“PEGAR COM A BOCA NA BOTIJA", termo usado quando se surpreende alguém fazendo alguma coisa errada. A palavra botija, de origem espanhola, é empregada para definir vasos nos quais eram armazenados vinho e água.
Ponto de drogas, popularmente chamado de boca de fumo, refere-se ao local, geralmente um barraco ou botequim, onde é feita a venda de drogas ilícitas tais como maconha, cocaína, loló, key e crack.
“PEGAR COM A BOCA NA BOTIJA", termo usado quando se surpreende alguém fazendo alguma coisa errada. A palavra botija, de origem espanhola, é empregada para definir vasos nos quais eram armazenados vinho e água. Como alguns tinham gargalo fino, serviam também para esconder itens valiosos, como moedas.
É uma técnica usada para o "aquecimento vocal", cantando-se as denominadas vocalizes diatônicas em acompanhamento com um teclado ou piano, que toca a melodia da vocalize, sendo que o cantor ou coralista por sua vez, a reproduz. Caracteriza-se por cantar com a boca fechada transferindo a ressonância para a região nasal.
É uma forma de chamar alguém de folgado, pidão ou chato. Essa gíria é mais comum na Bahia, mas pode ser usada em outras regiões também. A Palavra Boca-de-me-dê possui 13 Letras.
Algumas variações desse sinal são: passar a mão nos lábios ou colocar a mão no queixo. Além disso, a mão na boca pode ser uma indicação de mentira ou falta de segurança daquilo que está sendo falado, e é como se a pessoa estivesse tentando impedir que as palavras fossem ditas.
Quando os criminosos querem falar da polícia, os termos mais usados são “alemão” e os “bota”. O termo “alemão”, com origem nas favelas do Rio de Janeiro, serve não apenas para nominar a polícia, mas qualquer outro inimigo do tráfico, seja o Exército, a milícia ou gangues rivais.
Alguns presos nos entregavam “pipas” (bilhetes) endereçados ao “Setor de Rol de Visitas” (setor da cadeia que ficava responsável para incluir e excluir visitantes dos sentenciados), nesses “pipas” eles pediam para conferirmos se realmente o visitante que ele pedira para ser incluído estava incluído no “Ral” (via de ...
AFOFÔ é uma palavra de origem iorubana que tem alguns sentidos na comunicação oral como: Conversa, diálogo, "falação"e bate-papo. Com a junção da palavra Boca, tornou-se um ditado popular baiano em várias comunidades: “Boca de Afofô”.
Significado de Boca de matilde: Fofoqueiro; falador. Exemplo do uso da palavra Boca de matilde: João espalhou mentiras ao meu respeito. É um boca de matilde! Resumindo, quem está com o nome na Boca de Matildes está literalmente ferrado!
A expressão significa, segundo o Dicionário Informal, “outra pessoa, não eu”, mas baianos afirmam nas redes sociais que ela é usada para se defender de frases de duplo sentido. Quando alguém termina uma frase e ela soa parecida com uma rima que possa "atacar" a masculinidade de alguém, o baiano diz: "Lá ele!".
O termo significa quando alguém está muito irritado. Exemplo: Ela “pegou ar” quando eu disse que ela tava parecendo uma “patachoca”. Tradução: Ela ficou muito irritada quando eu lhe disse que estava gorda (como um guaiamum fêmea pronta para desovar).
4. Comer água. Gíria típica baiana para se referir ao ato de "beber bebida alcóolica". Pode assumir diferentes variações, como beber demasiadamente ou como realizar uma festa.