Cades (em hebraico: קָדֵשׁ), também conhecida como Cades Barneia (em hebraico: קָדֵשׁ בַּרְנֵעַ; romaniz.: Kadesh Barnea), era uma antiga cidade do Oriente Médio, conforme a Bíblia.
Os Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz foram criados pela portaria 005/2007 (que foi substituída pela Lei nº 14.887 de 15 de janeiro de 2009, art.
Cades Barnéia é importante para o estudo bíblico porque está muito associada à história dos primórdios de Israel. Já nas narrativas patriarcais o lugar é mencionado como o ponto extremo a que chegou a invasão de Queorlaomer e seus aliados, no texto, porém, com um suposto nome mais antigo: em mixpat (Gênesis 14,7).
O que aconteceu só povo de Israel em Cades-Barnéia?
Acontecimentos Importantes: Esse é possivelmente o lugar de onde Moisés enviou 12 homens para espionar a terra de Canaã (Núm. 13:17–30). Serviu como base para o acampamento dos israelitas durante 38 dos quase 40 anos em que vagaram pelo deserto (Deut. 2:14).
A Bíblia identifica Cades-Barnéia como tendo sido localizada no deserto de Zim, e a maioria dos estudiosos, bem como as fontes tradicionais, conseqüentemente identificar este deserto como sendo parte da planície. Portanto, é eminentemente possível que o deserto de Sin e no deserto de Zim, na verdade, são o mesmo lugar.
Canaã é a antiga denominação da região correspondente à área atual de Israel (incluindo as Colinas do Golã), territórios palestinos (Cisjordânia e Faixa de Gaza), de parte da Jordânia (uma faixa na margem oriental do Rio Jordão), do Líbano e de parte do litoral sul da Síria (Números 34:1-15 e Deuteronômio 3:8).
Então Moisés me disse: 'A parte da terra de Canaã por onde o seu pé pisou pertencerá a você e aos seus filhos, para sempre'. “Agora, como vê, o SENHOR me guardou todos esses quarenta e cinco anos com vida, desde o tempo em que o povo ficou indo de lá para cá no deserto. Estou agora com oitenta e cinco anos de idade.
Deus finalmente fez com que eles peregrinassem pelo deserto outros 38 anos (incluindo uma viagem de retorno do Sinai a Cades-Barnéia) antes que lhes fosse permitido atravessar para a Terra de Canaã. É uma longa viagem do Sinai a Cades-Barnéia – quando o pecado vai junto.
O deserto simboliza a hostilidade, que na Bíblia representa a ocasião em que Deus põe a prova o seu povo, afim de aperfeicoá-lo (Sl 78; 95, 107). Isto serve para nos recordar que a nossa vida esta totalmente nas mãos do Senhor, e que neste mundo hostil dependemos exclusivamente Dele para sobreviver.
Dentre eles o deserto do Sinai, da Judeia, de Neguiev e de Jericó. Agrupam-se os primeiros na Península do Sinai. Os outros, encontram-se nas outras regiões do país. Veremos como o povo de Deus conviveu com essas áreas inóspitas.
O deserto nos ensina a depender de Deus. Não existe água, sombra nem abrigo. Foi no deserto que o povo de Israel descobriu que o seu sustento vem de Deus.
O CADES é um órgão consultivo e deliberativo em questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural, construído e do trabalho, em todo o território do Município de São Paulo. Seu funcionamento foi regulamentado pelo Decreto nº 52.153/2011.
36 E os homens que Moisés mandara para espiar a terra, e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, difamando a terra, 37 Aqueles mesmos homens, que difamaram a terra, morreram da praga perante o Senhor.
Em termos de extensão territorial, seria do Rio do Egito ao Rio Eufrates (na região do mar Morto e do mar de Quínerete), o que hoje corresponderia aos atuais territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.
A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida. Só seus filhos poderiam fazê-lo.
Ele desobedeceu porque foi incrédulo. E vindo de Moisés, Deus considerou um duro golpe, como a traição de um amigo, visto que Ele o honrava diante de todos e agora estava sendo desonrado na frente do próprio povo. Seu Nome não seria santificado e nem receberia a glória de vida.
Ele confiou que Deus o ajudaria a conquistar a terra, mesmo que ali morassem gigantes. Assim Josué abençoou a Calebe com a porção de terra que lhe era devida, cumprindo a promessa que o Senhor fizera há 45 anos.
Quem habitava na terra de Canaã antes do povo de Israel?
Quando os hebreus chegaram a Canaã, encontraram a terra povoada pelos cananeus (povos originários da região) e filisteus. A narrativa bíblica conta que a região teria sido conquistada em uma campanha militar feita sob a liderança de Josué.
Já se sabia que, há milhares de anos, os cananeus viveram em uma parte do mundo que, hoje, corresponde a Israel, Palestina, Líbano, Síria e Jordânia. Lá, estabeleceram uma cultura influente no Oriente Médio e arredores.
Além de sua história registrada, a expressão “Terra Prometida” também denota uma região divinamente designada para um povo específico. De acordo com as Escrituras Sagradas, Canaã englobava uma área oriental do Mar Mediterrâneo, abrangendo territórios que hoje compreendem Israel, Palestina, Jordânia, Líbano e Síria.