“Quando a corrente empurra o navio, o atrito da âncora com o fundo arenoso é suficiente para equilibrar a força do mar e manter a embarcação praticamente imóvel”, explica o engenheiro naval Miguel Buelta, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, em São Paulo.
As âncoras são comumente chamadas a bordo de os ferros do navio. Servem para agüentar o navio no fundeadouro, evitando que ele seja arrastado por forças externas, como ventos, correntezas ou ondas.
Casco. Basicamente, o casco é o esqueleto resistente do barco, o que quer dizer que ele funciona como uma espécie de armadura enquanto encara diretamente a adversidade das águas.
Como a água do mar tem densidade maior, o empuxo exercido sobre um navio é maior quando ele está no mar, já que o empuxo exercido depende da densidade do líquido. Para ter uma idéia, a densidade da água doce é 1 x 103 kg/m3 e a densidade da água do mar é em média 1,03 x 103 kg/m3.
Veja como a Ancora de um Navio fica no fundo do Mar
O que faz o navio não afundar?
Quanto maior a densidade, mais pesado é o material. A mesma relação é aplicada para navios, eles não afundam por que possuem densidade menor que a da água.
“Quando a corrente empurra o navio, o atrito da âncora com o fundo arenoso é suficiente para equilibrar a força do mar e manter a embarcação praticamente imóvel”, explica o engenheiro naval Miguel Buelta, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, em São Paulo.
O leme funciona por meio de um sistema mecânico ou hidráulico que permite ao timoneiro ou piloto alterar o ângulo do leme em relação à água. Geralmente localizado na popa da embarcação, o leme pode ser montado diretamente no casco ou ser uma peça separada, conhecida como leme de popa.
Porque os navios não afundam mesmo sendo tão pesados?
Como a densidade influencia
Quando o objeto é de densidade mais leve que a água, quando colocado nela, ele desloca a água para o fundo e para os lados — que irá exercer uma força sobre o corpo, empurrando-o para cima para tentar voltar ao lugar que estava antes. E é isso que faz com que os navios flutuem.
Como o navio não “tomba” mesmo em águas agitadas? E estabilidade depende do Centro de Gravidade do navio e do centro de empuxo. A força peso é aplicada no centro de gravidade (CG), que é fixo e o empuxo é aplicado no centro de empuxo (CE), que é variável.
A âncora é presa por grandes correntes de ferro e. fica parcialmente enterrada. Então, quando a corrente marinha empurra o navio, o atrito da âncora, com o fundo arenoso, é suficiente para equilibrar a força do. mar e manter a embarcação praticamente imóvel.
Seus recifes de corais e de ostras, além de florestas de algas abrigam a vida marinha e protegem nossas costas reduzindo a energia das ondas e das marés de tempestade. Nas margens dos oceanos, as terras úmidas costeiras, tais como manguezais, pântanos de água salgada e prados de sargaços, também protegem nosso litoral.
Existem dois métodos para tal: a destilação térmica, que imita o ciclo natural da chuva, e a osmose reversa, que desloca fluidos até alcançar o equilíbrio entre eles, retendo partículas sólidas em uma membrana semipermeável durante o processo.
Espia é um termo muito conhecido no meio marítimo que significa "cabos de amarração ou atracação". As espias compõem o conjunto de cabos que têm a função de amarrar ou atracar a embarcação à terra firme (cais, píer, etc.) ou a outra embarcação.
Caso o barco fique parado por muito tempo, é necessário fazer uma revisão do motor a cada seis meses para evitar problemas definitivos, lubrificar os cabos do volante e do motor, revisar baterias, bombas de porão, velas e filtros.
CABO DE PINHAS: Cada um dos cabos fixos por chicotes nas amuras dos navios e que servem para suspender as embarcações ao longo do costado. CABO DE PORTALÓ: Cabo enfiado em baluartes de metal e que serve para sustentar as escadas de portaló.
A possibilidade de um navio de cruzeiro moderno afundar é extremamente baixa. A indústria de cruzeiros é uma das mais seguras do mundo, graças a regulamentos rigorosos e tecnologia avançada. De acordo com a Cruise Lines International Association (CLIA), a taxa de incidentes graves em navios de cruzeiro é de 0,000006%.
Ao emergir o corpo passa a deslocar menor volume de líquido e o empuxo sobre ele torna-se menor. No caso de um navio ele ficará em equilíbrio parcialmente mergulhado na água, fazendo com que o empuxo se iguale ao peso. A densidade do corpo é menor que a do líquido.
Quantos metros abaixo da água fica o casco do navio?
A maioria dos navios de cruzeiro normalmente tem um calado entre 5 metros e 10 metros. O calado real depende do tamanho da embarcação e da quantidade de combustível e água de lastro a bordo. Um calado típico de um navio de cruzeiro é de 8,5 metros. O calado é medido à frente, à ré e no meio do navio.
Porque a âncora é maciça e o navio tem muitos espaços vazios dentro dele. Assim, o peso do navio não é muito grande se for levada em conta a área que ele ocupa e consequentemente a quantidade de água que ele desloca ao se movimentar no mar. Em outras palavras, o navio é menos denso que a água.
Se o navio já começou a afundar e você não conseguiu um lugar nos botes, nade rápido para longe, evitando ser puxado para o fundo junto com a embarcação.
Em alto mar, ou um navio tem "seguimento", ou seja, é impulsionado para a frente por um motor ou por velas (e nesse caso pode controlar a sua direcção), ou não tem seguimento, fica à deriva, e nesse caso não controla a sua direcção, ficando à mercê de ventos e correntes. Mas fundear, no alto mar, não é possível.
Quando a embarcação está ancorada, ela fica fixa no local onde a âncora está, porém, a tendência é que o barco fique girando ao redor da âncora por influência do vento e dos movimentos da água.
O peso ideal da âncora depende do tamanho e do tipo da embarcação. Em geral, uma regra comum é escolher uma âncora que pese cerca de 1 kg para cada 30 cm de comprimento da embarcação. Por exemplo, se a embarcação medir 6 metros de comprimento, uma âncora de cerca de 10 kg seria ideal.