Logos (em grego: Λόγος - "palavra"/"verbo", "discurso" ou "razão"), conhecido em português como Verbo, é um importante conceito na cristologia cristã para estabelecer a doutrina da divindade de Jesus Cristo e sua posição como Deus, o Filho na Trindade, como declarado no Credo Calcedoniano.
Verbo é a classe de palavras que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente, exprime ideia de ação, estado ou fenômeno, mas também pode expressar outros tipos de fatos.
No início era o Verbo, e o Verbo estava voltado para Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava, no início, voltado para Deus. Tudo foi feito por meio dele; e sem ele nada se fez do que foi feito. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens, e a luz brilha nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
1. O LÓGOS NO PRINCÍPIO (João 1:1a) | GREGO DIÁRIO
O que significa no princípio era o verbo e o Verbo estava com Deus?
Isso não é um acidente, porque a primeira coisa que João nos contará sobre o que Jesus fez foi que ele criou o universo. É o que ele diz no versículo 3. Então, as palavras “no princípio” significam: antes que houvesse alguma matéria criada, havia o Verbo, o Filho de Deus.
A Carta aos Hebreus fala deste mistério profundo; sacrifícios de animais, e mesmo de um simples homem, não poderia salvar a humanidade; então o Verbo se fez homem. O Verbo se fez carne para que conhecêssemos o amor de Deus.
Ao dizer “e o verbo se fez carne e acampou entre nós” (kai ó Logos sarx égéneto kai eskénosen en hémin“), João faz referência ao pedido outrora feito a Moisés, de que fosse construído um tabernáculo em forma de tenda, para que Deus habitasse em meio a seu povo (Cf. Ex 25, 8-9).
Verbo do latim verbum, palavra, em oposição a res, coisa. Na língua portuguesa, consolidou-se como sinônimo ou variante de palavra, do latim parabola, do grego parabolé, comparação, símbolo.
O Verbo encarnado é simultaneamente o princípio da criação e o fim último para o qual tende a pessoa humana, integrada ao cosmos. Assim, acenamos para a imensidade do mistério do Natal de Jesus Cristo. A Igreja alerta-nos de que devemos nos preparar adequadamente para a celebração de tão grande mistério.
No Princípio era o Verbo é a abertura presente no primeiro capítulo do Evangelho de João, que em seus versículos iniciais retoma a criação do mundo, tema ainda do primeiro capítulo do Gênesis.
Ele é o verbo, ou seja, o agente criador de tudo que existe, das coisas visíveis e invisíveis. O Deus único e verdadeiro constitui-se em três Pessoas distintas, porém, iguais, da mesma essência e substância. O verbo não é uma criatura, mas o criador. Ele não é um ser inferior a Deus, mas o próprio Deus.
Os verbos são a classe de palavras que indica ação, estado ou fenômenos da natureza. Flexionam em pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) e em número (singular ou plural). O verbo indica uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza.
“No princípio era o Verbo.” Minha resposta a esta pergunta é a seguinte: João chama Jesus de Verbo, porque ele veio a enxergar as palavras de Jesus como a verdade de Deus e a pessoa de Jesus como a verdade de Deus de maneira tão unificada, que o próprio Jesus, em sua vinda, sua obra, seus ensinamentos, sua morte e ...
A encarnação do Verbo, de Jesus Cristo fez a união a cada homem, a cada ser humano. Por isso, Ele trabalhou com mãos humanas, pensou com uma inteligência humana, agiu com uma vontade humana e amou com um coração humano. Isso é bonito, porque Ele nasceu da Virgem Maria, se tornou igual a nós em tudo, exceto no pecado.
Começa com a origem eterna do Verbo, porque é disso mesmo que se tratava: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus…
No Evangelho de João, o Verbo é descrito não somente como o agente da criação, mas também como a essência da vida e a fonte da luz. João afirma: "A vida estava nele, e a vida era a luz dos homens" (João 1:4). Esta passagem ressalta que o Verbo é a origem de toda a vida e a fonte de toda verdade.
O Cristo joanino é o Verbo que se fez carne, feito nosso irmão, em tudo semelhante a nós. O que importa não é pregar a humanidade sofrida do “Jesus-carne”, mas sim o êxito final de sua missão que se dará pela entrega na cruz.
1. GRAMÁTICA palavra variável que designa uma ação, um processo ou um estado e que pode apresentar marcas morfológicas de pessoa, número, modo, tempo, etc.
que estava e está com Deus desde todo princípio. e que é filho de Deus. Então o verbo se fez carne significa que Deus, o filho de Deus, a palavra de Deus, o logos de Deus, se tornou gente igual a nós. Por isso que é tão importante o papel da virgem Maria.
a) A primeira pessoa verbal relaciona-se com a primeira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais eu (singular) e tu (plural). Dessa forma, no discurso em primeira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com aquela pessoa que fala. Exemplo: Eu estudo muito.