Os sulcos, as fissuras e as cisternas subaracnóideas são vias naturais de circulação do líquido cefalorraquidiano que podem ser utilizadas pelo cirurgião para alcançar regiões mais profundas do cérebro e da base do crânio. Dessas vias, as mais utilizadas na prática neurocirúrgica são a fissura e a cisterna silvianas.
Em anatomia, sulco é uma depressão ou ranhura estreita e alongada encontrada em superfícies anatômicas. Em alguns casos, é o local por onde passam nervos ou vasos sanguíneos, como o sulco coronário no coração. Como exemplos, o sulco gengival, sulco nasolabial e o sulco mediano da língua.
Ambos os nomes se referem a uma fenda, uma abertura estreita ou alongada; assim como uma espécie de ranhura ou greta na superfície de determinada estrutura. No entanto, podemos assumir que uma fissura corresponda a uma fenda mais aprofundada que o sulco.
A fissura longitudinal (ou fissura cerebral, grande fissura longitudinal, fissura longitudinal mediana, fissura inter-hemisférica) é o sulco profundo que separa os dois hemisférios cerebrais no cérebro dos vertebrados. Dentro dela está uma continuação da dura-máter (uma das meninges) chamada falx cerebri.
Os sulcos, as fissuras e as cisternas subaracnóideas são vias naturais de circulação do líquido cefalorraquidiano que podem ser utilizadas pelo cirurgião para alcançar regiões mais profundas do cérebro e da base do crânio. Dessas vias, as mais utilizadas na prática neurocirúrgica são a fissura e a cisterna silvianas.
As fissuras são rachaduras ou cortes superficiais na pele que podem ocorrer em várias partes do corpo. Elas são comuns nos lábios, mãos, pés e região anal, e podem variar em tamanho e profundidade. As fissuras podem ser dolorosas e desencadear outros sintomas, como coceira, vermelhidão e inflamação.
Os sulcos mais importantes dos hemisférios cerebrais são o sulco lateral (de Sylvius) e o sulco central (de Rolando). Assim, os sulcos ajudam a delimitar os lobos cerebrais, que recebem o nome de acordo com a sua localização em relação aos ossos do crânio: frontal, temporal, parietal e occipital.
Craving ou “fissura” refere-se, na maioria das vezes, a um estado corporal e mental de desejo intenso pelo uso de determinada substância psicoativa, manifestado por certo indivíduo, e direcionado a uma droga previamente consumida. Essa descrição é a mais utilizada.
As fissuras provocam espasmos do esfíncter anal (o anel de músculo que mantém o ânus fechado), o que piora a dor e impede a cicatrização. As fissuras anais podem ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas são mais frequentes em bebês.
O sulco ou rego central é um sulco ou fissura no córtex cerebral no cérebro de alguns vertebrados. Também chamado de fissura central, foi originalmente chamado de fissura de Rolando, rego de Rolando ou fissura rolândica, em homenagem a Luigi Rolando.
Pois bem, uma das funções dos sulcos é justamente diminuir as chances de isso acontecer, proporcionando drenagem. Na prática, significa que o próprio movimento das rodas afasta a água por conta dos sulcos. Assim, há a garantia de maior segurança, com menos riscos de acidentes.
Sulco lateral (também chamado de fissura de Sylvius e fissura lateral) é uma das mais proeminentes estruturas do cérebro humano. Separa o lobo frontal e o lobo parietal do lobo temporal. Está em ambos os hemisférios do cérebro, sendo de comprimento maior no hemisfério esquerdo.
Os sulcos, as fissuras e as cisternas subaracnóideas são vias naturais de circulação do líquido cefalorraquidiano que podem ser utilizadas pelo cirurgião para alcançar regiões mais profundas do cérebro e da base do crânio. Dessas vias, as mais utilizadas na prática neurocirúrgica são afissura e a cisterna silvianas.
Acentuação destes sulcos frequentemente é relacionada ao envelhecimento, onde eles vão se acentuando devido a uma atrofia, contudo o sr(a) é jovem. Mas fique tranquilo, este achado pode não ter nenhum significado patológico.
Seu nível de gravidade é urgente! Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.
O termo não é técnico, ou seja, é um termo leigo não utilizado em traumatologia, mas os pacientes o usam recorrentemente. Na verdade, as pessoas referem-se à fissura quando ocorre uma fratura parcial, ou seja, uma rachadura no osso, não havendo quebra total.
As fissuras do cabelo são um problema comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Essas pequenas rachaduras ou fendas no cabelo podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo danos causados pelo calor, produtos químicos agressivos, falta de hidratação e até mesmo genética.
Os sulcos são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem do pneu e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem. Eles também são responsáveis por garantir a aderência do pneu à pista e essenciais para garantir uma frenagem segura em pista molhada.