A vogal anterior semiaberta não arredondada é um tipo de som vocálico, presente em alguns idiomas falados. Seu símbolo no AFI é /ɛ/, e no X-SAMPA é /E/. No português, este som é representado pela letra E com um acento agudo (É).
Nas matemáticas, ε costuma designar pequenas quantidades, ou quantidades que tendem para zero, em particular no estudo dos limites ou da continuidade. Em linguagens formais, o épsilon significa sentença vazia. Em física representa a quantidade de energia de um certo material.
Csi (Ξ ou ξ; em grego: ξι, transl.: xi) é a décima quarta letra do alfabeto grego, cujo som, neste alfabeto, é semelhante ao "x" de "látex" ou de "tóxico".
Sigma (maiúscula Σ, minúsculas σ ou ς; em grego: σίγμα, transl.: sígma) é a décima oitava letra do alfabeto grego e que corresponde, no alfabeto latino, ao S. No sistema numérico grego, tem o valor 200.
A letra gama minúscula (γ) representa: A constante de Euler-Mascheroni. Em física nuclear, representa a radiação gama. Em mecânica quântica e física das partículas, ela representa o fóton.
Ómega (a última letra do alfabeto grego) é muitas vezes usado para denotar o último, o fim, ou o limite último de um conjunto, em contraste com o alfa, a primeira letra do alfabeto grego.
Mi (Μ ou μ; em grego: μι, transl.: mi) é a décima segunda letra do alfabeto grego. Designa-se e pronuncia-se mi, mu, mü (como o ü da língua alemã) ou miú.
Ø (ø) é uma vogal utilizada nas línguas dinamarquesa, feroesa e norueguesa. É uma ligadura tipográfica, combinando as letras o e e. Já existia em latim sob a forma œ, tendo evoluído para œ em francês, ø em dinamarquês e norueguês, e ö em sueco, islandês, estónio, finlandês, alemão, húngaro e turco.
Micro é um Prefixo do Sistema Internacional de Unidades denotando um fator de 10−6 (um milionésimo). O símbolo para este é o (µ). Confirmado em 1960, o prefixo vem do grego μικρός (transliterado: mikros), significando pequeno. Comumente, o prefixo significa "muito pequeno".
Na matemática, a letra xi é usada como um símbolo para representar uma variável. Além disso, ela é usada para representar a décima terceira letra do alfabeto grego. Na física, a letra xi é usada para representar a razão de transmissão de uma onda.
As primeiras vogais foram Α (alfa), Ε (epsilon), Ι (iota), Ο (ômicron), e Υ (upsilon), modificações das glóticas, faríngeas ou semivocálicas consoantes semitas que eram em sua maioria supérfluas em grego: /ʔ/ (aleph), /h/ (he), /j/ (yod), /ʕ/ (ʿayin), e /w/ (vav), respectivamente.
Æ ou æ (chamado em Inglês antigo de æsc, pronunciado [æʃ]) é uma letra vogal que deriva de uma ligadura de a com e, mas que hoje é considerada uma letra por si só no dinamarquês, feroês, islandês e norueguês.
O Alfabeto Fonético Internacional ou IPA (International Phonetic Alphabet) é uma ferramenta muito útil para o estudo dos sons e pode oferecer um bom apoio para você aprender como melhorar a pronúncia em inglês e outros idiomas.
A fricativa palatoalveolar surda é um tipo de fone consonantal empregado em alguns idiomas. O símbolo deste som no alfabeto fonético internacional é "ʃ", enquanto no X-SAMPA é "S". Este som ocorre no português em palavras como "chave" e "faixa".
O símbolo Δ indica se a equação do segundo grau possui 2 raízes reais e distintas (Δ > 0) , uma raiz dupla (Δ = 0), ou 2 raízes complexas conjugadas (Δ < 0).