Uma dúzia é um conjunto de 12 coisas. Para termos 3 dúzias, devemos ter 3 conjuntos de 12 coisas. Então para sabermos quanto vale 3 dúzias, basta multiplicar 1 dúzia por 3.
Uma dúzia é uma unidade de medida que corresponde a 12 unidades de algo. Portanto, três dúzias são o equivalente a três vezes 12, que resulta em um total de 36 unidades.
Dúzia é uma coleção de doze. Há várias explicações para agrupamentos em doze, como a contagem suméria, a conveniência de múltiplos e divisores e a observação da natureza.
Dúzia e meia dúzia | Aprendendo quantidades | Atividades
Por que dúzia?
Origem da palavra “dúzia”
Sobre a origem da palavra, não há nada novo sob o sol. É claro que o termo “dúzia” derivaria do nosso queridíssimo latim. Dúzia, ou dozen em inglês, tem sua origem latina, mais especificamente da palavra duodecim. E significa justamente isso: o número 12.
Nesse caso, veja que a centena é a terceira casa decimal de uma ordem, então ela é equivalente a 100 vezes o valor de uma unidade. Portanto, podemos concluir que 2 centenas são equivalentes a 200 unidades.
Uma grosa equivale a doze dúzias, que são 144 unidades. Geralmente essa unidade de medida é utilizada para produtos em grandes quantidades, sempre calculada de 12 em 12. Então, quando você ouvir alguém dizer: Uma grosa de botões, lembre-se de que: é uma unidade de medida que equivale a 144 unidades.
É muito comum no Brasil usarmos o termo «meia dúzia» com o sentido de «seis», principalmente em comunicações telefônicas e aéreas, para que em caso de algum ruído na comunicação, não se ouça três, no lugar de seis. Logo, «meia dúzia» facilita a compreensão de que falamos de 6, e não três.