SAE 15W-40 diz respeito a um lubrificante multigraduado em que neste caso são mostrados dois conjuntos numéricos, separados por um travessão. O primeiro número é sucedido pela letra “W”, referente a “winter” (inverno, em inglês) e que indica o grau de viscosidade a temperaturas mais baixas.
Os números na classificação indicam a viscosidade do óleo a altas temperaturas. O primeiro número (15 no 15w40 e 5 no 5w30) representa a viscosidade a frio, enquanto o segundo número (40 no 15w40 e 30 no 5w30) indica a viscosidade a quente.
O primeiro determina a fluidez do lubrificante e é formado por dois números. Num óleo 15W40, por exemplo, o 15 representa a viscosidade na partida a frio e o 40 a fluidez a 100 ºC. Quanto maior, mais viscoso, ou seja,mais espesso ele é.
No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%. É claro que o 5W30 é mais caro, mas a economia de combustível pode compensar no longo prazo”, diz o engenheiro.
O óleo 10w40 é muito mais espesso do que o óleo 5w30. A viscosidade do óleo 5w30 a baixas temperaturas é de 5, enquanto a viscosidade do óleo 10w40 a baixas temperaturas é de 10.
Garante a performance ideal dos motores, ajudando a manter por mais tempo assuas características originais de limpeza e desempenho, mesmo sob os mais diversos regimes de uso aos quais os veículos são submetidos no dia a dia.
Qual a diferença entre o óleo 20W50 e 15W40? Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.
o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 km; o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
O "W" significa "Winter" (inverno em inglês), o número anterior indica a viscosidade (ou espessura) do óleo a baixas temperaturas (daí o W), e o número seguinte indica viscosidade a temperaturas mais altas (150oC em média), quando o motor está realmente em execução.
Se vive num local com invernos rigorosos, o 5W-30 pode proporcionar uma lubrificação mais rápida durante as manhãs frias. No entanto, se procura uma proteção mais ampla ao longo do ano, especialmente se vive numa área com variações climáticas significativas, o 5W-40 pode ser a escolha mais versátil.
Por exemplo, se o indicado é um óleo 20W30, é permitido usar um óleo 15W40 (a viscosidade em temperatura ambiente é menor e a com o carro funcionando é maior). Já se o carro pede um óleo 5W40, não é permitido usar o 15W40. Pense sempre nessa regrinha básica e você não errará na escolha.
No caso do óleo 10w40, seria recomendado a substituição pelo óleo 5w40 (mais fluido a frio, igual no quente), mas não seria recomendado a troca por um óleo 15w40, por este representar uma viscosidade maior enquanto frio, representado mais rigidez e dificuldade na lubrificação do motor quando ele está em repouso.
Não é sem motivo que a maioria dos fabricantes no Brasil recomenda o uso de óleos multiviscosos SAE 15W-40. E alguns já indicam o uso de óleos SAE 10W-40 ou SAE 5W-30 em alguns modelos específicos de caminhões.
Problema nenhum, porém é bom fazer isso SOMENTE quando o motor estiver queimando óleo e baixando muito o nível e quando não tiver nehuma outra alternativa. O problema é que não terás nenhum desses dois óleos especificados no motor.
O óleo Lubrax Tecno 15W40 é a escolha ideal para quem deseja uma lubrificação de qualidade para o motor do seu veículo. Desenvolvido pela marca Lubrax, reconhecida como uma das melhores do mercado automotivo, o Lubrax Tecno 15W40 se destaca pela sua alta performance e eficiência.
Mobil Super 2000 X1 15W-40 é um óleo de desempenho superior que excede os padrões requeridos pela indústria automotiva para motores de carros de passeio movidos a gasolina, etanol, ou diesel (motores leves), respeitadas as recomendações dos fabricantes de veículos.
“Será que posso usar óleo de carro no motor da minha moto?” Se essa pergunta já passou pela sua cabeça, a resposta é NÃO! Jamais misture ou coloque óleo de carro em sua motocicleta, ele pode causar um desgaste prematuro no motor, além de prejudicar o desempenho da sua embreagem.
O óleo sintético possui uma fórmula composta por óleos básicos sintéticos e aditivos. Esses lubrificantes têm um alto grau de pureza que, quando associados a aditivos, melhoram suas propriedades químicas e físicas. Assim, eles têm mais desempenho que os óleos semissintéticos e minerais.
Sua aplicação indicada para carros Chevrolet (gm), Peugeot, Citron, Renault, Fiat, Toyota, Nissan e Volkswagen. A Comp Autopeças recomenda atenção com esse item fundamental para o bom funcionamento do carro.
O óleo 20W50 é especial para carros que transitam em climas quentes e é compatível com motores que funcionam a base de Etanol, Gasolina, GNV e Biocombustíveis. Além disso, o lubrificante natural é ótimo para carros da GM e Ford, principalmente, os motores de carros antigos. Os principais são: Ford K 2000 a 2004.
Um aspecto importante na escolha entre um óleo 5w30 e um 15w40 é o impacto ambiental. Óleos com menor viscosidade, como o 5w30, geralmente oferecem maior eficiência de combustível, resultando em menos emissões de gases poluentes. Isso não apenas protege o ambiente mas também reduz o custo com combustível a longo prazo.