O QUE É O RPM O RPM do veículo é o número de rotações por minuto do virabrequim do veículo. Toda vez que o pistão do motor realiza um ciclo de subida e descida o virabrequim completa uma rotação. O RPM é o medidor de rotações desse ciclo, por minuto.
RPM é a sigla para rotações por minuto e um indicador muito importante para qualquer veículo. Ela pode ser visualizada no conta-giros do painel de instrumentos de caminhões, ônibus, comerciais leves e carros de passeio.
Qual é a faixa de RPM ideal para economizar combustível? A faixa de RPM ideal para economizar combustível pode variar de veículo para veículo, mas geralmente fica entre 2.000 e 3.000 RPM. Nessa faixa, o motor funciona de maneira mais eficiente e consome menos combustível.
Na prática, ele mostra a rotação do motor que é denominada RPM ou rotações por minuto. A descrição no relógio é mostrada de forma abreviada — já que 1, 2,3 e 4 indicam 1.000, 2.000, 3000 e 4.000 giros, respectivamente — e quer dizer quantas milhares de vezes o virabrequim gira por minuto.
Convertendo essa velocidade média para uma rotação ideal para economizar combustível, seria de 2.000 RPM a 3.000 RPM quando em velocidade constante de 80 km/h e de 2.500 RPM a 3.500 RPM, em velocidade constante de 100 km/h.
O RPM do veículo é o número de rotações por minuto do virabrequim do veículo. Toda vez que o pistão do motor realiza um ciclo de subida e descida o virabrequim completa uma rotação. O RPM é o medidor de rotações desse ciclo, por minuto.
A rotação do motor impacta a conservação geral do veículo, pois indica como ele tem sido usado (se tem havido excessos de velocidade e desgastes no motor decorrentes disso, por exemplo).
A capacidade máxima de giro do motor varia bastante de um veículo para outro, pois depende de fatores como a disposição dos cilindros, o material usado e o peso. Porém, considerando as particularidades, os cilindros giram, no máximo, entre 6000 e 7000 RPM.
Existem dispositivos que podem ser utilizados para a medição do RPM. Os mais comuns são o tacômetro manual e o multímetro. Com o tacômetro, a medição é feita ao inserir o dispositivo diretamente no eixo do motor. Assim, a rotação é transmitida ao tacômetro por meio de uma embreagem de borracha.
Cientistas da Universade de St. Andrews, na Escócia, apresentaram os resultados de uma pesquisa que criou o objeto com rotação mais rápida da Terra. Uma microscópica esfera feita de carbonato de cálcio registrou um ápice de 600 milhões de rotações por minuto, o famoso RPM que tanto vemos em motores por aí.
Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.000. Para 120 km/h e v/1000 de 38,5 km/h, por exemplo, 120 ÷ 38,5 x 1.000 = 3.116 rpm.
Quando o limite de rotação máxima é superado, o motor do veículo pode simplesmente estourar e os gastos financeiros com isso são tão grandes quanto o problema. Se o condutor diminui da quinta para a segunda marcha, dependendo da velocidade do veículo, a rotação subirá muito além do limite permitido.
O cálculo da v/1000 (velocidade por 1.000 rpm) Há várias maneiras de calcular a v/1000, mas a que uso há anos, por achar prática, é como segue. Pegue o diâmetro e multiplique-o por 3,1416 (Pi) e em seguida por 0,06 (ou multiplique direto por 0,188496, dá no mesmo), que é igual 117,037.
Qual a melhor rotação do motor para economizar combustível?
Em geral, quanto mais baixa a rotação do motor, menos combustível é consumido. Portanto, evite manter as rotações do motor elevadas. Se o motorista está em quinta marcha e em velocidade constante, sem forçar o veículo, ótimo. É a rotação ideal para economizar combustível.
Para medirmos a rotação de um motor podemos utilizar de alguns dispositivos. O mais comum e de maior uso no mercado é o tacômetro manual. Esse dispositivo é colocado diretamente no eixo do motor. A rotação do motor é transmitida para o tacômetro através de uma embreagem de borracha.
Depois de certa velocidade do motor (rpm), você precisa de menos torque para mantê-lo girando ou fazê-lo girar mais (ou seja: para aumentar a velocidade do trabalho). É por isso que a curva de potência sobe mesmo durante o decaimento da curva de torque em altas rotações.
De forma simplificada, o torque é definido como uma força de rotação, que pode ou não resultar em movimento. Você gera, por exemplo, torque toda vez que utiliza uma alavanca e aplica força sobre ela. Um exemplo prático sobre isso é quando usamos uma chave de boca para apertar ou soltar os parafusos de uma roda.