O Suriname tomou seu nome dos índios surinen, habitantes originais da região. Uma lembrança triste, uma vez que, quando os primeiros exploradores ali chegaram, a tribo já havia praticamente desaparecido, expulsa e dizimada por outros grupos indígenas que passaram a ocupar a área.
Suriname foi povoado primeiro pelos ingleses em 1651, mas foi cedido aos holandeses através de tratado em 1667. Tornou-se um território autônomo sob controle da coroa Holandesa em 1954 e ganhou independência em 1975. O país foi assim denominado em homenagem ao Rio Surinam, mas o significado deste nome é incerto.
Menor país independente da América do Sul, o Suriname, ex-Guiana Holandesa, diferentemente do que ocorreu em outras nações do continente, deveu sua colonização aos Países Baixos até 1975.
Colonização. Quanto à dominação à que cada um foi submetido no passado, diferentemente dos outros países, que passaram séculos sob jugo espanhol e português, ambos foram colonizados pelos holandeses no século 17.
O Suriname é um dos principais produtores mundiais de bauxita, tendo sua modesta economia baseada na exploração e no beneficiamento desse minério, do qual se produz alumínio. A Amazônia surinamesa, pouco explorada, é a fornecedora de matéria prima à indústria madeireira.
Apesar da diversidade étnico-cultural, o maior grupo religioso do Suriname são os cristãos. A Sexta-feira Santa, a Páscoa e o Natal são feriados públicos.
O Bami (macarrão frito), Nasi (arroz frito) e Pitjel (legumes misturados com molho de amendoim) são alguns dos pratos javaneses mais conhecidos do país. O Suriname possui muitos Warungs (praças de alimentação) que servem a cozinha tradicional da Indonésia.
O Suriname foi um lugar disputado por britânicos e holandeses até que, em 1667, o Tratado de Breda fez com que o território passasse de maneira definitiva para as mãos dos holandeses.
O nome Guiana foi dado ao país pelos povos originários que habitavam a região antes da chegada dos europeus, como conta a Encyclopedia Britannica. O significado da palavra, segundo a plataforma, é “terra da água”, em virtude da abundância de recursos naturais encontrados por lá.
Quem nasce no Suriname tem nacionalidade holandesa?
Para esclarecer, têm direito à cidadania holandesa todos aqueles que: Nasceram na Holanda ou nos Países Baixos; Filhos de pais holandeses, independente de onde tenham nascido; e. Cônjuges de cidadãos holandeses que tenham vivido juntos por pelo menos 3 anos.
A fronteira do Brasil com o Suriname tem extensão de 593,0 km, dos quais os 593,0 km são por divisor de águas. Estados brasileiros que fazem fronteira com o Suriname: Amapá e Pará.
Ex-colônia holandesa, o país era conhecido como Guiana Holandesa, mas, após conquistar a independência, em 1975, passou a adotar o nome de Suriname. O país abriga uma grande diversidade étnica. Antes da chegada dos colonizadores, no século XVI, o Suriname era habitado por índios arauaques, tupis e caraíbas.
Há registo de ocorrência de roubos e crimes violentos em Paramaribo e arredores (a área de Palmentium, em Paramaribo, é particularmente perigosa à noite). No interior do país, embora considerado relativamente mais seguro, também têm ocorrido roubos aos visitantes, pelo que é recomendável viajar com um guia turístico.
O Suriname está atualmente dividido em dez distritos. A maior parte da população (44,5% dos 541 638 habitantes) vive no distrito de Paramaribo, onde está a capital do país.
A região do Suriname era habitada por tribos indígenas aruaques, tupis e caraíbas quando, até o século XV, quando os espanhóis chegaram à região. Porém, os primeiros a colonizarem a região onde hoje é o Suriname foram os ingleses.
Os brasileiros no Suriname formam uma grande comunidade que consiste principalmente de garimpeiros. O número de brasileiros no país é estimado em 40 000, quase 10 por cento da população. Supostamente o Suriname tem a maior comunidade de brasileiros que qualquer outra nação da CARICOM.
Carne salgada e bacalhau (chamado bakkeljauw), que é peixe seco sem sal, fazem parte da culinária do Suriname, junto com vegetais como berinjela, quiabo e feijão . Quando um pouco de tempero é exigido em uma receita, as pimentas Madame Janette são comumente usadas.