Em comparação com a Massa Corrida, o Gesso seca mais rápido, não precisa ser selado, tem um valor mais acessível e pode ser aplicado direto no concreto, o que o torna sujeito a imperfeições e desníveis, considerando que o Reboco é dispensável quando se usa Gesso.
Já o gesso é uma opção mais moderna. Para o procedimento, utiliza-se o pó misturado com água sendo aplicado diretamente nos blocos ou tijolos das paredes. O processo é mais simples e limpo do que o reboco tradicional com argamassa. Portanto, esse é um trabalho mais rápido e eficiente.
APÓS A APLICAÇÃO, O AMBIENTE NÃO DEVERÁ TER TRÁFEGO E CONTATO COM ÁGUA POR 24 HORAS, SENDO RECOMENDADO TEMPO DE ESPERA DE 48 A 72 HORAS PARA INICIAR A LIMPEZA DO SUBSTRATO, E A SUA CURA TOTAL DA MASSA LEVA EM TORNO DE 14 DIAS, ESSE TEMPO É ESSENCIAL PARA GARANTIR A SECAGEM COMPLETA DO PRODUTO, ASSEGURANDO ASSIM A ...
Como vimos, se a parede tiver sido construída com blocos de boa qualidade, o gesso se torna a opção melhor — tanto pela secagem mais rápida quanto pelo menor consumo do produto.
Já o gesso rápido, pelo contrário, seca bem mais rápido, de 9 a 12 minutos até pegar forma depois de aplicado. Ele deve ser utilizado para fins específicos, como para fazer pequenas reformas e trabalhos manuais ou artesanais, fundir molduras e revestir superfícies internas.
É possível ainda adquirir uma que realize duas misturas ao mesmo tempo, de modo a oferecer praticidade e agilidade às construções e reformas. A projetora de argamassa e gesso possui grande capacidade de adaptação aos mais diversos materiais, e realiza uma mistura homogênea da argamassa.
Indicações: A argamassa Colante COLARTE tipo Secagem Rápida é indicada para o assentamento de pisos sobre pisos, porcelanatos, placas cerâmicas até 80 x 80 cm, pedras naturais e blocos de vidro em áreas internas, inclusive de alto tráfego..
Como acelerar o processo de secagem? Já sabemos em quanto tempo o cimento seca, mas e como acelerar esse processo? Em todo caso, se você precisa que a obra fique pronta de forma mais rápida, o mais indicado é utilizar aditivos aceleradores, ou outros que contribuam com a cura da argamassa.
Confira! Tanto a Massa Corrida quanto o Gesso têm a mesma função: ambos são utilizados para nivelar e preencher imperfeições em paredes e tetos que não ficam agradáveis caso sejam pintados sem passar por esse processo de Alvenaria.
Vale ressaltar que não se deve deixar a argamassa armazenada por mais de 30 dias, portanto, deve-se sempre verificar a validade e o estado da embalagem, e se certificar de que o produto utilizado é o que está a mais tempo armazenado, para que não haja desperdício.
O período de cura recomendado entre o final da aplicação de chapisco e o início da realização da argamassa é de 3 dias. O tempo insuficiente de cura, em especial em chapiscos confeccionados com cimentos com adições, pode contribuir com o aparecimento de manifestações patológicas.
No entanto, esse tipo de revestimento apresenta desvantagens, como a possibilidade de aparecerem trincas na parede e o alto custo para serem aplicados, uma vez que a quantidade de material usada será maior.
Qual o mais forte: cimento ou argamassa? Devido à sua composição, o concreto é mais resistente e durável que a argamassa, não é de se estranhar que seja utilizado na produção de diversos materiais, bem como na produção de artefatos de concreto.
O gesso é uma solução um pouco mais econômica e rápida, além de também dar um acabamento bonito. Mas é preciso ser trabalhado com bastante cuidado, pois é um material extremamente sensível a água e não é indicado para áreas externas e nem para locais que possam ter muita umidade.
Para secar essa água no piso basta abrir portas e janelas e arejar bem o ambiente e para acelerar o processo é só usar um ventilador para fazer com que essa água condensada passe a evaporar naturalmente, pois se for tentar secar com pano vai passar nervoso, pois logo em seguida vai condensar mais vapor – conta.
O uso de um aditivo acelerador adicionado a massa contribui para evitar o retardo da cura do concreto, pois ele age quimicamente, compensando o efeito causado pelo baixa temperatura. Associado ao uso do acelerador, os fabricantes devem adotar o uso de estufas durante o período de cura inicial do concreto.
O uso do aditivo plastificante quartzolit pode aumentar a durabilidade de: argamassas de assentamento de blocos de alvenaria; argamassas de revestimento de pisos e rodapés; argamassas de rebocos internos e externos.
O que colocar na argamassa para secar mais rápido?
VEDACIT ADITIVO ACELERADOR ULTRARRÁPIDO acelera de forma ultrarrápida a pega do cimento, permitindo o tamponamento instantâneo de vazamentos e infiltrações, e acelera a resistência de argamassas e concreto para rápida liberação.
AC-II. Com uma quantidade maior de aditivos, a argamassa AC-II oferece uma maior aderência, sendo sugerida para ambientes internos e externos com temperaturas elevadas, maior umidade e/ou com a ação do vento.
A argamassa AC1 é uma boa pedida para instalação de pisos e revestimentos de até 60 x 60 cm. Essa argamassa é conhecida pela resistência à temperatura e à umidade, o que garante versatilidade ao produto.
O gesso pode ser aplicado diretamente sobre blocos ou concreto, e a massa necessita que a parede esteja preparada com chapisco, emboço e reboco. Neste caso o gesso fica cerca de 3 vezes mais barato.
Mas para que serve a argamassa, afinal? A principal função é assentar tijolos, azulejos, blocos de cerâmica, granitos, revestimentos cerâmicos e porcelanatos, além de ser um excelente material para corrigir ondulações e nivelar paredes, tetos e pisos.
Geralmente, o objetivo é o de secagem rápida, pois ao se misturar o gesso com o cimento, obtém-se um rápido endurecimento do revestimento. A mistura também proporciona rapidez na aplicação, economia de tempo e um bom acabamento da parede.