O que significam esses números e letras? O primeiro número (10) é seguido pela letra “W” que representa a palavra Winter, ou inverno, em inglês. Este é o indicador da viscosidade do óleo quando exposto à baixas temperaturas. Quanto menor o número, menor será sua viscosidade.
Como o conjunto de pistões, bielas e anéis foi redesenhado, a marca optou também por mudar a especificação do óleo, que era de 5W30 e foi para 0W20. Como explicamos antes, isso significa que o novo lubrificante tem menor viscosidade, ou seja, é mais fino.
Na verdade, ele significa “inverno” (winter, em inglês). No caso do óleo sintético 0W-20, isso significa que ele flui tão facilmente quanto um óleo de peso 0 nas temperaturas de inverno, mas fica tão espesso e viscoso como um óleo de peso 20 quando a temperatura normal do motor foi atingida.
Qual a diferença do óleo 0w20 Para o 5w30, Fizemos testes na fase fria e na fase quente, Confira!
Qual óleo pode substituir o 0w20?
Pode usar óleo 5w30 se não houver stock do 0w20, porém na próxima manutenção coloque o óleo 0w20." A diferença nestes óleos é só a viscosidade e o preço...
O óleo de motor 0w20 é menos viscoso em climas frios do que o seu equivalente 5w20. A viscosidade, claro, é uma medida da facilidade com que um líquido flui. A elevada viscosidade significa que o líquido flui mais lentamente, enquanto a baixa viscosidade significa que o líquido flui mais rápido e fluidamente.
Mobil 1™ 0W-20 é um avançado óleo de motor totalmente sintético projetado para ajudar a oferecer excelente proteção ao motor e maior economia de combustível*, mantendo o motor funcionando como novo e protegendo peças críticas do motor por até 16.000 quilômetros entre as trocas de óleo**.
Veja alguns exemplos de aplicação do nosso produto: Fiat Pulse com motor 1.0 12v Turbo Flex – a partir de 2022. Fiat Toro com motor 1.3 16v Turbo Flex – a partir de 2021. Jeep Compass com motor 1.3 16v Turbo Flex – a partir de 2021.
O lubrificante precisa manter um bom filme de óleo em altas temperaturas, e em baixas temperaturas, deve garantir uma boa fluidez, por esse motivo, os lubrificantes multiviscosos 5W-30, por sua classificação a frio (5W) e a quente (30), atingir uma excelente faixa de temperatura, é comumente usado pelo mercado.
Você pode pensar que o “W” da descrição de viscosidade de um óleo de motor significa peso (weight, em inglês), mas não é isso. Esse engano é bastante comum. Na verdade, ele significa “inverno” (winter, em inglês).
Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
Mede-se a viscosidade de um óleo por sua resistência ao fluxo. Há dois números que definem a viscosidade de um óleo. O primeiro número termina com a letra “W”, que significa inverno (winter, em inglês). Essa medida está relacionada à forma como um óleo flui quando está frio, como na partida do motor.
O que acontece se colocar óleo mais fino no motor?
Um lubrificante com viscosidade inferior a recomendada, sob altas temperaturas pode, eventualmente, “vazar” da folga. Com isso, a lubrificação hidrodinâmica (cunha de óleo) pode cessar. Tem-se então a lubrificação limítrofe ou mesmo atrito seco, dependendo da condição de funcionamento.
Se o veículo for usado com óleo insuficiente ou em condições ruins, o motor poderá falhar ou sofrer danos. Utilize o Óleo Pro Honda 10W30 em todas as motocicletas e quadriciclos Honda.
Óleo Genuíno Honda SAE 0W-20. Para veículos até Ano Modelo 2012, recomendamos o óleo Genuíno Honda SAE 0W-20, mesmo que o Manual do Proprietário recomende o óleo Genuíno Honda 10W-30.
Óleo semissintético: nesse caso, a substituição pode ser feita a cada 7.500 quilômetros ou 12 meses, conforme o que chegar antes. Óleo mineral: para esse, a troca pode ser feita a cada 5 mil quilômetros percorridos, fazendo também a troca do filtro de óleo ou a cada 12 meses.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
A troca de óleo 0w20 é uma técnica de manutenção preventiva feita em motores automotivos para manter o bom desempenho desses motores. É indicada a cada cinco mil quilômetros rodados ou a cada seis meses para veículos que realizem pouca quilometragem.
Por vezes, sim. Em casos de situações emergenciais, você poderá utilizar um lubrificante automotivo similar ao indicado pelo fabricante de seu carro. Mas, para isso, não deixe de se atentar às seguintes dicas: Nunca use óleos mais espessos do que o recomendado para temperaturas mais baixas.
- Tempo médio de uso no Motor para este Óleo é de 10.000 KM, ou 6 meses; - Minimiza desgaste e atrito; - Dissipa calor; - Vedante fino e proteção contra a corrosão.