Identidade é o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes mudando em função da reação social.
A teoria sociológica distingue duas apreensões: a identidade social e a autoidentidade. A identidade social refere-se às características atribuídas a um indivíduo pelos outros, o que serve como uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para identificar o que uma pessoa em particular é.
Na filosofia, identidade é a relação que cada coisa tem apenas consigo mesma. A noção de identidade faz surgir um número de problemas filosóficos, incluindo a identidade dos indiscerníveis (se x e y gozam do mesmo conjunto de propriedades, trata-se então de coisa única e mesma?)
Segundo o RCNEI (Referencial para Educação Infantil), a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir, de pensar e da história pessoal.
Nossa identidade é forjada por meio do reflexo que temos de nós mesmos e da maneira como somos percebidos pelos outros. Além disso, ela é moldada pelas oportunidades que encontramos e pelas escolhas que fazemos ao longo da nossa trajetória de vida.
Termo de origem latina, formado a partir do adjectivo “idem”(com o significado de “o mesmo”) e do sufixo “-dade” (indicador de um estado ou qualidade). Como tal, a etimologia desta palavra conduz à sua aplicação como qualificadora daquilo que é idêntico ou o mesmo, sendo, portanto, identificadora de algo que permanece.
É um processo ativo, afetivo e cognitivo de representação de si no ambiente envolvente, o que implica a existência de um sentimento subjetivo de permanência e de continuidade.
Quais são as três identificações que tem na identidade?
ELA TAMBÉM É CHAMADA DE RG – REGISTRO GERAL. A CARTEIRA DE IDENTIDADE APRESENTA TRÊS IDENTIFICAÇÕES PESSOAIS DO PORTADOR, A FOTOGRAFIA, A ASSINATURA DO PORTADOR, QUE É A SUA MANEIRA PESSOAL DE ESCREVER O NOME, E A IMPRESSÃO DIGITAL, UTILIZADA PELA POLÍCIA FEDERAL NA IDENTIFICAÇÃO DE CADA INDIVÍDUO.
Nesse sentido, compreendemos que identidade cristã é a apreensão de todo um conjunto de experiências presentes nos conteúdos da nossa tradição e prática em seguir a pessoa do Senhor Jesus Cristo em seu seguimento (João 13:15; 1 Coríntios 2:16; Romanos 15:5).
A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais (as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade), de fatores interpessoais (identificações com outras pessoas) e de fatores culturais (valores sociais a que uma pessoa está exposta, tanto globais quanto ...
Assim, nossa identidade em Cristo é a percepção de quem realmente somos, segundo o olhar de Deus e sua revelação na Bíblia, a partir do momento em que nascemos de novo no batismo e aceitamos ,de livre e espontânea vontade, Jesus como nosso Senhor e Salvador.
Qual é a diferença entre identidade e personalidade?
Em termos de comparação a personalidade é um conjunto de elementos e componentes psicológicos, enquanto a identidade é o conjunto de elementos, sendo a personalidade um deles. Existem instrumentos que avaliam a personalidade, mas não que avaliam a identidade.
Qual é a importância da construção da identidade na infância? Esse processo de autoconhecimento tem início no momento em que nascemos e se estende por toda a nossa vida. É por meio dele que aprendemos a nos perceber como indivíduos, conhecemos nossas habilidades e descobrimos nossos limites.
O problema das crises de identidade, explicam os especialistas, não está nos pensamentos ou sentimentos em si, mas em prender-se a eles e fazer rodeios demais: “Pode ser contraproducente”, afirma Barraca, e Morán acrescenta que se não for superado pode derivar em depressão, “quando a situação perdura e não há avanços ...
A identidade é o resultado de um longo processo de identificações em que o sujeito assimila, total ou parcialmente, à maneira de uma incorporação oral, propriedades e atributos de um outro (FREUD, 1914/1996). Trata-se de processo inconsciente diferente de imitação.
É a efetiva inserção das identidades individuais nos contextos sociais de outras pessoas. Ver-se como membro de um grupo maior pode ser o aspecto essencial da identidade de uma pessoa. Exemplos clássicos são as identidades nacionais e as identidades de classe.
Qualidade daquilo que é idêntico; 2. Conjunto dos caracteres próprios de uma pessoa, tais como nome, profissão, sexo, impressões digitais, defeitos físicos etc., o qual é considerado exclusivo dela e, consequentemente, levado em conta, quando ela precisa ser reconhecida; consciência que uma pessoa tem de si mesma.
Identidade é um dos temas a serem explorados tanto na educação infantil quanto nos primeiros anos do ensino fundamental, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destinada para essa etapa de ensino.
O documento de identidade é um direito à cidadania. Possibilitar a correta individualização da pessoa e permitir que ela seja reconhecida no mundo jurídico é de fundamental importância.
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.
Qual a importância da identidade para a sociedade?
A identidade cultural funciona, portanto, criando laços que ligam certos elementos a povos específicos. A preservação da identidade cultural é necessária em meio à homogeneidade cultural do mundo globalizado.