Qual o significado de Discromia?
Discromias ou manchas pigmentares são enfermidades da derme, que produzem alterações na coloração da pele, devido à melanina ou ao depósito de outros pigmentos (hemossiderina, ouro, prata, caroteno, pigmentos biliares, etc), que podem afetar tanto homens quanto mulheres e se apresentam em qualquer idade.Quais são os principais tipos de Discromia?
DISCROMIAS
- Acromias: ausência total de melanina.
- Hipocromias: diminuição da produção de melanina.
- Hipercromias: aumento da produção de melanina. ...
- Melasma ou Cloasma: hiperpigmentação facial que afeta frequentemente mulheres grávidas, pessoas com propensão genética ou que usam anticoncepcionais (estrógeno).
Como podemos classificar as discromias?
As discromias podem ser classificadas devido às diferentes etiologias, ou seja, o agente causa- dor da alteração da coloração da cútis, ressalva Borges (2010), como no caso das Melanodermias ou hipermelanose, que são caracterizadas como manchas hipertônicas devido ao excesso de mela- nina, por um excesso de produção de ...Como tratar a Discromia?
Os tratamentos incluem medicações e remoção por laser, luz pulsada ou peeling químico. A hiperpigmentação induzida por medicamentos corresponde a 10-20% dos casos de hiperpigmentação adquirida. As lesões (manchas) podem ser localizadas ou generalizadas.MANCHAS NA PELE - ENTENDA O QUE SÃO DISCROMIAS
O que fazer para voltar a pigmentação da pele?
Métodos de tratamentoOs tratamentos incluem: Fototerapia: uso de luz UV para estimular a produção de melanócitos. Medicamentos tópicos: corticoides e imunossupressores para reduzir a inflamação e estimular a repigmentação. Medicamentos sistêmicos: imunossupressores orais para casos graves.
O que é Discromia Pós-inflamatória?
As discromias são alterações patológicas na cor natural da pele, podendo ser divididas em dois grupos: hipocrômicas resulta em manchas mais claras que o tom de pele e hipercrômicas se destacam pela presença de manchas mais escura na pele.O que causa a falta de pigmentação na pele?
A pele pode perder o seu pigmento depois de se recuperar de certas doenças e infeções cutâneas como as vesículas, as úlceras ou as queimaduras. Neste caso não é tão branca como no vitiligo e, ao longo do tempo, pode voltar à sua pigmentação normal. Os cosméticos podem camuflar este tipo de mancha.Quais são os três pigmentos encontrados na pele?
Os seres humanos apresentam diversas tonalidades de pele e de pelos. A coloração dessas estruturas resulta da interação de vários pigmentos, como carotenoides, hemoglobina e a melanina, sendo esse último o principal responsável por promover a coloração.Qual é o nome do pigmento responsável pela cor da pele?
Melanina (do gregomélanos, “escuro”), o pigmento responsável pela coloração da pele, é normalmente associado à proteção solar: ao absorver luz, protege o organismo dos raios solares.O que produz a melanina?
A melanina é produzida no interior da célula melanócito.A interação dos melanócitos com os queratinócitos recebe o nome de unidade epidérmico-melânica. Um melanócito pode se relacionar com até trinta queratinócitos, e quanto mais melanossomos um indivíduo possui, mais escura será sua pele.
O que é Acromia na pele?
O termo 'acromia' refere-se à ausência de cor, enquanto 'hipocromia' é quando ocorre uma diminuição da cor da pele.Como se chama a pigmentação da pele?
Os tons de pele, ou fototipos, são variações de pigmentação que a camada mais superficial da pele — a epiderme — pode apresentar.Qual a diferença entre hipercromia e Discromia?
Um fator de preocupação e responsável pelas diferenças de tonalidades da pele são as discromias, que podem ser re- presentadas por manchas mais claras (hipocromias) ou mais escuras (hipercromias) do que a coloração da pele normal e produzem, na sua maioria, um resultado estético desagradá- vel.Quais são as manchas Hipocrômicas?
As manchas de hanseníase normalmente são os primeiros sinais para o início da doença. Estas manchas iniciais são hipocrômicas (mais claras que o tom da pele), com diminuição de sensibilidade dolorosa, tático e térmica. O local que elas mais aparecem são braços, pernas e costas, mas podem aparecer em todo o corpo.O que é uma hipercromia?
Hipercromia é, nada mais nada menos, que manchas de pele. Ela ocorre quando a pele produz mais melanina que o normal, fazendo manchas escuras aparecerem no corpo. Leia também: 10 motivos para você fazer uma pós em Biomedicina Estética.Qual é o nome da doença que deixa a pele branca?
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.Qual é o pigmento responsável pela cor da pele?
Melanina é o pigmento marrom que produz as diversas tonalidades e cores da pele humana, do cabelo e dos olhos. A coloração (pigmentação) é determinada pela quantidade de melanina na pele. Sem a melanina, a pele teria uma cor branco-pálida, com tons de rosa, devido ao sangue que flui sob a pele.O que ativa a melanina da pele?
Uma das formas mais naturais e mais simples de estimular a produção de melanina na pele é através da exposição controlada ao sol. A exposição solar regular, com proteção adequada , pode resultar em um bronzeado saudável e no estímulo dos melanócitos. No entanto, é essencial tomar precauções para evitar danos à pele.Qual a vitamina que ajuda na pigmentação da pele?
A Vitamina B12, também conhecida como Cobalamina, atua principalmente no processo de produção de pigmentos para a pele. Seus benefícios envolvem a prevenção e o tratamento de manchas, e a recuperação de tecidos danificados.Quais alimentos ajudam na pigmentação da pele?
5 alimentos que podem ajudar a potenciar o seu bronzeado:
- Cenoura. É uma excelente fonte de betacaroteno e vitaminas A, C, B2 e B3 que estimulam a produção de melanina.
- Espinafres e vegetais verde-escuros. ...
- Beterraba. ...
- Abóbora. ...
- Manga.