O quatro, por exemplo, significa azar (pelo som ser parecido com o da palavra morte em mandarim). Para evitar a má sorte, hotéis costumam não ter o quarto andar, nem mesmo o 14º.
“4″ é pronunciado como shi, em japonês, que é a mesma pronúncia para a palavra morte. “9” é pronunciado como ku, que é a mesma pronúncia da palavra dor. Hospitais geralmente não têm o quarto e o nono andar.
Fruto da união dos números 1 e 2, o número três está sempre relacionado com a santidade da vida, descendência e do parto. Três é a primeira onda de metamorfose. O tigre é o símbolo chinês do zodíaco para o número três. 四 – Sì – 4 – quatro.
Os chineses evitam ao máximo este número: em muitos elevadores não existe o número 4 e nunca se dá 4 presentes a alguém. Outro exemplo foi o caso da Citroen que não teve problemas a vender o C3 na China mas o C4 foi preciso adaptar o nome. 7 (Qi): É homófono da palavra 欺 (enganar) e é pouco auspicioso.
6 (Liu): É parecido com a palavra “fluir”, ou seja, significa que tudo correrá sem obstáculos. É um número muito usado na escolha do número de telemóvel. 8 (Ba): Tem uma pronúncia semelhante à palavra “发” que significa prosperidade, riqueza, sucesso e fortuna.
Para os chineses, o número 4 significa azar, má sorte, pois a pronúncia dele é semelhante à palavra “morte”. Ou seja, eles o evitam a todo custo! Na hora de alugar ou comprar um apartamento, escolher a placa de um carro ou o número de celular, nada desse número!
A letra chinesa para quatro (四, pinyin: s ì), tem som muito semelhante à palavra morte (死, pinyin: s ǐ). Semelhantemente as palavras sino-japonesas e sino-coreanas para quatro, shi (japonês) e sa (coreano), soam idênticas à morte em cada língua . No Japão, para não pronunciar o número quatro, eles pronunciam "Yon".
Número 4: Assim como o número 3, o 4 é considerado um número muito importante, pois tem ligação com os 4 elementos da natureza (terra, fogo, água e ar) e as 4 direções (norte, sul, leste e oeste). Além disso, ele também representa estabilidade, segurança, organização, disciplina e trabalho árduo.
No 'Curso de Japonês' usamos "ichi・ni・san・yon・go・roku・nana・hachi…". O número 4 é pronunciado "yon", não "shi", e o 7 é pronunciado "nana", não "shichi". "Yon" vem de "yottsu", dos números mais antigos do Japão, e "nana" vem de "nanatsu".
O número 4 é associado à ordem, ao trabalho e à responsabilidade. Ele questiona sobre o cuidado com a saúde, a alimentação, as obrigações familiares e profissionais, além da organização do cotidiano. Este número reflete a busca pela estabilidade e segurança.
Além disso, o número 4 fala sobre a importância da estabilidade e da perseverança no caminho espiritual. Ele sugere que o verdadeiro progresso e compreensão espiritual muitas vezes vêm através da dedicação contínua e do trabalho diligente, tanto interna quanto externamente.
Assim como o 13 é visto por alguns brasileiros como um número de sorte ou azar, os japoneses também têm superstições com números. No Japão, esses números são o 4 e o 9. O número 4 pode ser pronunciado como "shi", que também significa morte. E o 9 tem a pronúncia de "ku", que significa sofrimento.
Cada país tem suas próprias superstições e a Coreia do Sul não é diferente. Lá, o número 4 é considerado o número de azar. Em coreano, o número 4 se diz 사 (sa), onde a mesma palavra em chinês quer dizer 死 (morte).
Mas explica que japonês não tem problema algum com a Sexta-Feira 13. Já com o número 4... "O número 4 se chama 'shi', que é morte. O quarto andar dos hospitais funciona como depósito", conta dona Nakao.
Quatro, o número do azar, é tão temido, pois acredita-se que quando ele é pronunciado, atrai consigo energias negativas e o próprio espirito da morte. É evitado ao ponto, dos chineses não utilizarem nada que remetam a este número, por exemplo jogos de utensílios que tenham 4 peças.
Na Antiga China, o sete deveria ser associado, enquanto número ímpar, ao princípio masculino do Yang (cf. yin-yang). Mas, exprimia a ordenação dos anos de vida da mulher, que hoje se sabe, também estão presentes de forma similar na vida do homem.
: é o número da prosperidade, fortuna ou riqueza. Números de telefone, matrículas de automóveis, bilhetes de lotarias terminados em 8 são muito procurados e custam mais do que os outros; se terminarem em 88 ou 888 valem fortunas, o poder mágico incrementa-se com a repetição.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.