Sabia que a tinta PVA é ótima pra artesanato? Pois é! Isso porque é feita de látex, o que facilita pintar bem materiais como gesso, cerâmica, EVA, papéis, madeira e até isopor. E o legal é que seca rapidinho, dura bastante tempo e tem um acabamento fosco lindo, metálico e até cintilante.
A tinta PVA é um tipo de tinta látex, sendo que o diferencial é ter acetato de polivinila em sua composição. Ela é uma das mais utilizadas em ambiente interno (parede e teto de gesso ou alvenaria), porém não deve ser aplicada em espaços molhados, como banheiros e cozinhas.
Qual a diferença entre tinta acrílica e tinta PVA?
A tinta látex PVA geralmente oferece acabamento fosco, proporcionando uma aparência suave e uniforme, mas com menos brilho. A tinta acrílica, por outro lado, está disponível em vários acabamentos, incluindo fosco, semibrilho e brilhante, proporcionando mais opções de estilos.
O nome PVA vem da própria substância utilizada na fabricação da tinta (o Acetato de Polivinila). É uma tinta solúvel em água com menor brilho e menor impermeabilidade e foi desenvolvida para pintura de superfícies como MDF, papéis, cartolina, plástico, cerâmica, cortiça, isopor, madeira ou gesso.
SEM FERVER ! Como Tingir Roupas Em 1 Minuto, muito fácil
Qual o tipo de tinta que se usa para pintar plástico?
As tintas acrílicas ou de látex são as mais indicadas para pintar em plástico, pois possuem maior elasticidade e conseguem tolerar melhor as variações de temperatura. Essas tintas garantem uma cobertura durável sobre a superfície plástica, principalmente em plásticos mais flexíveis.
Se a ideia é pintar um objeto pra uma área descoberta, a tinta esmalte vitral é a ideal. Isso porque é resistente a chuvas e lavagens. Além disso, você consegue achar com acabamentos fosco, acetinado e brilhante.
Não muito diferente da tinta PVA, a tinta acrílica é uma mão na roda para pinturas em casa e para reparos em móveis de madeira e também tem a praticidade de ser diluída em água.
Adesivo à base de PVA – Acetato de Polivinila foi especialmente desenvolvido para colagens em madeira, porém seu uso se ampliou para os mais diversos tipos de superfícies, sendo amplamente utilizada nas mais diversas técnicas artesanais com segurança e acabamento perfeitos.
A cola PVA é uma ferramenta essencial no mundo das artes e dos ofícios. Ela é amplamente usada em projetos de colagem de papel, cartolina, e até mesmo tecidos.
Ah, e a tinta PVA é solúvel em água. Daí, fica mais fácil espalhar com pincel, rolo de pintura ou esponja. Sem falar que se respingar em algum lugar, é só lavar ou passar um paninho úmido com água que sai em poucos segundos. Gostei!
Outra aplicação surpreendente da tinta PVA é a pintura em vidro. Com sua capacidade de aderir ao material, a tinta PVA possibilita a criação de obras de arte em superfícies transparentes, como copos, potes e garrafas.
O tempo de secagem pode variar dependendo da espessura das camadas aplicadas, do substrato e das condições climáticas. O tempo médio de secagem em condições normais varia de 20 a 30 minutos.
aproveitando tinta de tecido, é uma ótima opção pra quem quer. aproveitar as suas tintas de tecido. Você vai pintar madeira, MDF ou couro com a tinta PVA, você vai perceber que eles vão ficar ásperos. e a tinta de tecido, por ela ser mais emborrachada, ela vai selar a madeira.
Sua densidade é de aproximadamente 1,18 g/cm3 com massa molar média de 5 000 g/mol até 500 000 g/mol. Entretanto, sua maior propriedade é a alta adesividade, por isso o PVA é muito aplicado na fabricação de tintas de parede do tipo látex, em colas comuns, adesivos para papel e em gomas de mascar.
Então, na hora de decidir entre tinta acrílica ou látex, pense bem e coloque a mão no bolso. Se quiser pintar o exterior do seu imóvel ou cômodos mais úmidos, busque a tinta acrílica. Caso queira priorizar o orçamento e precise pintar apenas alguns cômodos como quartos e salas, escolha a látex PVA.
O QUE É O PVA? Conforme mencionado, o PVA é um acrônimo de Polyvinyl Acetate (Poliacetato de Vinila, em tradução direta), um polímero sintético, termoplástico, insípido, inodoro, incolor e insolúvel em água.
Látex PVA Tinta à base de água, é geralmente utilizada em pintura de paredes internas, principalmente para tetos e áreas secas que dispensam manutenção constante. Tinta Acrílica Com propriedades similares ao látex, é uma tinta de secagem rápida e solúvel em água.
Apresenta um ótimo acabamento, ideal para trabalhos artesanais. Não é tóxica, é solúvel em água e possui cores miscíveis entre si. Pode ser aplicada em papel, cortiça, isopor, palha, gesso, madeira, MDF e cerâmica. Realizar teste antes de utilizar em determinados tecidos.
Tirando a principal dúvida do caminho: não é recomendável usar tinta de parede na madeira. Os produtos possuem propriedades direcionadas para cada tipo de superfície. Aqueles direcionados para parede não são facilmente absorvidos pela madeira, gerando não só um resultado insatisfatório, mas menor durabilidade.
A tinta branca lavável (ou da cor que você preferir) Suvinil Toque de Luz proporciona essa possibilidade. Ela possui acabamento semibrilho, que deixa o ambiente mais iluminado, realça a cor escolhida e a decoração. A Suvinil Toque de Luz é uma tinta muito fácil de limpar.
SUVINIL CRIATIVA, A TINTA QUE NAO PRECISA DILUIR 😉 Para quem se transforma todo dia, a Suvinil Criativa traz a praticidade e as cores que combinam com você. Já vem pronta pra pintar e não precisa diluir, tem baixo respingamento e garante sua parede seca em 6h. .
A tinta epóxi é usada para pintar azulejos e pisos. Trata-se de um produto que contém resina e protege o ambiente contra a umidade, o que facilita a higienização de áreas úmidas, devido à resistência à água.