O que significa Oxxo? Os dois x do nome são referência ao símbolo de porcentagem (%%), para transmitir a ideia de preços baixos, segundo a empresa. O primeiro logotipo da companhia era um carrinho de supermercado em que a letra "o" representa as rodas e os "x"' eram a manopla e o chassi.
Oxxo é uma palavra que não possui um significado específico em nenhum idioma. No entanto, ela é frequentemente associada a uma rede de lojas de conveniência mexicana chamada Oxxo.
Presente no Brasil há mais de dois anos, a rede de mercados de proximidade Oxxo gera curiosidade, principalmente no ambiente digital, por sua rápida expansão e pelas dúvidas de como pronunciar seu nome.
Segundo a empresa, Oxxo vem do símbolo % (porcentagem), que era o logotipo do mercado. Com o tempo, as pessoas começaram a pronunciar a marca, dando vida ao nome Oxxo.
O Oxxo foi fundado há 40 anos no México e conta com mais de 19 mil lojas. No Brasil, o negócio foi licenciado para o Grupo Nós, operação conjunta entre a mexicana Femsa, maior engarrafadora da Coca-Cola do mundo, e a Raízen, responsável pela marca Shell em postos de combustíveis no país.
Você sabe o significado de OXXO, como se pronuncia e de onde vem?
O que se vende na OXXO?
No Brasil inauguramos nossa primeira loja em 2020 em Campinas – São Paulo, e hoje contamos com mais de 350 lojas com a missão de oferecermos bebidas sempre geladas, comidas prontas, padaria, preço justo e serviços que importam, com praticidade e proximidade de você.
A varejista mexicana chegou ao Brasil em dezembro de 2020 a partir de uma parceria comercial estratégica entre Femsa e a brasileira do ramo de energia Raízen, joint venture batizada de Grupo Nós. Embora pareça, a entrada da OXXO no Brasil não aconteceu de forma tão repentina. A Femsa expressava essa vontade desde 2011.
Quem está por trás do Oxxo no Brasil? Quem é sócia da Raízen no OXXO é a FEMSA, uma das maiores engarrafadoras de Coca-Cola do mundo. Mas por quê uma empresa de postos de combustíveis e uma fabricante de refrigerante investiram num mercadinho? Primeiro: pela diversificação.
Primeiro mercado OXXO no Brasil é inaugurado no marco zero de Campinas. São Paulo, 01 de dezembro de 2020 - O primeiro mercado OXXO do Brasil abre suas portas ao público hoje, dia 1 de dezembro.
Em menos de três anos de atuação no Brasil, a Oxxo já alcançou 350 unidades dos seus mercadinhos de bairro em São Paulo e na região metropolitana. De junho de 2022 a junho deste ano, foram inauguradas 216 novas lojas - média de um a cada dois dias.
Presente com mais de 19 mil lojas em países como México, Colômbia, Chile, Peru e Brasil, a marca OXXO possui a maior rede de lojas de varejo de proximidade da América Latina.
Hoje o valor médio do investimento necessário para abrir investir na Oxxo é cerca de R$ 750.000,00. Além disso, para instalação de uma, a marca busca por terrenos de 90m², que comportem todos os serviços que seus mercados buscam ofertar. Primeiramente, faz-se um estudo detalhado do mercado local, como deve ser.
O OXXO é um mercado de proximidade fundado em 1978 pela FEMSA Comércio, no México, e é uma das maiores redes varejistas do mundo. Presente em diversos países da América Latina com mais de 19 mil lojas.
Como funciona o mercado Oxxo? A Oxxo é uma loja de conveniência que busca oferecer itens básicos aos consumidores de forma fácil, rápida e acessível. Embora ela não seja tecnologicamente inovadora, a rede se destaca pela proximidade com o consumidor.
O mercado Oxxo atua com dois segmentos de loja que se adequam ao entorno. Por meio do uso de ferramentas de inteligência e geofusion, a marca consegue mapear toda a região e oferecer uma proposta mais adequada, o que reflete no sortimento de produtos e no layout da unidade.
Presente com mais de 19 mil lojas em países como México, Colômbia, Chile, Peru e Brasil, a marca OXXO possui a maior rede de lojas de varejo de proximidade da América Latina.
Hoje o valor médio do investimento necessário para abrir investir na Oxxo é cerca de R$ 750.000,00. Além disso, para instalação de uma, a marca busca por terrenos de 90m², que comportem todos os serviços que seus mercados buscam ofertar.
Um dos destaques das lojas é a padaria, com produção própria de pães, disponíveis sempre fresquinhos para os clientes. Há também um Food Service completo com grande variedade de salgados, sanduíches, pizzas, refeições prontas, sobremesas e bebidas quentes e geladas. Outro diferencial do OXXO são as bebidas.
De lá para cá tem chamado atenção pelo ritmo acelerado de expansão. Nos últimos 12 meses até junho, foram inauguradas, em média, uma loja a cada dois dias. Atualmente são mais de 350 lojas em funcionamento em 11 cidades no Estado de São Paulo.
É uma “estratégia de crescimento de mão dupla”, como define a própria Femsa, em que o foco está tanto em ampliar a penetração das tradicionais lojas Select nos postos Shell, quanto em implantar as OXXO.
Oxxo (estilizado como OXXO - pronúncia Óquisso) é uma rede de lojas de conveniência mexicana, fundada em 1978 e controlada pela empresa de bebidas FEMSA, por meio de sua subsidiária FEMSA Comércio.
A companhia destaca que o Grupo Nós, empresa conjunta que têm com a Raízen no Brasil, para operação das lojas Oxxo e Shell Select no país, registrou receitas de R$ 137 milhões no primeiro trimestre, alta de 259,1% no ano. A empresa abriu 207 novas lojas Oxxo nos últimos 12 meses, chegando a 314 no total.
A OXXO, marca de conveniência e proximidade concebida pela Femsa Comercio, foi criada em 1978 e é um dos maiores varejistas do mundo com mais de 18.000 lojas na América Latina.