O Escopo do Produto é o conjunto de características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado. Portanto, abrange todas os requisitos que os stakeholders (partes interessadas) desejam que o produto tenha.
É um substantivo masculino, com origem na palavra grega skopos que significa 'aquele que vigia, que protege'. Escopo é a finalidade, o alvo, ou o intento que foi estabelecido como meta final. O escopo é o objetivo que se pretende atingir, é sinônimo de fim, propósito ou desígnio.
O escopo deve definir o que é incluído e excluído do projeto. Ele faz a definição dos objetivos, ajudando para que todas as metas fiquem claras para os envolvidos. No escopo, também fica o propósito, as expectativas, as direções, o foco, e mais, permitindo uso eficiente de recursos e evitar desperdícios.
O escopo do projeto é uma forma de estabelecer limites para o projeto e determinar com exatidão as metas, os prazos e os entregáveis do projeto. Ao esclarecer esse aspecto, você pode se assegurar de atingir as metas e objetivos do projeto sem atrasos ou excesso de trabalho.
Um escopo de trabalho é uma ferramenta usada para definir e compartilhar considerações de negócios importantes e metas do projeto. Dependendo das necessidades do seu projeto, talvez um escopo do trabalho seja suficiente.
O que é o escopo do projeto? O escopo do projeto descreve o trabalho necessário para entregar um produto, um serviço ou um resultado tangível, é o mapeamento de todo o trabalho que será necessário para a conclusão do projeto.
A nova Lei Geral de Licitações e Contratos (NLGLC) define os serviços contratados por escopo como aqueles que impõem ao contratado o dever de realizar a prestação de um serviço específico em período predeterminado, podendo ser prorrogado, desde que justificadamente, pelo prazo necessário à conclusão do objeto (art.
O que Significa Escopo? Quando falamos em escopo, estamos nos referindo à parte do planejamento onde serão designados e documentados os objetivos gerais de uma produção. Nesse ponto, se incluem todas as informações relevantes, como prazos, custos, as atividades que devem ser realizadas, assim como os seus responsáveis.
A palavra “escopo” se refere a um conjunto delimitado de atividades, metas, entregas e outros aspectos que definem a extensão e os objetivos de um projeto, trabalho ou empreendimento.
O escopo é uma forma resumida de descrever a organização. Nele declaramos os tipos de produtos e serviços cobertos pelo SGQ. O escopo delimita a atuação do SGQ na organização e deve ser mantido como um documento da organização, podendo ser de maneira impressa ou virtual.
48. [Planejamento estratégico da auditoria] Os objetivos referem-se àquilo que a auditoria pretende alcançar. O escopo refere-se ao objeto e aos critérios que os auditores utilizarão para avaliar e relatar acerca do objeto, e está diretamente relacionado com os objetivos.
Um escopo é o que determina o objetivo final que se busca atingir, a finalidade ou propósito que vai guiar os esforços para um determinado projeto ou solução. A partir dele, o gestor pode desenhar o plano de ação, elencando as atividades e as tarefas que serão necessárias para que se alcance o objetivo final.
Escopo do produto é o conjunto de características que descrevem o resultado final do projeto (o produto acabado). Ou seja, é entender quais são as expectativas do cliente em relação ao produto e levantar as suas características para entregar de acordo com o esperado. Vamos a um exemplo simples para entender melhor.
O Escopo do Projeto é todo o trabalho necessário para obter um produto, serviço ou resultado. Ele reúne informações relevantes sobre o projeto, como: objetivos específicos, entregas, tarefas, responsabilidades, prazos e custos.
O escopo é o que permite documentar os limites, objetivos, orçamentos, recursos e os entregáveis. Quando há algo que possa impactar nesses aspectos, por exemplo, o cronograma do projeto, é importante reunir todos os elementos e organizá-lo de modo que não prejudique a entrega final.
O escopo do trabalho é um termo comumente utilizado no contexto de projetos e atividades profissionais. Ele se refere ao conjunto de atividades, tarefas e objetivos que devem ser realizados para alcançar um determinado resultado.
Escopo de Projeto é todo o trabalho necessário para entregar um produto, serviço ou resultado. Ele contém informações essenciais sobre o projeto, como descrição, limites, objetivos, entregas, responsáveis, custos, prazos, atividades, restrições, premissas etc.
Declaração do escopo é o documento que registra o escopo do projeto. É nele que ficam descritos os detalhes sobre a realização do projeto e atividades que serão realizadas. A declaração do escopo nada mais é do que a materialização do escopo do projeto, e serve como uma documentação daquilo que foi planejado.
O termo “escopo de prática” é utilizado para descrever o conjunto de atividades, funções e ações que um profissional pode exercer com segurança, segundo sua formação, treinamento e competência profissional 3.
O controle do escopo do projeto é o processo responsável por garantir que todas as mudanças solicitadas e ações corretivas ou preventivas serão processadas por meio do processo Realizar o Controle Integrado de Mudanças.