Iod. Sobre o dossel do trono do Venerável Mestre, há um triângulo de cristal puro, transparente e imaculado. No centro do cristal, é inserida ou pintada a letra hebraica IOD (10ª letra do alfabeto hebraico), cuja aparência se assemelha a uma vírgula. O símbolo é o emblema material da máxima divindade, do Deus Criador.
O Dipolo do Oceano Índico (IOD), também conhecido como Niño Indiano, é uma oscilação irregular das temperaturas da superfície do mar em que o Oceano Índico ocidental torna-se alternadamente mais quente (fase positiva) e depois mais frio (fase negativa) do que a parte oriental do oceano .
Yod significa "mão" também. Agora você pode mover a sua mão para descobrir o verdadeiro poder das Escrituras. Aprenda hebraico em nossos cursos on-line ao vivo e aumente em dez vezes a sua compreensão da Bíblia.
Iode, ou jode (Yodh, Yud, Yudh, Yod, Iod, Iodh, Iud ou Iudh — י), é a décima letra de vários abjads semíticos, assim como o ʾyod ﺍ do alfabeto árabe e o ʾyã do alfabeto fenício.
Jahbulon, Jabulon ou Jah é uma palavra que foi utilizada para representar o nome inefável de Deus, em algumas sociedades como a Maçonaria e a Ordo Templi Orientis. A palavra "Jahbulon" também é representada em outras formações como Yahbulon ou Jao-Bul-On ou Jah-Buh-Lun ou Jah-Bul-Lun ou Jah-Bel-On.
A PALAVRA SAGRADA “JAQUIM(JAKIN)” O vocábulo “JAKIN” representa nos rituais, o aumento de salário que recebe o Aprendiz na sua elevação ao grau de Companheiro. Desejo que a palavra de passe no grau de Companheiro encontre o seu devido sentido transmigrado nas ações do maçom.
Essa mesma inscrição, em latim, “Nosce te ipsum”, está arquivada na memória de todos os irmãos e alicerça o brasão da minha Grande Loja Maçônica de Mato Grosso do Sul. Com essa frase, “Conhece-te a ti mesmo”, que é o resumo de tudo que se espera da maior de todas as viagens, abro aqui as cortinas da minha oração.
Dentro do triângulo, há a letra hebraica Yod, a menor e a mais poderosa de todas, que significa o princípio de todas as coisas, o fogo criador, a presença de Deus.
A letra Tet simboliza a superação de desafios, a Yod representa a busca pela sabedoria e a Samekh é o símbolo da proteção divina. Nossas camisas são mais do que roupas; são declarações de estilo e significado. Cada camisa é confeccionada com a mais alta qualidade de tecido para garantir conforto e durabilidade.
I é o símbolo químico do iodo; i representa, em matemática, a Unidade imaginária do conjunto dos números complexos; I é também, no sistema de numeração romana, o símbolo da unidade (1);
Tetragrama (do grego antigo τετραγράμματον, "quatro letras") é uma palavra, nome ou símbolo formado por quatro letras. Geralmente é associado ao Tetragrama YHVH, também chamado de "Tetragrama Sagrado". Outro tetragrama muito conhecido é INRI, sigla latina de "Jesus Nazareno Rei dos Judeus".
Ioiô é um dos mais antigos brinquedos existentes. É constituído de dois discos, geralmente de plástico, mas podendo ser também de madeira ou metal, unidos no centro por um eixo no qual prende-se uma corda.
Segundo o Dicionário Houaiss, o iode é uma «semiconsoante ou semivogal que compõe ditongos crescentes ou decrescentes, como nas palavras do português iaiá e jeito».
Pronuncia-se /yod/. Corresponde à letra "I" do alfabeto latino. O "iúd" quando consoante pertence ao grupo palatal. Sendo as letras hebraicas usadas também para sinais numéricos, o valor do "iúd" é 10.
Acácia. A Acácia é a planta símbolo por excelência da Maçonaria, sendo utilizada pelos Mestres Maçons como sinal de identificação, representa a segurança, a clareza, e também a inocência ou pureza. A Acácia foi tida na antiguidade, entre os hebreus, como árvore sagrada e adoptada como símbolo maçónico.
Esquadro e compasso associados à letra G: um famoso símbolo da maçonaria. Entre os seus símbolos, o esquadro e o compasso são um dos mais famosos. Eles remontam às técnicas utilizadas pelos pedreiros na Idade Média. O compasso simboliza a busca pela perfeição do homem.
A presença do “G” no Templo é representativo da Geometria como a ciência maçônica; como foco do estudo, conhecimento e prática do trabalho maçônico; e principalmente como origem da Arte Real, base para o uso de todas as ferramentas do maçom.
O lema, ou o símbolo, "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" se constitui de um grupo de palavras que supostamente exprime as aspirações teóricas do povo maçônico e que, se atingidas, levariam a um alto grau de aperfeiçoamento de toda a Maçonaria, o que é evidentemente utópico, como a nosso ver o são todos os lemas.
O Maçom deve ter e manter elevada Moral, tanto na vida privada como na social, impondo-se pelo respeito, procedimento impecável e realizando sempre o Bem. É pelo valor moral que podemos cumprir sempre nossos deveres como elementos da Sociedade Humana e, particularmente, como membros da Sociedade Maçônica.