No contexto dos povos tupi-guarani, uma taba compreende um grupo local, comparável a cidades ou vilas, tipicamente compostas de 2 a 4 mil pessoas, mas podendo chegar a até 8 mil.
Conhecido popularmente como “tabaquinho”, ele continua oferecendo riscos à saúde, uma vez que pode conter substâncias como nicotina, alcatrão e compostos cancerígenos. “Todos os cigarros causam malefícios semelhantes. Nenhum pode ser considerado seguro.
Resumo: Em Aracaju é utilizado corriqueiramente o termo tabaréu para se referir àquele oriundo do interior, da roça, do campo, que possua uma conduta, no meio urbano, acanhada, ingênua, tacanha. A expressão pode ser usada de forma agressiva, como um xingamento, ou de forma jocosa com algum conhecido.
Segundo o Dicionário Online de Português, tabaréu vem do tupi e significa "aquele que sabe pouco de seu ofício; novato", "quem não consegue se expressar facilmente; acanhado" e "indivíduo do campo; caipira, matuto".
As influências indígenas e africanas se espalharam pelo Brasil afora e as comunidades linguísticas foram sendo criadas, a partir daí as gírias paulistas, nordestinas, cariocas e das demais regiões do país surgiram. As gírias nordestinas representam a riqueza cultural desta região, tanto na literatura como na música.
O maracá é um dos instrumentos musicais indígenas mais conhecidos, sendo seu nome muitas vezes utilizado como uma designação genérica para chocalhos. Consiste numa cabaça seca e oca com pequenas pedras, caroços ou sementes em seu interior, colocada na extremidade de um bastão, normalmente feito de madeira.
Portanto vamos a mais alguns exemplos de gírias de maconheiro: Um banza é um beck, que é uma gíria pra cigarro de maconha. Já um bud, é uma gíria pra camarão, que no entanto é uma gíria pra flor da maconha. Além disso, quando a pessoa fala que “O cone bateu”, é que um banza muito bem bolado causou o efeito desejado.
Quanto à maconha, encontram-se “a boa” (de boa qualidade), “bagulho” (a de qualidade ruim, mas que pode também significar apenas a droga, por esvaziamento de sentido), “beque” (quando já vem no formato de cigarro), entre diversas formas como “fino”, “haxixe”, “lasca”, “pepita”, “tarugo”, “tablete”, “tijolo”, e outras.