Pirita (FeS2), é o principal constituinte do rejeito da extração de carvão no sul do estado de Santa Catarina. Encontra-se geralmente associado com outros sulfetos ou óxidos.
Assim, a descoberta de ouro na pirita, ainda que em pequenas quantidades, é uma ótima notícia. Além disso, parece ser fácil separar o ouro de verdade do ouro dos tolos. "Analisamos um processo de extração chamado lixiviação seletiva, usando um fluido para dissolver seletivamente o ouro da pirita.
Seu principal uso é como fonte de enxofre para a fabricação de ácido sulfúrico e, menos frequentemente, como fonte de ferro. É também utilizada como gema, mas é vendida como Marcassita.
A pirita é problemática devido à sua abundância e aos problemas ambientais que causa quando se dissocia, gerando calor (reação exotérmica), óxidos de ferro e sulfato que, por sua vez, com água forma ácido sulfúrico, gerando incêndios em minas de carvão e efluentes de mina extremamente ácidos.
O mais perigoso é o chamado "asbesto azul" , ou crocidolita, mas nenhum componente da família está isento de riscos. O perigo está na passagem aos pulmões de fibras diminutas destes minerais, produzidas durante a extração ou limpeza de exemplares.
Pirita (FeS2), é o principal constituinte do rejeito da extração de carvão no sul do estado de Santa Catarina. Encontra-se geralmente associado com outros sulfetos ou óxidos.
A principal característica da pedra pirita é sua forte atração de possibilidades de ganhos financeiros. As vibrações desta pedra têm forte atuação no campo energético e psíquico, assim auxiliando na abertura de caminhos para ganhos financeiros, além de atrair propostas de negócios satisfatórios.
“Quando a pirita reage com o oxigênio, ela libera ácido sulfúrico, que pode causar a drenagem ácida da mina, um sério problema ambiental em todo o mundo.” Quando exposta ao ar, como em uma mina, a pirita se oxida totalmente em questão de anos. Os microrganismos também podem se formar no mineral e acelerar a reação.
“Querendo experimentar se um mineral ou uma pirita contém ouro, se deve dissolver a dita pirita com ácido nitro fumante, o qual dissolve tudo, excetuando o ouro, e enxofre, que fica no fundo do vaso; e se a pirita é arsenical, antes da dissolução se deve torrar; deste modo se tira muita mais quantidade de ouro, que com ...
Sendo encontrado em qualquer parte do mundo, a pirita é o sulfeto mineral mais comum. Encontra-se geralmente associado com outros sulfetos ou óxidos em veios de quartzo, rocha sedimentar ou rocha metamórfica, em leitos de carvão e também como mineral de substituição nos fósseis.
A pirita é um sulfeto de ferro, também conhecida como o ouro dos tolos. Tem uma cor dourada, mas é mais clara que o ouro e muito mais brilhante, com um forte brilho metálico. Além disso, a pirita pode ocorrer na forma de cubinhos, com estrias nas faces, que não ocorrem no ouro.
A pirita, às vezes chamada de "ouro de tolo", é um cristal popular com uma forte conexão com a abundância e a energia do elemento fogo. Ela pode ser uma ferramenta maravilhosa para melhorar a energia de sua casa, além de ser conhecida como a pedra da prosperidade.
A pirita é uma liga de estanho e enxofre que possui características parecidas com as do Ouro: a mesma cor e o mesmo brilho, e por esta razão foi apelidada de “Ouro dos Tolos”. A passagem de corrente elétrica permite diferenciar as espécies, uma vez que ouro conduz corrente e pirita não.
A pirita é encontrada com frequência em rochas geologicamente denominadas hidrotermais, formadas há milhões de anos, quando a água entrou em contato com pedras incandescentes. Ela desenvolve-se em abundância no mármore e na ardósia.
A pirita é um mineral que, por conta de seu brilho e aspecto dourado, foi popularmente chamado de "ouro de tolo" durante a corrida do ouro na Califórnia, ocorrida na década de 1940.
A Pedra Ouro Preto, também conhecida como Pedra Itacolomy, é uma pedra altamente resistente com uma grande versatilidade. Por ser antiderrapante, é indicada para calçadas, caminhos em chácaras ou fazendas, jardins e outros locais de tráfego intenso.
No entanto, ao longo do tempo, a pirita pode perder seu brilho se exposta continuamente a ambientes úmidos. É importante ressaltar que qualquer pirita em contato com água pode gerar ácido sulfúrico, causando irritações na pele. Como precaução geral, é melhor evitar o contato com água.
Além de atrair riquezas e bens materiais, a Pedra Pirita traz brilho pessoal, incentivo e melhora a autoestima, também induz na criatividade e ao mesmo tempo é uma pedra de proteção por conter enxofre e ferro na sua composição.
A pirita é um cristal popular por muitas razões. Ela é uma poderosa pedra protetora que cria um escudo contra a energia negativa, além de ter uma conexão com o chakra do plexo solar e é usada para aumentar a força, a energia, a vontade e a confiança.