As artes urbanas são formas de expressão cultural que surgiram nas ruas e ganharam destaque ao redor do mundo. Com uma abordagem criativa e inovadora, essas manifestações artísticas transformam o ambiente urbano e deixam uma marca visualmente impressionante.
O conceito de espaço urbano designa a área de elevado adensamento populacional com formação de habitações justapostas entre si, o que chamamos de cidade. Já o conceito de espaço rural refere-se ao conjunto de atividades primárias praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.
O nome Urbano tem origem no latim “Urbanus”, que significa “da cidade” ou “habitante da cidade”. É um nome masculino bastante comum em diversos países, inclusive no Brasil.
Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.
O QUE É ARTE URBANA ? Conheça neste vídeo o conceito, as características e exemplos de arte urbana.
Qual é a origem da palavra urbano?
A palavra urbano vem do latim “urbs”, que também significa cidade. Já a palavra grega “polis”, cidade e “politikos”, da cidade, deram origem a palavra política.
O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais.
O contexto urbano refere-se ao ambiente físico, social, cultural e econômico de uma área urbana. É o conjunto de características e elementos que compõem uma cidade, incluindo sua infraestrutura, edifícios, espaços públicos, população, atividades comerciais e culturais, entre outros aspectos.
Área fisicamente integrada numa cidade de grande ou média dimensão, caracterizada por uma importante percentagem de superfície construída, uma elevada densidade de população e de emprego e redes significativas de infra-estruturas de transportes e outras (por oposição às áreas rurais).
Forma urbana é como os arquitetos e urbanistas se referem à estrutura física das cidades, isto é, ao conjunto de espaços livres – notadamente vias e áreas verdes – e espaços construídos.
A linguagem urbana é múltipla e complexa, ela integra uma diversidade de sistemas. Toda ordem exige o estabelecimento de seus elementos constitutivos através dos quais se ordena uma linguagem produzida de signos que articulam a dinâmica de estruturas contextualizadas.
Função urbana é um conceito utilizado na área de planejamento urbano e gestão de cidades para descrever as diferentes atividades que ocorrem em um espaço urbano.
O urbano seria tudo aquilo que se contrapõe ao rural, enquanto a cidade é a materialização objetiva do urbano. Na cidade, por exemplo, podem existir práticas e espaços não urbanos, como pequenas chácaras, áreas de horticultura, reservas naturais amplas, entre outras paisagens eminentemente rurais.
Espaço urbano, ou zona urbana, são cidades que, predominantemente, têm mais de 20 mil habitantes. Trata-se de localidades com maior concentração de prédios, ruas, avenidas, comércio e indústrias. A infraestrutura desses locais também é maior quando comparada com a do espaço rural.
Quais são as principais características da área urbana?
A zona urbana é um recorte espacial que tem como principal característica a concentração de pessoas, edifícios e serviços em uma área pequena se comparada com a zona rural. A zona urbana é marcada pela grande concentração de edificações, de pessoas e de serviços.
O ambiente urbano, a grosso modo, nada mais é que o meio ambiente tradicional composto por vegetais, animais e minerais independentes de seu tamanho, micro ou macro e que influenciam ou são influenciados pelas atividades sociais dos humanos, como construções civis e transporte.
A Paisagem Urbana. Nas grandes metrópoles, a paisagem urbana é composta por trânsitos de carros, fluxo de pedestres, indústrias, edifícios, construções, poluição sonora, visual e principalmente o ar.
No Brasil, um espaço é definido como urbano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde que contenha mais de 20 mil habitantes e seja composto de prédios, ruas, avenidas, comércios e indústria.
É importante ressaltar que, no Brasil, é considerada urbana – segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – aquela sociedade residente em cidades ou distritos com mais de dois mil habitantes.