O anel do curso de Psicologia é representado por dois símbolos: - O tridente - que é a penúltima letra do alfabeto grego, “Psi”. - A coruja, que representa a sabedoria.
O símbolo do anel de formatura de psicologia, ou como também é conhecido por símbolo psi, é representado por um tridente, que é semelhante à vigésima terceira letra do alfabeto grego denominada psiquê, à princípio significava sopro, respiração ou “eu respiro”.
O lápis-lazúli é considerado pelo Conselho Federal de Psicologia a pedra que representa o curso de psicologia e portanto é colocada no anel de formatura psicologia. No entanto, atualmente, tem se tornado cada vez mais comum o uso da safira na confecção de joias voltadas para este curso.
Lápis-lazúli, conhecido também como lápis-azul, é uma rocha metamórfica de cor azul utilizada como gema ou como rocha ornamental desde antes de 7000 a.C. em Mehrgarh, na Índia, situado nos dias de hoje no Paquistão.
O psi (Ψ) é de origem grega, sendo a vigésima terceira letra do seu alfabeto. Com sua evolução e o passar do tempo, os romanos passaram a nomear a letra de “psique”.
Art. 2º - Define-se a cor azul para a faixa da beca dos formandos do curso de graduação em psicologia, a pedra lápis-lazúli para o anel de formatura e a letra grega “psi” ( Ψ ) para símbolo da psicologia.
Prometo envolver-me com o meu semelhante no espaço que existe entre teorizar a vida e viver a vida, porque acredito ser nesse espaço que psicólogos e clientes se encontram e se transformam mutuamente.
O símbolo Ψ (lê-se: “psi”) é a vigésima terceira letra do alfabeto grego denominada psi. Ao prefixo “psi”, adicionou-se o sufixo “que”, formando a palavra psykhè (psique). Significa “alma” ou “espírito”.
No princípio, a palavra psique também significaria borboleta. Para os gregos antigos, a borboleta era o animal que representava o sopro da vida, a alma, a imortalidade.
Ramon, o Gato Freudiano é o mascote oficial da Sociedade dos Psicólogos. Ele é estudante de Psicologia e tem passado pelas mais diversas linhas teóricas. Suas aventuras o levam à questionar os preceitos das teorias e as nossas formas de viver no mundo contemporâneo.
Ela representa a inteligência, sabedoria e conhecimento. Também simboliza a reflexão, a racionalidade e a intuição. Esse animal tem o poder de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que outros olhos não alcançam. Na mitologia grega, Atena, deusa da sabedoria, tinha a coruja como seu animal de poder.
Em geral, a coruja é relacionada com a sabedoria e o conhecimento. Contudo, esse animal também indica a aproximação das situações relacionadas com a mudança. Ver uma coruja, então, pode ser um sinal de alerta do mundo espiritual; um aviso para você se preparar para futuras mudanças e, consequentemente, transformações.
O símbolo oficial da psicologia, definido pelo Conselho Federal da profissão, é a vigésima terceira letra do alfabeto grego: Ψ (psi). A letra é prefixo da palavra grega ψυχή, traduzida como psiquê, cujo significado era sopro ou respiro.
O símbolo Ψ (lê-se: “psi”) é uma das letras do alfabeto grego. Ao prefixo “psi”, adicionou-se o sufixo “que”, formando a palavra psykhè (psique). Significa “alma” ou “espírito”.
A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP lançou nesta segunda-feira, 28, aos associados a sua nova identidade visual e o seu novo portal eletrônico da associação. A nova marca da ABP mantém o símbolo representativo das áreas associadas ao estudo da psique: a letra "psi" do alfabeto grego.
Estudiosos afirmam que a borboleta na Psicologia se relaciona com o símbolo dessa ciência. Ψ é o símbolo da Psicologia que nós conhecemos como a vigésima terceira letra grega. Porém, o símbolo foi alterado para a nomenclatura de “psique”.
é sigla para Terapeuta Ocupacional, que é uma formação universitária diferente da psicologia. Ela se volta mais para tratamentos a nível de possibilitar que o paciente possa ter autonomia quanto a fazer atividades do dia a dia, como por exemplo se vestir, se alimentar, cuidar da higiene pessoal, dentre outras coisas.