Segundo o dicionário Michaelis, penhor é um termo jurídico que significa entrega ou vínculo de bem móvel ou imóvel como garantia de cumprimento de obrigação. Outras duas definições para o verbete são: o próprio bem móvel ou imóvel que foi penhorado, que foi dado como garantia; tudo aquilo (palavra, contrato etc.)
TERMO DE PENHORA. O Termo (ou Auto) de Penhora constitui-se em ato específico para execução de devedor por falta de pagamento. A penhora deverá recair sobre tantos bens quantos bastem para o pagamento do principal atualizado, dos juros, das custas e dos honorários advocatícios.
O penhor – que também é popularmente conhecido como 'prego' – é um meio rápido de conseguir dinheiro, pois não precisa de análise de crédito ou outras burocracias. A pessoa que possui um bem de valor, coloca o item no penhor e em troca recebe uma quantia de até 100% do valor do bem.
“clava forte”= força da justiça. “espelha” = reflete. “límpido” = puro, claro, transparente; que não está poluído. “Garrida” = que tem elegância, graça; que tem muitos adornos, enfeites; janota, casquilho; que é vivo, alegre, animado; que atrai atenções; vistoso.
Relembremos as cores e os significados de nosso símbolo pátrio formado por um grande retângulo verde que significa as nossas florestas e a riqueza de nossa evoluída agricultura; um losango amarelo que traduz a riqueza de nosso país; um circulo azul lembrando a qualidade de nossa água cristalina.
Foi às margens dele que foi declarada a Independência do Brasil por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822. Plácidas: sinônimo de calmas, serenas, tranquilas. Brado: grito, clamor, berro. Retumbante: ressonante, que causa entrondo, provoca eco.
O que significa se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade?
Se o penhor dessa igualdade conseguimos conquistar com braço forte: Indica que a igualdade e a liberdade do país foram conquistadas com esforço. A palavra penhor significa também que a conquista foi feita pela troca de alguma característica deixada para trás, assim como é quando penhora-se algum item.
Penhor é o bem oferecido ao credor pelo devedor como forma de garantia do cumprimento de uma dívida; ou seja: ela ocorre de forma voluntária. Penhora é o ato judicial de apreensão dos bens do devedor para que o pagamento da dívida assumida seja cumprido. Ou seja: ela é determinada pela justiça.
O penhor é um direito real de garantia por meio do qual o devedor transfere ao credor a posse de um bem móvel de sua propriedade, como forma de garantir o pagamento da dívida.
Bens inalienáveis, como bens públicos, imóveis tombados, terras ocupadas por indígenas, obras de arte e bens de família não podem ser alienados e, portanto, também não podem ser penhorados.
O penhor é, assim, uma garantia das obrigações que incide sobre certa coisa móvel ou sobre créditos ou outros direitos não suscetíveis de hipoteca, pertencentes ao devedor ou a terceiro e que confere ao credor o direito de ser pago com prioridade face a todos os outros credores através do produto da venda do bem ...
Constitui-se o penhor pela transferência efetiva da posse que, em garantia do débito ao credor ou a quem o represente, faz o devedor, ou alguém por ele, de uma coisa móvel, suscetível de alienação.
Com o Penhor, você sai com seu dinheiro na hora sem a necessidade de análise cadastral ou avalista. Além disso, seus bens ficam em total segurança no cofre da CAIXA e você pode renovar seu contrato quantas vezes precisar. E, depois de quitar seu contrato, você recebe seu bem de volta.