O que significa a luz do airbag estar acesa? A luz de airbag acesa pode indicar que há algum problema no sistema de segurança. Entre as possibilidades que podem engatilhar o quadro, podemos citar: falha nos conectores do dispositivo ao sistema elétrico do carro ou dificuldades no acionador da bolsa inflável.
O que fazer quando a luz do airbag acende no painel?
Então, antes de levar para oficina, se você perceber que acendeu a luz de alerta do airbag no seu painel faça o seguinte, desliga a bateria do carro. Você vai ter que depois reprogramar relógios, rádios, etc. Mas você desliga a bateria, e liga de novo.
É perigoso andar com a luz do airbag acesa? É muito perigoso andar com a luz do airbag acesa, pois é um alerta claro de que algo está fora do normal, podendo inclusive ser um sinal de que o air bag esteja inoperante.
Os veículos podem ter um ou mais sensores para identificar um impacto. Normalmente ficam localizados na parte frontal, traseira e lateral da carroceria. Os sensores de impacto se comunicam diretamente com a UCE indicando a colisão através de um sinal elétrico que ativa a ignição do gerador de gás.
Como explicitado acima, o conserto do airbag consiste na troca de todos os itens que fazem parte do sistema, como sensores, fiação e até mesmo o cinto de segurança. Em geral, a troca de todos esses itens gira em torno de R$5 mil para modelos populares.
A luz do airbag acendeu no painel? Veja possíveis causas!
Como desligar o airbag do motorista?
O condutor do veículo é responsável pelo airbag estar desligado ou ativado. Em nenhum caso deve deixar a chave no interruptor de desativação do airbag, pois pode danificá-lo. Se o carro estiver em movimento, pode mesmo ativar ou desativar o airbag.
A velocidade mínima para o acionamento e uma batida frontal contra objeto imóvel é de 30 km/h. Em caso de batidas laterais, traseiras e até capotamento, os airbags dianteiros não serão acionados.
Neste caso, trata-se de uma verificação normal do sistema, portanto não há com o que ficar alarmado. No entanto, se a luz de airbag não apagar após a verificação padrão, é indicado que o você leve o veículo ao mecânico de sua confiança imediatamente para verificar o que há de errado.
E o que acontece depois que o airbag é acionado? Quando o airbag é acionado em resposta a uma colisão, uma série de eventos cruciais se desenrola para garantir a segurança contínua dos ocupantes do veículo.
Vermelho é a cor universal para alertas de emergências. No painel do carro, as luzes dessa cor apontam falhas graves que podem afetar a segurança dos ocupantes: falha nos freios, nos airbags, no sistema de arrefecimento, na lubrificação ou na bateria.
Se a luz do airbag do seu carro estiver acesa ou piscando, é fundamental parar de dirigir imediatamente. Dirigir com a luz do airbag acesa coloca você e seus passageiros em sério risco, pois indica que o sistema de airbag pode não funcionar em caso de acidente, ou ainda, o airbag pode acionar de forma indevida.
Entre todas as luzes do painel, o airbag é representado por um boneco com um círculo, similar a um balão. Quando esse alerta acende, é um indicativo de que o equipamento pode apresentar falhas no funcionamento. Uma vez que está danificado, o airbag não será ativado em uma situação de colisão.
Esse sensor está localizado junto ao banco do passageiro, indicando para a UCE que há a presença de ocupantes. Os sensores mais modernos conseguem classificar o ocupante de forma a inflar a bolsa em estágios diferentes. Se não há um passageiro, a bolsa de ar não é ativada.
Eis o que deve ter em atenção e como desligar o airbag: Em alguns veículos, o botão de desativação encontra-se no porta-luvas. Noutros, está situado na extremidade do painel de instrumentos, junto à porta do passageiro . Se o botão estiver no porta-luvas, procure o bloqueio de desativação.
É uma bolsa inflável, com gás Nitrogênio (inofensivo para o ser humano), possui dupla capa de nylon emborrachada e kevlar, que automaticamente se enche de gás no momento do impacto.
Os valores podem ultrapassar R$ 5 mil em situações de carros comuns (pequenos e médios), o que de fato pode inviabilizar o conserto. Já o conserto do airbag do motorista, que sai do volante, é menos salgado justamente porque só a tampa do volante sai da peça no momento da deflagração. Pode custar, em média, R$ 500.
O acionamento do airbag não quer dizer necessariamente que o carro sofreu perda total. Este é um dos vários mitos sobre seguros automotivos, de acordo com os especialistas Aline Saibro, gerente de produtos, e Rodrigo Indéo, gerente de sinistros da Youse.
Por exemplo, em uma colisão frontal, os airbags frontais e pré-tensionadores do cinto serão acionados, enquanto em uma colisão lateral, os airbags laterais podem ser ativados. Colisões de baixa velocidade podem não gerar a desaceleração necessária para ativar os airbags.
Como fica o seguro quando o airbag é acionado? O acionamento do airbag pode gerar duas situações distinta: Perda total: Em casos de perda total, o seguro deve ser acionado o mais rápido possível. Assim que for confirmado que os danos foram irreparáveis, a indenização contratada deverá ser liberada.
Airbag acionado: o que fazer depois? Curto, direto e simples: comprar outro! A partir do momento em que o airbag é deflagrado, tanto o módulo de controle, quanto a bolsa inflável devem ser substituídos. E, claro, também terá que ser substituída a peça em que o item está embutido.