O que significa a palavra "ouviram do Ipiranga as margens plácidas"?
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas refere-se ao grito de independência proclamado por Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga. De um povo heroico o brado retumbante descreve o grito forte (brado) e decisivo de um povo heróico, clamando por liberdade.
Teria sido às suas margens, em 1822, que o imperador Dom Pedro I declarou a Independência do país, então colônia de Portugal. O fato foi imortalizado no verso “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”, do Hino Nacional, escrito por Joaquim Osório Duque Estrada (veja o vídeo acima).
A letra descreve a rotina de Elvira, uma catadora de materiais recicláveis que enfrenta diariamente as dificuldades da vida nas ruas. A canção começa com a observação de Elvira no Ipiranga, destacando sua invisibilidade social, pois, apesar de estar no centro da cidade, ninguém a vê ou a reconhece.
O que significa se ergues da justiça a clava forte?
O trecho “Se o penhor dessa igualdade / Conseguimos conquistar com braço forte, / Em teu seio, ó liberdade, / Desafia o nosso peito a própria morte!” quer destacar um povo unido e que é capaz de se organizar e lutar com o objetivo de assegurar a liberdade.
A expressão "gigante pela própria natureza significado" é uma frase que remete a grandiosidade e força intrínseca de algo ou alguém. Ela é uma referência ao trecho do Hino Nacional Brasileiro que diz "Gigante pela própria natureza".
O principal fato histórico ocorrido no bairro do Ipiranga é a Proclamação da Independência do Brasil, em 7 de Setembro de 1822, por Dom Pedro I, às margens do Ribeirão Ipiranga - fato este citado na primeira estrofe do Hino Nacional brasileiro e que leva o nome da região a toda a nação.
O que significa "e o teu futuro espelha essa grandeza"?
Ela pode se vista no céu do Brasil e remete a Jesus Cristo, visto como uma figura que traz amor e esperança para o seu povo. “Gigante pela própria natureza/És belo, és forte, impávido colosso/E o teu futuro espelha essa grandeza”, fala sobre a Floresta Amazônica e extensão do território brasileiro.
O verde-louro dessa flâmula e a tão desejada paz e prosperidade no futuro. O orgulho nacional de uma população pode ser comparado com a autoestima de um ser humano.
No Hino Nacional Brasileiro, a palavra florão aparece de forma figurativa, com o intuito de dizer que o Brasil destaca-se como uma joia/preciosidade que está decorando o Continente Americano. Aparece no trecho: "Fulguras, ó Brasil, florão da América".
O que significa de amor e de esperança a Terra desce?
De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece.” Explicação: Nessa estrofe, Joaquim Osório Duque Estrada idolatra o país, lembrando que a constelação Cruzeiro do Sul pode ser vista daqui, uma vez que ela só é visível no hemisfério Sul.
Qual é o significado da palavra garrida do hino nacional?
Garrida: alegre, graciosa. Em ordem direta: Teus risonhos campos tem mais flores do que a terra mais garrida. Os trechos entre aspas são do poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias.
Qual é o significado da palavra espelha no hino nacional?
"Espelha" é aquilo que reflete alguma coisa. "Gentil" é alguém que é considerado como generoso. "Fulguras" é aquilo que resplandece. "Florão" é caracterizado como uma flor de ouro.
1. Verde-louro. Termo presente no hino do Brasil que significa: Brasil, que a tua bandeira estrelada seja um símbolo de amor eterno, e que o verde-amarelo desta bandeira signifique paz no futuro e glória no passado.
No Hino nacional brasileiro a palavra flâmula é usada como sinônimo de bandeira: E diga ao verde-louro desta flâmula - Paz no futuro e glória no passado.
Qual é o significado da palavra retumbante no hino nacional?
Foi às margens dele que foi declarada a Independência do Brasil por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822. Plácidas: sinônimo de calmas, serenas, tranquilas. Brado: grito, clamor, berro. Retumbante: ressonante, que causa entrondo, provoca eco.