A urina pode apresentar variações do amarelo citrino, como o amarelo claro, até cores mais escuras, como o marrom, ou ainda tons de vermelho, desde o rosa claro até o vermelho vivo. Amarelo citrino: é a cor ideal, devendo ainda ser translúcida. Amarelo escuro/alaranjado: pode indicar desidratação.
Citrino, também chamado de quartzo citrino (há várias outras denominações impróprias, como citrino-topázio) é uma variedade de quartzo de cor amarela, laranja, excepcionalmente vermelha. Basicamente, é um quartzo com impurezas férricas.
Qual a diferença entre amarelo claro e amarelo citrino?
😊 . Lembrando que cada cor pode nos dar um tipo de informação, como: 💛Amarelo claro: geralmente é aquele tipo de urina de um paciente que ingere muito líquido. 🧡Amarelo citrino: na maioria das vezes, em nossa rotina essa costuma ser a cor de urina mais comum, indicando que o paciente se hidrata de maneira correta.
O que a COR DA SUA URINA revela sobre SUA SAÚDE! (E o que fazer!)
Qual a cor da urina quando o rim está com problema?
A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.
Qual é a cor da urina de quem tem problema no pâncreas?
A presença de urina escurecida é bem comum. Porém, na maioria das vezes, esse escurecimento é mais amarelado. No caso do câncer de pâncreas, a urina apresenta cor amarronzada, por conta da presença de bilirrubina no sangue.
Amarelo citrino: é a cor ideal, devendo ainda ser translúcida. Amarelo escuro/alaranjado: pode indicar desidratação. O especialista lembra que a quantidade de ingestão de água está diretamente ligada à cor da urina. Uma pessoa que bebe muito líquido irá apresentar uma urina diluída de cor amarelo claro.
“Se a urina estiver com aparência amarelada e escura, é sinal de que o corpo precisa de mais líquidos para se manter hidratado”, explica o urologista Fábio Vicentini. “Com a falta de hidratação necessária, a urina sofre um aumento na concentração de substâncias, como cálcio, oxalato e ácido úrico”, alerta.
O que significa urina amarelo citrino ligeiramente turvo?
Estes podem se formar quando a urina está mais concentrada ou ácida. Você sabia que a alimentação pode influenciar na formação desses cristais? No entanto, se não há outros sintomas ou alterações no exame, isso por si só não é motivo de grande preocupação.
O citrino está associado à positividade e ao otimismo, o que não é nenhuma surpresa, graças a sua cor alegre. É frequentemente usado para ajudar a manifestar abundância e oportunidades financeiras. Também pode ser usado para despertar o chakra do plexo solar, ajudando a cultivar a confiança e o poder pessoal.
Urina amarelo claro é normal, mas por vezes a urina pode ter um tom amarelo néon. Isto deve-se normalmente à ingestão de suplementos que contêm vitaminas do complexo B, em particular, vitamina B12. Estes tipos de vitaminas são solúveis na água e o seu corpo expele o excesso tornando a urina muito amarela.
As cores cítricas são, por definição, aquelas mais fortes e vibrantes, como o verde, o amarelo, o roxo aberto... Mas que não chegam a ser neon. A ideia é ser um tom chamativo e marcante, mas sem ser sério ou fechado – como o vinho, o mostrada e o verde militar, por exemplo.
Urina turva sugere a presença de glóbulos brancos em excesso devido a uma infecção do trato urinário, a presença de cristais de sais de ácido úrico ou de ácido fosfórico ou a presença de uma secreção vaginal.
Porque mesmo bebendo muita água o xixi sai amarelo?
Geralmente, quando a urina está muito amarela pode ser um indicativo de desidratação. Mas, em alguns casos, também pode ser um sintoma de quadros mais sérios, como infecção urinária, seja na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite), especialmente se estiver com um odor forte.
Quais os primeiros sintomas de problemas nos rins?
Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.
O citrino é a variedade de quartzo transparente, de amarelo claro a laranja acastanhado. É a pedra do mês de Novembro (birthstone November). Na Grécia, Citrino vem de “pedra limão”, em referência à cor das gemas.
A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.
A urina amarelo escuro é uma das alterações mais comuns e, normalmente, é sinal de desidratação, devido à baixa ingestão de água. No entanto, quando a urina escura se mantém por muito tempo, pode ser sinal de problemas hepáticos que provocam o acúmulo de bilirrubina, deixando a urina com uma coloração quase marrom.
No entanto, dependendo da quantidade de sangue, a urina pode ter uma cor alaranjada ou, menos frequentemente, vermelha escura, chegando ao marrom. A presença do sangue na urina não é constante, ou seja, ele pode estar presente um dia e ausente no dia seguinte.
Qual a cor da urina quando o fígado está inflamado?
Quando o fígado está doente o paciente pode produzir excesso de bilirrubinas, que podem ser eliminadas pelos rins e colorir a urina de cor acastanhada ou mesmo marrom.
Urinas com mau cheiro, escuras ou pálidas demais também são sinais de alerta. Quando se sente dificuldade para urinar mais de quatro vezes ao dia também é hora de ficar atento. Com a progressão da insuficiência renal crônica, o rim começa a perder a capacidade de concentrar a urina.