Disjunção, operador ou (em inglês: OR), é uma operação lógica utilizada em lógicas digitais e lógicas matemáticas. Seu operador é o símbolo ∨. Em algumas linguagens de programação, o operador normalmente é uma barra vertical (|), e em outras a disjunção é representada por duas barras verticais (||).
A operação da disjunção exclusiva indica que a expressão somente será verdadeira quando as duas proposições envolvidas possuem valores lógicos diferentes.
Exemplo de disjunção: 'O Joaquim é português ou brasileiro'. Esta expressão pode ser entendida de duas maneiras: o sentido, se for exclusivo, significa Joaquim tanto pode ser português como brasileiro, mas não possui as duas nacionalidades.
Símbolo de pertinência: Se um elemento pertence a um conjunto utilizamos o símbolo ∈ que se lê: pertence. Um símbolo matemático muito usado para a negação é a barra / traçada sobre o símbolo normal.
💻 Operadores lógicos AND - OR - NOT (O que são? Como funcionam?)
O que significa o símbolo ø?
Ø (ø) é uma vogal utilizada nas línguas dinamarquesa, feroesa e norueguesa. É uma ligadura tipográfica, combinando as letras o e e. Já existia em latim sob a forma œ, tendo evoluído para œ em francês, ø em dinamarquês e norueguês, e ö em sueco, islandês, estónio, finlandês, alemão, húngaro e turco.
O símbolo Z* é usado para indicar o conjunto de números inteiros, não-nulos: Z* = {..., -5, -4, -3, -2, -1, 1, 2, 3, 4, 5, ...} O símbolo Z+ é usado para indicar o conjunto de números inteiros, não-negativos: Z+ = {0,1,2,3,4,...}
Disjunção, operador ou (em inglês: OR), é uma operação lógica utilizada em lógicas digitais e lógicas matemáticas. Seu operador é o símbolo ∨. Em algumas linguagens de programação, o operador normalmente é uma barra vertical (|), e em outras a disjunção é representada por duas barras verticais (||).
A disjunção exclusiva de duas proposições p e q é representada por “p ∨ q”. Seu valor lógico é a falsidade quando p e q tiverem o mesmo valor lógico, ou seja, quando p e q forem ambas verdadeiras ou ambas falsas.
❖ Negação da disjunção inclusiva: negar a primeira proposição (simples ou composta), depois colocar o conectivo ”e” e negar a segunda proposição (simples ou composta). Exemplo: A negação de: “O pássaro não voa ou não está doente” é “O pássaro voa e está doente”.
A Lógica dispõe de cinco tipos de conectivos e seus operadores: • Não (Negação), ¬ ; • E (Conjunção), /\; • Ou (Disjunção), \/; • Se – então (Condicional), ;e • Se e somente se (Bicondicional), .
Anomalias nos números de cromossomos são causadas pela não disjunção, que ocorre quando os pares de cromossomos homólogos ou cromátides irmãs não conseguem separar-se durante a meiose I ou II (ou durante a mitose).
Para a disjunção ser verdadeira, basta que uma das duas proposições simples seja verdadeira (ou ainda as duas ao mesmo tempo) para que a proposição composta também o seja. Repare que no linguajar coloquial, de outro modo, “ou isso ou aquilo” tende a significar que quando um deles ocorre, o outro não.
Um conjunto é composto por elementos. Quando o elemento está no conjunto, dizemos que esse elemento pertence ao conjunto. O símbolo para representar isso é ∈ (lê-se: pertence).
Simbolicamente: “p v q” (lê-se: “p OU q”). Condicional: chama-se proposição condicional ou apenas condicional representada por “se p então q”, cujo valor lógico é falsidade (F) no caso em que p é verdade e q é falsa e a verdade (V) nos demais casos.
p → q, que se lê: “p condiciona q”, assume o valor lógico falso somente quando p for verdadeira e q for falsa e será verdadeira nos demais casos. Em uma condicional p → q, a proposiç˜ao p é chamada antecedente, premissa ou hipótese, e a proposiç ˜ao q é referida como consequente, conclus˜ao ou tese.
Para negarmos o “Todo” utilizamos o “algum” (pelo menos um ou existe) mais a negação da frase. Exemplo: 1) p : Todo concurseiro é persistente. p : ¬ Nem todo concurseiro é persistente. p : ¬ Há concurseiro que não é persistente.
Tire o “ou, ou” e coloque o “se, e somente se”. Na segunda possibilidade, basta negar a primeira proposição conectada. Na terceira possibilidade, basta negar a segunda proposição conectada. Assim, fica fácil de fazer a negação da disjunção exclusiva.
Retas Perpendiculares são retas concorrentes que formam ângulos retos (iguais a 90º). Utilizamos o símbolo ⊥ para indicar a perpendicularidade. Notação: r ⊥ s Lê-se: reta r perpendicular à reta s.
O operador lógico “se somente se” indica uma bicondicional, e pode ser representado pelo símbolo “↔”. O valor lógico de uma proposição que usa esse conectivo, será verdadeiro quando ambas as variáveis forem verdadeiras ou ambas forem falsas.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
não representam a mesma coisa ou o mesmo valor. (As formas != , /= ou <> são geralmente usadas em programação onde facilita a digitação e são preferidas no uso do ASCII.) x<y significa que x é menor que y.
O SETE é uma combinação do três com o quatro; 0 três, representado por um triângulo, é o Espírito; o quatro, representado por um quadrado, é a Matéria.