Bioética é um neologismo construí- do a partir das palavras gregas bios (vida) + ethos (ética). A Enciclopédia de Bioéti- ca de Reich consultada define-a como “o estudo sistemático da conduta humana no âmbito das ciências da vida e da saú- de”(1).
A bioética tem quatro princípios que devem ser analisados para resolver dilemas éticos sobre atendimentos ou tratamentos de saúde. Os princípios são autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.
Os princípios da bioética, como autonomia do paciente, beneficência, não maleficência e justiça, guiam a prática médica e decisões éticas. A autonomia do paciente respeita o direito do indivíduo de tomar decisões informadas sobre sua saúde.
Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. O princípio da autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão.
São eles: beneficência, não-malefi- cência, autonomia e justiça ou eqüidade. O princípio da beneficência relaciona-se ao dever de ajudar aos outros, de fazer ou promover o bem a favor de seus interesses.
Fatores bióticos são os componentes vivos de um ecossistema. São exemplos de fatores bióticos as bactérias, algas, protozoários, fungos, plantas e animais. Fatores abióticos são os componentes não vivos do ecossistema. São exemplos de fatores abióticos os gases atmosféricos, radiação solar, sais minerais e água.
Os fatores abióticos, como já descrito, englobam os componentes não-vivos do ambiente, como temperatura, água, luz solar e solo. Em contraste, os fatores bióticos consistem em todos os seres vivos de um ecossistema, incluindo plantas, animais, fungos e microorganismos.
Componentes bióticos: são todos os componentes vivos de um ecossistema, ou seja, as bactérias, os fungos, os protozoários, as algas, os animais e as plantas de uma região. Desempenham diferentes papéis em um ecossistema.
A Bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas/bioéticas que surgirão na vida profissional. Sem esses conceitos básicos, dificilmente alguém consegue enfrentar um dilema, um conflito, e se posicionar diante dele de maneira ética.
A bioética surgiu na década de 70 como um novo campo de conhecimento, onde o interesse era de resgatar as ciências humanas, na área das ciências duras: matemática, física, química, principalmente nas ciências biológicas e na medicina.
A bioética desempenha um papel importante não apenas no campo científico e hospitalar, mas também na sociedade e no meio ambiente. Os princípios bioéticos estão presentes em nosso cotidiano, nas relações humanas e na forma como consumimos recursos naturais.
Resumo:A bioética e o bem-estar animal são disciplinas fundamentais para a formação de profissionais conscientes e preparados para respeitar os seres vivos. O objetivo deste trabalho foi descrever a oferta destas disciplinas pelos cursos de medicina veterinária das universidades brasileiras.
Suas funções principais são estabelecer normas específicas no campo da ética em pesquisa, funcionar como instância final de recursos, informar e assessorar os órgãos de saúde e sociedade em geral sobre questões relativas a ética em pesquisa, estimular a criação e registrar os CEPs.
O que é abiótica? Chamamos de abiótica quando um fator ambiental exerce influência sobre o meio, mas não tem sua origem em um organismo. A água, a luz solar, o vento e a temperatura, por exemplo, são fatores abióticos, enquanto os microrganismos, as plantas e os animais são fatores bióticos.
São os que alteram a aparência/estrutura de um objeto. Por ex: Se você tem uma panela em prefeito estado e você a amassar, terá ocorrido um elemento físico na aparência do objeto.
A biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, diz respeito às regiões habitadas do nosso planeta. Geralmente o termo biosfera relaciona-se com os seres vivos que aqui vivem, entretanto, o termo pode ser ampliado e usado para falar dos ambientes.
A bioética é um tema da filosofia, mais especificamente da ética, que trata de questões relacionadas ao tratamento ético da vida animal (lembrando que nós, seres humanos, também nos incluímos no conceito de vida animal).
Os princípios da bioética são diretrizes que orientam decisões em questões relacionadas à saúde e à pesquisa médica, buscando o bem-estar do indivíduo e da sociedade, com base em quatro pilares: autonomia, beneficência, não maleficência e justiça. Saiba mais!
Ponto específico e tema relativamente novo, a Bioética, muito mais do que uma "ética da vida", conduz à reconsideração sobre o complexo das relações do ser humano com a vida, sob nova perspectiva. Seus princípios estão presente no campo ético da saúde.