Objeto feito de material polido que reflete a imagem das coisas. Nos tempos bíblicos os espelhos eram de metal polido, e a imagem refletida era imperfeita (#1Co 13.12).
Nessa alegoria, ouvir a palavra de Deus assemelha-se a contemplar o próprio reflexo. Lembrar-se ou não do que foi visto no espelho dependerá se a pessoa será ou não uma praticante da Palavra. Em suma, a própria Bíblia afirma ser o verdadeiro espelho que revela nossa verdadeira identidade.
Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que se vê no espelho, mas, depois de olhar para si mesmo, sai e se esquece da sua aparência.
Revela ainda a realidade aparente, refletindo-a de forma invertida, chamando a atenção para a sua perenidade. O espelho é também um instrumento de adivinhação, juntamente com o cristal, pois permite ver para além da realidade aparente.
🔲 ESPELHO: A Bíblia pode ser comparada com um espelho onde podemos contemplar o que somos e fazemos. É o que nos diz Tiago em sua carta: “Porque, se alguém é ouvinte da Palavra, e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla num espelho o seu rosto natural”.
A Dinâmica do Espelho é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional porque proporciona uma oportunidade para que os indivíduos possam refletir sobre si mesmos e compreender melhor suas habilidades, pontos fortes e fracos, bem como seus comportamentos e ações no ambiente do grupo.
Pesquisadores encontraram um espelho de bronze com as mesmas características na China, datado de 2 mil anos antes de Cristo. Os espelhos dessa época eram geralmente bem pequenos, cabendo na palma da mão. Alguns possuíam um orifício que permitia pendurá-los em objetos, nas mãos e até no pescoço.
Assim como nos contos e lendas, na história da arte, o espelho-speculum recebe significados ambíguos: às vezes, surge como registro documental; às vezes, é símbolo da sabedoria e da prudência; às vezes, aparece como alegoria da luxúria e da vaidade.
Através de uma aguda análise do comportamento humano, Machado de Assis expõe em “O Espelho” que a nossa “alma externa”, ligada ao status e prestígio social, à imagem que os outros fazem de nós, é muito mais importante do que a nossa “alma interna”, ou seja, a nossa real personalidade.
Ele pode ser usado para redirecionar a circulação de energia chi em um ambiente. Pode ser usado para refletir e dobrar uma imagem "positiva" na casa. Ajuda a aumentar espaços muitos estreitos e pequenos. Ajuda a iluminar locais muito escuros quando colocado em locais que refletem um luminoso ou uma janela.
O Poder do Espelho nos sugere conhecer a fundo de quem, verdadeiramente, é a imagem refletida no espelho quando estamos frente a ele. É o poder mais importante que um ser humano pode obter.
Tudo o que o espelho transmite é informação para quem vê. As maneiras de usar o espelho para valorizar os ambientes precisam de um pouco de cuidado. Tudo o que é feito tem um reflexo, que pode ser positivo ou negativo, dependendo da sua utilização.
A palavra espelho vem do latim «speculu». Espelho é uma superfície polida que reflecte a luz ou a imagem dos objectos. Mas tem outros sentidos: tudo o que refecte ou reproduz um sentimento; ensinamento, exemplo, modelo; superfície transparente de um lago; etc.
Espelhos são instrumentos, ou dispositivos, cuja função é refletir, o máximo possível, da luz que incide sobre eles. Esta luz ao ser refletida irá gerar, quando observada por nós, uma imagem. A imagem é produto da nossa mente. Ou seja, espelhos produzem imagens de objetos.
Entretanto, a Bíblia também fala de um espelho que, se quebrado, traz muitos problemas para aquele que o quebrou. Trata-se da lei de Deus. Os Dez Mandamentos não podem nos salvar nem nos limpar de nossos pecados. Porém, como um espelho, eles servem para nos mostrar a sujeira moral de nossa vida.
Nesse sentido, o espelho é um instrumento que influencia gestos e comportamentos das crianças proporcionando momentos de descobertas a partir de seus próprios sentimentos, expressões, e, também, oferece ao professor diversas possibilidades de intervenção. Palavras-chave: Espelho. Esquema Corporal. Educação Infantil.
A presença do papel de espelho permite que o si-mesmo seja reconhecido e comece a constituir-se. O si-mesmo pode, então, tornar-se uma realidade viva, com espontaneidade, e a pessoa pode construir uma forma de viver que seja verdadeiramente sua, sem a artificialidade característica da submissão.
"O espelho é considerado um portal para a espiritualidade e devemos ter cuidado de onde o colocamos", diz Márcia Fernandes. No vídeo de hoje, a sensitiva e astróloga traz duas simpatias com espelhos para proteção e amor.
Ouvi pela primeira vez a expressão “atravessar o espelho” na minha primeira saída. Ou seja, um paciente viciado em crack, sem chances de se reintegrar a sociedade.
Quando olhamos para um espelho e vemos nossa imagem sendo refletida, estamos observando uma reflexão regular da luz. Quando olhamos para uma poça d'água ou de óleo e vemos uma imagem refletida, observamos uma reflexão regular da luz.
A imagem formada por um espelho plano é determinada através do prolongamento dos raios refletidos. A imagem formada pode ser real ou imaginária. Se o objeto for real, a imagem é virtual; e se o objeto for virtual, a imagem é real.