O símbolo da Medicina, na verdade, é uma serpente enrolada ao bastão de Esculápio, ou Asclépio, nome do deus que simbolizava a Medicina na mitologia grega.
Você conhece a história do símbolo da Medicina? Representado pelo Asclépio (deus grego da medicina), ele tem como ícones a cobra e o bastão de Madeira (Bastão de Esculápio), os quais apontam, respectivamente, a dualidade em seu mecanismo de defesa: o veneno – mal e cura –, e a árvore da vida, bem como a sabedoria.
A serpente, erigida por Moisés, como um sinal, é elevada ao ar à vista de todo o povo, a fim de que os Hebreus a vejam, se lembrem de seus pecados e das feridas causadas pelos seus pecados, que eles recorram desde logo à misericórdia de Deus e que eles sejam assim curados.
Em Gênesis, a serpente é retratada como uma criatura enganadora ou trapaceira, que promove como bom aquilo que Deus proibiu, e demonstra perspicácia ao fazê-lo (cf. Gênesis 3:4–5, 22).
A cobra é vista como símbolo da sabedoria, entretanto, ela pode representar os dois lados da sabedoria. Assim, como aprendemos a ver o mundo de forma mais simples, a partir da dicotomia, a sabedoria também pode ser usada para o bem e o mal. A cobra então pode representar manipulação ou perspicácia.
Qual o Significado da Serpente de Bronze e Por que Jesus é comparado a Ela?
O que significa a serpente no cristianismo?
Em geral a serpente é usada como um símbolo voltado para o demônio e para o mal no catolicismo, protestantismo e nas principais vertentes do cristianismo, bem como do judaísmo.
Por que Cristo simboliza a serpente? Pelo fato que, quando nós, olhando na cruz, vemos um homem como nós, então, olhamos e vemos que a causa do pecado é o homem, é essa carne, é essa natureza, é a humanidade.
Então o SENHOR Deus disse à cobra: — Por causa do que você fez você será castigada. Entre todos os animais só você receberá esta maldição: de hoje em diante você vai andar se arrastando pelo chão e vai comer o pó da terra.
Eles viviam nus, com a proibição de não comerem do fruto da árvore do bem e do mal, até que um dia, a serpente engana a mulher, que engana o homem, e ambos comem do fruto proibido. O medo se apodera deles. Todos os três recebem um castigo do Criador e são expulsos do paraíso.
O veneno da serpente simboliza o antídoto, o remédio. Ela também pode representar o bem e o mal (a saúde e a doença). A serpente ainda pode simbolizar o poder, a sabedoria e a ciência e transmissão do conhecimento.
É a representação do instrumento da crucificação de Jesus Cristo, e está relacionada ao crucifixo (cruz que inclui uma representação do corpo de Jesus) e à família mais ampla dos símbolos em forma de cruzes. A cruz é o símbolo mais popular do cristianismo.
O que mais chama atenção na urutu-cruzeiro (Bothrops alternatus) é o desenho de cruz que algumas serpentes da espécie podem apresentar no topo de suas cabeças. É devido a isso que recebe o nome popular de cruzeiro, cruzeira ou vibora de la cruz nos países de língua espanhola.
A cobra enrolada no bastão simboliza a busca pela cura, o conhecimento médico e a capacidade de tratar doenças. Esse simbolismo da cobra foi entrelaçado com a figura de Asclépio, e a serpente passou a representar a regeneração e o renascimento associados ao poder da cura.
Ele proporcionou um meio para que as pessoas fossem salvas, caso tivessem sido mordidas. O Senhor disse a Moisés para fazer uma serpente de bronze e colocá-la em uma haste. Quando as pessoas eram mordidas e olhavam para a serpente de bronze, o Senhor as curava.
A cruz simboliza Jesus e a cobra é um símbolo de Satã. Diversas organizações esotéricas adoram usar logotipos de cruz e cobra. Sua representação também tem um significado na alquimia. Ou seja, é melhor estar preparado para ter uma aura oculta envolvendo seu negócio caso decida usar esse símbolo.
14 E o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que todo o gado, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
No capítulo 3 do livro do Gênesis temos, nos versículos 14 e 15, a maldição da serpente. Deus diz, então, que a cobra será o mais amaldiçoado dos animais silvestres e que, assim, passará a andar arrastando-se sobre o ventre. Antes dessa maldição cobra tinha pernas?
Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Estas palavras são uma repetição da afirmação anterior de Deus, ou seja, que a inimizade estará estabelecida entre todos os que estão sujeitos a satanás (“tua descendência”) e o descendente da mulher que, neste caso, é Cristo.
O que Jesus quis dizer seja prudente como a serpente?
A palavra prudente aponta para “inteligência, esperteza, sabedoria, cautela”. Assim como a serpente tem todas essas características que trazem a ela mais segurança para escapar de seus predadores, os liderados também deveriam buscar essa característica.
Na Bíblia, Jesus é comparado com alguns animais, sendo descrito na ressureiçao como o "Cordeiro de Deus", que tira o pecado do mundo. Mas na segunda vinda, Ele ganha o nome de Leão da Tribo de Judá, e o Seu rugido faz estremecer toda a Terra! Por esse motivo, Ele é digno de louvor, adoração e respeito.
Segundo a tradição nórdica, a serpente era um poderoso símbolo de potencial perigoso e traiçoeiro. Na magia, a ingestão do sangue de cobra proporcionava conhecimento e eloquência (era, de fato, um vasilhame de sabedoria), e na Volsunga Saga conferia ao herói Sigurd o poder de entender a linguagem dos pássaros.
A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.
Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê. Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.