nele. Já o índice de octano mede a resistência de um combustível a se auto-inflamar. Quanto mais elevado for o índice, mais resistente é o combustível à detonação, é o fenômeno denominado de autodetonância.
Destilação a vácuo. Uma técnica usada para separar suavemente os compostos de um líquido. Isso é feito reduzindo o ponto de ebulição com a ajuda de vácuo.
Quais são os dois hidrocarbonetos que compõem o petróleo?
Os hidrocarbonetos do petróleo compreendem os n-alcanos, isoalcanos, cicloalcanos, e aromáticos. Entre esses os predominantes são os n-alcanos e os alcanos com cadeia ramificada. Esses compostos contém quantidades de carbono que variam de 1 até 78 átomos em alguns tipos de petróleo (Ludwig, 1965).