Iansã (Oyá) Também conhecida como Oyá, Iansã é uma orixá guerreira muito associada aos ventos, às tempestades e aos rituais funerários. Iansã é a orixá dos ventos, das tempestades e dos rituais funerários.
Àbọ́rú, Àbọ́yẹ́, Àbọ́ṣíṣẹ é a contração das palavras: Kí ebo fin, Kí ebo dá, Kí ebo o se. Isso significa: Meu sacrifício será autorizado, meu sacrifício será aceito, meu sacrifício se manifestará, respectivamente. Em resposta a esta saudação, teremos: Ogbó atọ́, àsúre, Ìwọ̀rìwòfún.
"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.
Curiosidade: Oyá, Iansã ou Inhançã é a orixá dos ventos e dos raios, a deusa que comanda as tempestades e também o espírito dos mortos, os quais controla com um rabo de cavalo chamado Eruexim um dos seus símbolos.
Inhansã ou Oiá, como é também chamada no Brasil, é uma divindade da Mitologia iorubá associada aos ventos e às águas, sendo companheira de Xangô, o senhor dos raios e tempestades.
Usar o Colar Orixá Oyá/Iansã com Lindo Pingente é uma forma de honrar e invocar a proteção e a sabedoria de Iansã em sua vida. Sua energia intensa e transformadora pode auxiliar na superação de desafios, na busca por equilíbrio emocional e na conquista de objetivos.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
Trata-se de um terreiro misto, assim como nossa saudação a Exu, que tem o “Orixá e a Jurema” como se diz na tradição local da capital paraibana, ou seja, cruzam num mesmo espaço religioso o Candomblé e a Jurema.
Se a pessoa inicia sozinha, ela será chamada de dofono(homem) ou dofona(mulher), caso seja mais de uma pessoa, chamamos de barco, e a ordem do barco, está associada ao Orixá que a pessoa será inciada, ordem essa, que vem da ordem do xirê, assunto esse para outra postagem!
Um OIA – Organismo de Inspeção Acreditado pelo INMETRO é uma empresa que, após se adequar aos requisitos estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17020:2012, é autorizado pelo INMETRO a fazer inspeções dentro de um escopo, definido com base no tipo de inspeção, nos critérios de aprovação e/ou no tipo de produto ...
O culto de Oyá Ìgbalè é ligado à morte e aos ancestrais. Seus filhos são corajosos, independentes e extrovertidos. Devem evitar roupas quadriculadas e seus principais èwò's (tabus) são: o carneiro, arraia e abóbora.