(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
Qual é o objeto de conhecimento da habilidade EF15AR05?
A habilidade EF15AR05 consiste em: Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
A habilidade EF15AR03 consiste em: Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
(EF15AR02) Conhecer e explorar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento, gestualidade, etc.). (EF01AR04) Experimentar o desenho e a construção, fazendo uso sustentável de diversos materiais, instrumentos e suportes convencionais e não convencionais em suas produções.
Qual o objeto de conhecimento para a habilidade EF15AR04?
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
A habilidade EF01CI04 consiste em: Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
Elementos da linguagem -- (EF15AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado e (EF15AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.)
A habilidade EF15LP07 consiste em: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
A habilidade EF15AR08 consiste em: Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
A habilidade EF15AR13 consiste em: Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
EF15AR16: Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.
A habilidade EF01HI06 consiste em: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição / criação, execução e apreciação musical.
A habilidade EF15LP17 consiste em: Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
No caderno de desenho, criar uma composição artística livre usando fios de linha e cola. Pode formar o desenho que quiser usando fios de lã ou linha grossa. Criar livremente, pode ser uma forma ou objeto conhecido ou não, apenas colar criando formas de acordo com a criatividade e imaginação. Boa atividade!
No caderno de desenho, escreva com lápis de escrever, os números de 1 até 20 espalhados por toda a folha. Depois, com a régua e um lápis preto, ligue com um traço reto, o número 1 ao número 2, o número 2 ao número 3, o número 3 ao número 4, e assim por diante, até chegar no número 20. Ligue o número 20 ao número 1.
Artes Visuais Contextos e Práticas (EF01AR01) Identificar e apreciar desenho, pintura, modelagem e colagem como modalidades das artes visuais, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR12) Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. Criar sequências de movimentos de dança.
Habilidade: (EF02AR01) Identificar e apreciar desenho, pintura, modelagem e escultura como modalidades das artes visuais tradicionais e contemporâneas presentes na cultura local e paulista, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF05ER04) Reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos. (EF05ER05) Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras.
EF01ER01: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós. EF01ER03: Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um. EF01ER05: Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.