A Maçonaria tem como missão fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos.
Com dedicação, o maçom pode evoluir continuamente, assimilando os ensinamentos e os transformando em prática. Estes conteúdos só são acessados por quem efetivamente é admitido pela Maçonaria Regular. Ao ser admitido na Maçonaria, você terá o benefício de atuar socialmente, inclusive por meio de filantropias.
Segundo a Grande Oriente Brasil, a maçonaria preza pela liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, "sejam eles instituições, raças, nações". Os maçons também buscam a "igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade".
Qual a finalidade que a Maçonaria espera alcançar com seus ensinamentos?
Todo o ensinamento filosófico Maçom está voltado para o interior do homem, orientando-o primeiramente, a conhecer a si mesmo, aniquilando as paixões e os vícios que o deixam na ignorância.
Ser Maçom é preservar-se cidadão honesto e digno, submisso às leis do País, amigo de sua Família, bom pai e bom esposo, pessoa de paz, de harmonia e concórdia no seio da sociedade e, principalmente, no seio da Maçonaria.
O que Esperar ao Entrar na Maçonaria !! Confira e não seja enganado
Qual é o objetivo do maçom?
Missão da Maçonaria inclui promover a amizade e as boas obras, destaca Mesquita Júnior. A Maçonaria tem como missão fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos.
1. Deveres para consigo mesmo: administrar a vida com base em princípios morais e racionais, buscando o auto aperfeiçoamento. 2. Deveres para com a família: reconhecendo a família como a base da sociedade, dedicando amor e carinho à sua preservação.
Na verdade, a Esposa de Maçom presta uma valiosa colaboração no aperfeiçoamento dessa Instituição, porque, enquanto seus Maridos se dedicam aos trabalhos ritualísticos da Loja, as Esposas constituem como guardiãs e vigilantes do lar e dos filhos.
Aprende as funções de cada um no templo e sempre busca o desenvolvimento das virtudes e a eliminação dos vícios. Muitos maçons antigos afirmam que este é o mais importante de todos os graus.
Vale a pena lembrar que, a retidão, a honestidade, a lealdade, o respeito, a tolerância e a justiça são imprescindíveis ao Maçom, uma vez que é visto como paradigma da sociedade, significando que ele é possuidor de bons costumes e reputação ilibada.
A ajuda não é um objetivo da fraternidade, e sim uma consequência do ambiente em que o maçom vive." Para financiar esse trabalho (e a manutenção da entidade), os maçons pagam uma mensalidade que costuma variar entre R$ 100 e R$ 150. Os participantes são, sobretudo, da classe média.
R: A Maçonaria não é ateísta nem agnóstica. O ateu é aquele que diz não acreditar em Deus enquanto o agnóstico é aquele que não pode afirmar, conscientemente, se Deus existe ou não. Para ser aceito e ingressar na Maçonaria, o candidato deve afirmar a crença em Deus.
A maçonaria é caracteristicamente universalista por ser uma sociedade que aceita a afiliação de todos os cidadãos que se enquadrarem na qualificação "livres e de bons costumes", qualquer que seja a sua raça, a sua nacionalidade, o seu credo, a sua tendência política ou filosófica, desde que não neguem ao homem o ...
Um dos principais motivos pelos quais as pessoas optam por ser maçons é a busca pelo autoaperfeiçoamento. A Maçonaria é conhecida por promover a reflexão pessoal e o desenvolvimento espiritual.
Quando alguém se candidata a ingressar na Maçonaria, é verificado em sindicância se dispõe de ganhos pecuniários que permitam cumprir os compromissos maçônicos, sem sacrificar a família. Vale dizer que nenhum homem casado poderá entrar para a Maçonaria sem que a esposa esteja de acordo.
A cerimônia de consagração matrimonial na maçonaria é recheada de simbolismos. Sobre o altar ficam a pira para vela e a pira para incenso, que representam, respectivamente, Deus sempre presente e elevação através do perfume de toda a energia boa que faz parte do momento.
O Maçom deve ter e manter elevada Moral, tanto na vida privada como na social, impondo-se pelo respeito, procedimento impecável e realizando sempre o Bem. É pelo valor moral que podemos cumprir sempre nossos deveres como elementos da Sociedade Humana e, particularmente, como membros da Sociedade Maçônica.
O verdadeiro maçom deve ser reconhecido por quem saiba, pelos seus sinais, toques e palavras.
Acima de tudo o verdadeiro maçom deve ser reconhecido por todos, pelas suas atitudes, sendo um cidadão honesto, bem educado, dedicado à família, à sociedade e sempre pronto a ser útil aos que o cercam.
A admissão à Maçonaria é restrita a pessoas adultas sem limitações quanto à raça, credo e nacionalidade, desde que gozem de reputação ilibada e que sejam homens íntegros. Nenhum homem, por melhor que seja, poderá ser recebido na Maçonaria, sem o consentimento de todos os maçons.
Com uma origem puramente Latina e Corporativa no mundo profano, os Franco Maçons usavam os ∴ na assinatura como sinal de reconhecimento. Foram muitas vezes apelidados de Irmãos 3 pontos.
O Olho que Tudo Vê também aparece como parte da iconografia da Maçonaria. O Olho que Tudo Vê é então um lembrete para os Maçons de que sempre são observados pelo Grande Arquiteto do Universo, ou GADU.
O bode tem uma longa história de associação com o divino, sendo usado em oferendas sacrificiais na antiguidade. Na maçonaria, o bode adquire uma representação complexa, funcionando como um símbolo de resistência, perseverança e sacrifício.