Logo, um pneu com as referências 275/30 ZR19 (96Y) significa que ele tem 275 mm de largura, a altura corresponde a 30% da largura, é do tipo esportivo, tem 19 polegadas de diâmetro e, seguindo as tabelas apresentadas acima, ele suporta 710 kg e consegue rodar até 300km/h.
R significa “Radial” e termina com os dois últimos dígitos 18 que indicam a medida do diâmetro interno, em polegadas. A medida se completa com o índice de carga (95Y, ou seja, o peso máximo que cada roda pode suportar, e o índice de velocidade ), que é a velocidade máxima para a qual o pneu é aprovado.
Já os números são um código a carga máxima que cada pneu pode levar. Importante destacar que o número não representa o peso em quilos. Exemplo: 94Y indica que é possível levar uma carga de 670 kg a, no máximo, 300 km/h.
96 – Os dois dígitos que aparecem na sequência apontam o índice de carga do pneu, que pode ser consultado na tabela abaixo. O índice, informa a BF Goodrich, informa a carga máxima que o pneu pode suportar inflado com a pressão indicada no manual do veículo.
O primeiro número, 90, corresponde à largura do pneu em milímetros. Se preferir em centímetros, basta colocar uma vírgula: então, tem 9cm de largura. O próximo número, 90, é a proporção da altura em relação à largura do pneu.
A diferença entre o 91W e o 94W está apenas na capacidade de carga, que reflete diretamente na resistência à impactos, pois o 94W tem uma estrutura um pouco mais forte.
O pneu T é projetado para velocidades de até 190 km/h, enquanto o pneu H pode suportar velocidades de até 210 km/h. Ambos são adequados para a maioria dos carros de passageiros e são comumente usados em condições de estrada normais. A principal diferença entre eles é a velocidade máxima que podem suportar.
Neste caso (91), significa que o pneu suporta uma carga máxima de 615 kgs. O símbolo de velocidade (GSY) "V” – que indica a velocidade máxima permitida – aparece logo a seguir à classificação de carga "91”. Neste caso, o pneu terá a classificação de V, ou seja, aprovado para velocidades até 240 km/h.
A classificação de velocidade do pneu (em nosso exemplo: V) é um código que corresponde à velocidade máxima na qual um pneu pode suportar sua carga máxima.
O que significa 88t e 88h no pneu? O número 88 indica a quantidade de peso que o pneu suporta, enquanto as letras T e H fazem referência à velocidade máxima suportada pelo pneu. O código 88 indica que o pneu suporta até 560 kg, conforme tabela de capacidade de carga de pneus do site Notícias Automotivas.
Sim, os pneus Westlake são considerados bons, com avaliações positivas quanto à resistência e durabilidade, além de serem aprovados pelo Inmetro. Concluindo, os pneus Westlake devem ser considerados uma opção para quem busca qualidade e economia.
R significa “Radial” e termina com os dois últimos dígitos 16 que indicam a medida do diâmetro interno, em polegadas. A medida se completa com o índice de carga 96, ou seja, o peso máximo que cada roda pode suportar, e o índice de velocidade H, que é a velocidade máxima para a qual o pneu é aprovado.
A tabela de correspondências determina a carga em kg para cada índice. No caso do nosso exemplo, 97 significa que a carga suportada é de até 730kg/pneu. W: corresponde ao índice de velocidade máxima de um pneu para poder suportar a carga com segurança. Cada letra corresponde a uma velocidade em km/h.
Antes de 1990, os fabricantes utilizavam a notação ZR para designar um pneu de elevado desempenho porque os índices W e Y não existiam. A sigla ZR indicava que o pneu seria apto a rodar em velocidades superiores a 240km/h, seguindo as indicações especiais dos fabricantes.
95: a carga máxima permitida pelo pneu, medida em quilos; H: a velocidade máxima permitida pelo pneu, medida em km/h. A letra H significa que o pneu pode ser usado a velocidades de até 210km/h.
Enquanto o AT é capaz de percorrer trajetos em diferentes tipos de estrada, o HT é destinado somente para ruas asfaltadas. A sigla HT vem do termo Highway Terrain, ou seja, terrenos de autoestradas, em que o asfalto costuma ter alta qualidade e pouquíssimos desníveis.
Os pneus de primeira linha tem 8mm de sulco na banda de rodagem. Eles também podem rodar 50 mil km ou mais – os de segunda linha rodam apenas 40mil km. Além disso, os pneus de primeira linha são aqueles que mantêm maior estabilidade do automóvel e oferecem segurança nas mais variadas condições.
Já os números são um código a carga máxima que cada pneu pode levar. Importante destacar que o número não representa o peso em quilos. Exemplo: 94Y indica que é possível levar uma carga de 670 kg a, no máximo, 300 km/h.
Assim, os dois primeiros dígitos 91 representam o índice de carga e a letra V representa o índice de velocidade. E sendo 91 o índice de carga, significa que pode carregar um peso de 615 kg por cada pneu, podendo atingir com segurança uma velocidade até 240 km/h (V).
Deve-se utilizar a tabela padrão de índice de carga para localizar a carga máxima suportada por esse pneu. Neste caso, 87 refere-se à carga de 240 kg, V: Trata-se do símbolo de velocidade do pneu. De acordo com a tabela padrão, o símbolo “V” refere-se à velocidade máxima de 240 km/h.
O peso estimado para o pneu 205/55R16 91W ROF EfficientGrip é de aproximadamente 8 kg. O índice de carga é de 91, o que significa que o pneu pode suportar até 615 kg por pneu. Já o índice de velocidade W indica que o pneu pode ser utilizado em velocidades de até 270 km/h.
95: O índice de carga 95 permite que o pneu suporte até 690 kg por pneu. 93: O índice de carga 93 permite uma capacidade adicional de suporte de até 650 kg em situações de carga leve ou quando o veículo está parcialmente carregado.
O T indica 190km/h. O H, 210km/h e o V, 240km/h. Mas também existem outras letras”. Para o gerente, o motorista que sabe o que os caracteres que indicam capacidade de carga e velocidade máxima no pneu querem dizer corre menos risco de sofrer acidentes por conta da negligência de oficinas.