México é uma tradução e uma simplificação para o espanhol da palavra Metztlixihtlico, o nome com o qual os astecas chamavam a capital. O significado é "o centro da lua", pois mētztli é lua, xictli é centro e co é lugar. Algumas teorias afirmam que o verdadeiro significado da palavra México é "o umbigo da lua".
O México, então, significa "Lugar de Mexi" ou "Terra do Deus da Guerra". Outra hipótese sugere que Mēxihco deriva de uma junção das palavras nahuatl para "lua" ( mētztli ) e umbigo ( xīctli ). Este significado ("Lugar no Centro da Lua") pode então se referir à posição de Tenochtitlan no meio do Lago Texcoco .
O México foi uma colônia da Espanha por um longo período, até que os movimentos independentistas levaram à autonomia do país, mais precisamente em 1821. Entretanto, o México enfrentou diversas disputas territoriais contra os Estados Unidos, e ainda, vários distúrbios internos, como conflitos civis pelo poder local.
O nome oficial do país mudou conforme a forma de governo. Em duas ocasiões (1821–1823 e 1863–1867), o país era conhecido como Imperio Mexicano (Império Mexicano). Todas as três constituições federais (1824, 1857 e 1917, a Constituição atual) usavam o nome Estados Unidos Mexicanos ou Estados-Unidos Mexicanos.
México é uma tradução e uma simplificação para o espanhol da palavra Metztlixihtlico, o nome com o qual os astecas chamavam a capital. O significado é "o centro da lua", pois mētztli é lua, xictli é centro e co é lugar. Algumas teorias afirmam que o verdadeiro significado da palavra México é "o umbigo da lua".
O conquistador espanhol Hernán Cortés arrasou com a Civilização Asteca entre os anos de 1519 e 1521. A partir desse momento, o México passou a integrar o Vice-Reino da Nova Espanha. Sua independência foi proclamada em 1810 e, em 1824, já era uma república.
O Espanhol é a língua oficial do México. Mas também se falam mais de 60 linguas indígenas em diversas regiões. Nos lugares turísticos é comum encontrar pessoas que falam inglês.
La Llorona é a mais famosa lenda mexicana. É tão marcante para os naturais deste país que, mesmo descendentes de imigrantes vivendo nos Estados Unidos da América e no Canadá, afirmam ter visto La Llorona nas margens dos rios.
“Chicano” é o termo empregado para designar os cidadãos norte-americanos de origem mexicana. A palavra, de origem náuatle, mistura também “México” e “mexicano”, provenientes de “ mexica ” [me'shi ka], que era a maneira como os astecas nomeavam seu território, localizado na parte central do que atualmente é o México.
Os pontos fortes da cultura do México podem ser encontrados nos seus rituais religiosos, como o festejado Dia dos Mortos, uma das festas populares mais importantes do país, através da sua gastronomia, declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade, da sua dança, da música e do seu rico artesanato.
A variante do espanhol do México é considerada fácil de entender e aprender. De fato no México, o espanhol é falado geralmente um pouco mais lento e mais claramente articulado do que no resto do mundo de língua espanhola.
1. Árabe. E o topo desta lista ficou com esse idioma da família semítica, com mais de 310 milhões de falantes nativos que nem sempre se entendem. Pois é, o árabe tem tantos dialetos e subdialetos que, em alguns casos, é difícil até mesmo para quem usa a língua desde pequeno compreender alguém de outro país árabe.
Mexicanos (em castelhano: pueblo mexicano [(coletivo)]; mexicanos [(indivíduos)]) é um termo que se refere a todos os indivíduos naturais do México, um país multiétnico situado na América do Norte, ou que se identificam com a identidade cultural e nacional daquele país.
Assim como o Brasil, o México é um país dominado pelo catolicismo. E, como os brasileiros tem a Nossa Senhora de Aparecida como padroeira, os mexicanos são devotos de Nossa Senhora de Guadalupe.
O México tem litorais em duas grandes massas de água: o oceano Pacífico (com o golfo da Califórnia entre o continente e a península da alta Califórnia) a ocidente e, a oriente, o golfo do México e o mar das Caraíbas, que conduzem ao oceano Atlântico.
De acordo com a sua geografia, o México possui áreas tanto de relevo baixo como mais elevado. A costa e as terras baixas (como Chiapas e a Península de Yucatan) possuem um clima quente e úmido, com uma estação chuvosa que vai de junho a setembro. No planalto central, o clima é mais temperado.
O México produz mais produtos manufaturados que o resto da América Latina junta. O valor das exportações mexicanas é superior ao valor total das exportações da região. O México é o 1º produtor de televisões de plasma no mundo, o 4º exportador de computadores e o 4º exportador de serviços de tecnologia da informação.