Os textos sagrados contém ensinamentos relacionados aos modos de ser e viver da religião e são transmitidos de geração em geração. Registram os costumes e o código moral das organizações religiosas e orientam suas práticas.
Muitas religiões possuem textos sagrados. Entre os mais conhecidos estão as diversas Bíblias cristãs, o Alcorão islâmico, a Torá judaico, entre outros. Neste espaço, estamos reunindo informações sobre os textos sagrados, orais e escritos, das diferentes organizações religiosas.
Os Livros Sagrados são textos escritos que em seu significado religioso apresentam a experiência de manifestação do Sagrado, como também, o momento de registro histórico da religião.
São os textos que transmitem, conforme a fé dos seguidores, uma mensagem de Deus. expressar e disseminar os ensinamentos das diversas religiões. sagrado escrito, a transmissão é feita pela tradição oral.
Os livros sagrados são determinados como conjuntos de textos considerados de inspiração divina ou recebidos diretamente de um Ser transcendente, também são chamados de sagradas escrituras.
Os textos sagrados escritos, para algumas tradições religiosas, são criados a partir da manifestação e/ou inspiração divina, ou seja, o próprio divino se faz presente de alguma maneira para enviar a mensagem ao homem religioso.
Esses ensinamentos podem ser por meio de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas ou outras formas. Sendo assim, os textos sagrados podem ser orais, escritos, pictóricos ou outros.
Os textos sagrados possuem uma linguagem própria na forma de revelar a Deus. Esta linguagem particular é rica e variada. Esta variedade é chamada de “gênero literário”. Cada gênero tem um certa estrutura literária, que está de acordo com o que se quer transmitir.
“Os textos sagrados são uma forma de expressar e disseminar os ensinamentos das diversas tradições/manifestações religiosas. Para os mulçumanos, a revelação suprema de Deus está no Alcorão, que creem ter vindo por intermédio do anjo Gabriel. Para os hindus, os Vedas são as escrituras sagradas.
Os textos sagrados contém ensinamentos relacionados aos modos de ser e viver da religião e são transmitidos de geração em geração. Registram os costumes e o código moral das organizações religiosas e orientam suas práticas.
Podemos dizer que existem duas maneiras de leitura interpretativa dos Livros Sagrados que são: a partir de sua literalidade ou a partir de estudos. A leitura a partir da literalidade é entender que os textos sagrados não possuem nenhum tipo de erro, pois são escrituras inspiradas pelo divino.
Contudo, fielmente, os objetivos dos textos sagrados são sempre os mesmos: primeiramente, ser um alicerce da doutrina de fé, dependendo do pensamento da tradição religiosa; e, como segundo objetivo, firmar o sentido da vida e não perder o eixo de condução da existência.
Os textos sagrados nascem do mito, pois, nesta forma simbólica de expressão, as pessoas buscam encontrar explicações para a sua realidade, orientações para a vida e para o pós-morte. da oralidade, como, por exemplo, as culturas nativas, as indígenas, as australianas (aborígines), as africanas, entre outras.
A Bíblia Católica tem sete livros a mais no Velho Testamento do que as versões adotadas por outras religiões cristãs e pelo Judaísmo – são os chamados Deuterocanônicos ou livros do Segundo Cânon, quais sejam, Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruque, tidos como apócrifos por algumas ...
Textos. Muitas religiões possuem textos sagrados. Entre os mais conhecidos, estão as diversas Bíblias cristãs, o Alcorão islâmico, o Torá judaico e muitos outros.
A Bíblia (em grego koiné: τὰ βιβλία, transl.: tà biblía – trad.: “os livros”) é uma antologia de textos religiosos ou escrituras sagradas para o cristianismo, o judaísmo, o samaritanismo e muitas outras religiões.
Qual o objetivo de Deus quando deixou os livros sagrados?
Deus nos deu a Bíblia com este propósito: “A fim de que o homem de Deus seja perfeito”. Quando Jesus disse: “Sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai que estais nos céus”, foi para vivermos a Palavra. Não devemos receber nenhuma revelação que não esteja de acordo com a Palavra de Deus.
Os textos sagrados escritos, para algumas tradições religiosas, são criados a partir da manifestação e/ou inspiração divina, ou seja, o próprio divino se faz presente de alguma maneira para enviar a mensagem ao homem religioso.
Por que os textos sagrados são considerados sagrados?
O que faz com que um texto seja considerado sagrado é que ele seja capaz de registrar, expressar, propagar filosofias, doutrinas, dogmas, padrões e disseminar os ensinamentos de uma entidade religiosa. Que mesmo se for sagrado ou não,você tem que respeitar.
Os textos sagrados são uma forma de expressar e disseminar os ensinamentos das diversas tradições/manifestações religiosas. Cristianismo- Bíblia sagrada.
A função dos textos sagrados é registrar todos os ensinamentos de uma determinada religião, para que os seguidores dessa religião possam ter um direcionamento para seguir de acordo com aquilo que acreditam.
Os livros sagrados são escritos de inspiração divina que definem o sistema de crenças e de práticas das religiões, suportam a busca espiritual do homem e orientam milhões de pessoas na senda do sobrenatural. As principais tradições religiosas possuem um ou mais textos sagrados.