“Bagunça” é um brasileirismo datado de 1926. A etimologia da palavra é controversa, mas talvez seja expressiva, isto é, de provável origem onomatopeica ou imitativa. Sua primeira acepção no Houaiss é “máquina de remover aterro”, que teria gerado os sentidos de “falta de ordem” e “baderna”.
"Bagunça", "curinga", "moleque", "dengo", "gangorra", "cachimbo", "fubá", "macaco", "quitanda"... Outras palavras do português falado no Brasil também têm raízes africanas.
BABÁ – Ama-seca, pessoa que cuida de crianças em geral; pai-de-santo. Para alguns estudiosos, essa palavra é originária do quimbundo e, para outros, do idioma iorubá.
Você conhece o significado das palavras Sawabona e Shikoba?
O que significa quitanda na África?
Quitanda: do termo quimbundo kitanda, é o nome de um pequeno estabelecimento onde se vende produtos frescos, como frutas, verduras, legumes, ovos, etc.
O nome do livro, originária da língua quimbundo, refere-se à palavra “quitute”, expressão muito utilizada para designar iguaria bem-feita. A obra traz receitas doces e salgadas do norte da África (Magrebe), da África Ocidental, da África Atlântica-Austral e da África Oriental.
Bagunça (do quicongo bangula): desordem, confusão, baderna. Balangandãs: uma penca de berloques, em geral de prata, presos a uma corrente, usado em dias de festa; palavra de origem onomatopaica de origem africana devido a tilintar dos berloques.
Camundongo, que popularmente é também chamado de rato, veio do Quimbundo “kamundongo”, que nessa língua africana designa o morador das cidades, o habitante civilizado, de acordo com interessante reflexão de Nei Lopes, estudioso das culturas africanas, além de cantor e compositor.
Antes da abolição da escravidão, por exemplo, chamar um menino branco de “moleque” era uma grande ofensa. Atualmente, a palavra “moleque” é atribuída a crianças traquinas e desobedientes. Também é utilizada para qualificar a personalidade de uma pessoa brincalhona ou que não merece confiança.
É utilizada para se guardar pequenas provisões. Também é um apetrecho típico da cultura afro-brasileira, sendo utilizada por vários orixás. Em sentido figurado, a palavra significa cúmplice.
O amor na visão de mundo africana. em língua funguê, a palavra amor é traduzida por ruan nine. Tem duas palavras aí, uma que significa essência. e nine que significa aceitação.
1 coloq Falta de organização ou ordem; bagunçada, confusão, desordem, roldão, vuco-vuco, zona, zorra: Todos os dias, no pátio da escola, a criançada fazia a maior bagunça.
Sinuca de bico ocorre quando no jogo de sinuca - aportuguesamento da palavra inglesa «snooker» - a bola com que se joga fica encostada à caçapa, sem ângulo para bater nas outras bolas. É uma metáfora consagrada que define uma situação sem saída.
A sinuca tem origem na Grã-Bretanha, em 1875. É uma variante dos jogos de bilhar. Pode ser jogada de forma individual ou em dupla. O objetivo do jogo é encaçapar (colocar num dos seis buracos da mesa) as bolas coloridas, dentro de uma sequência definida pelas regras.
Baianinho de Mauá cobra cachê a partir de R$ 12 mil para participar de eventos fora do calendário da sinuca. No fim de 2022, Baianinho de Mauá faturou o maior prêmio da história da sinuca brasileira. Foram R$ 400 mil pela vitória sobre Felipinho, considerado outro grande nome da atualidade no esporte.
Bobôs são um povo da África Ocidental que está distribuído em territórios dos atuais Burquina Fasso e Mali. Ocupam seus territórios desde cerca de 800, mas considera-se que são originários de territórios ao norte, pois a língua bobô pertence ao tronco mandê.
Homens e mulheres de muitas tribos na África vestiram tangas por séculos: a palavra "tanga" que teria sido usada por eles veio para o português e o espanhol com esse significado. No final dos anos 80, a tanga popularizou-se na maior parte do Ocidente e a tanga como roupa íntima ganhou popularidade ao longo dos anos 90.
Q – Quitanda. É uma vendinha de pequeno porte onde se encontra produtos frescos como frutas, verduras etc. A palavra vem do quimbundo kitanda, que significa mercado, feira.
“dengo” - vem de “ndengu”, que significa “doçura, carinho e atenção” na língua quicongo, falada no norte de Angola e na República Democrática do Congo.