O que significa a sigla CDU na ficha catalográfica?
A Classificação Decimal Universal (CDU) é um sistema que possibilita a uniformização dos critérios de classificação dos documentos. Baseia-se no conceito de que o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais, e estas podem ser subdivididas em subclasses, numa hierarquia decimal.
A Classificação Decimal Universal (CDU) é um dos sistemas de classificação mais utilizados internacionalmente para a indexação e recuperação por assunto em sistemas de informação bibliográfica.
Estudo comparativo entre os dois sistemas de classificação bibliográficas (SCB) mais utilizados do mundo, a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e a Classificação Decimal Universal (CDU), com o objetivo de identificar semelhanças e diferenças relacionadas à elaboração, estrutura, notação, uso, publicação e aquisição.
Dentre os inventários de auto-avaliação relatados na literatura, o CDI ou Inventário de Depressão Infantil tem sido o instrumento mais comum na identificação de sintomas depressivos.
A CDU é uma classificação hierárquica, o que significa que cada subdivisão pode ser ainda subdividida em seus componentes lógicos. Isto é feito com a aplicação sucessiva dos princípios de divisão, que podem ser (i) genéricos ou (ii) todo/parte.
Como Fazer uma Ficha Catalográfica: Tabelas Cutter, CDD e CDU
Quais os sinais da CDU?
NA 1B DA CDU
Relação simples : (dois pontos); Subagrupamento [ ] (colchetes); Ordenação :: (dois pontos duplos). Estes símbolos numéricos são precedidos por indicadores de facetas.
Na CDU, a notação é mista porque, além dos dígitos decimais, é constituída por letras, palavras e sinais gráficos que permitem a construção de expressões que representam os conceitos contidos em um documento bibliográfico. Sua concepção permite grande flexibilidade na construção e na formação das notações.
O objetivo do TCC é apresentar um trabalho original, com base em pesquisa científica, e que demonstre a capacidade do estudante de aplicar conceitos e teorias aprendidos durante o curso. Já a Monografia é um trabalho mais específico, que se concentra em um único tema, aprofundando-se em sua pesquisa e análise.
Qual a diferença entre monografia e artigo no TCC?
DIFERENÇAS ENTRE MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTÍFICO
Um Artigo Científico tem uma extensão menor que uma monografia sobre o mesmo tema, devendo, por isso, ser mais sintético. Em uma pesquisa monográfica o autor pode divagar mais e esmiuçar melhor o assunto, mas este não é o papel do Artigo.
Criador da CDD, Melvil Louis Kossuth Dewey nasceu em 10 de dezembro de 1851, em uma família pobre de uma pequena cidade em Nova York. A Classificação Decimal de Dewey (CDD) é um sistema de classificação de assuntos. Por ser um sistema decimal, os livros são arquivados dígito por dígito.
A CDD usa a notação hierárquica. O significado de coordenação e subordinação de assuntos é representado através dá notação. Por exemplo, de três assuntos demonstrados por 8 e 81, respectivamente, pode-se afirmar que 81 é subordinado a 8, e 8 e 9 são coordenados.
"CDD" é uma abreviação muito utilizada no WhatsApp e em outras plataformas de mensagens instantâneas. Essa sigla significa "Caiu De Divisão". Ela é comumente usada para se referir a uma pessoa ou time de futebol que foi rebaixado para uma divisão inferior em um campeonato.
Especificação feita diretamente em ordem alfabética por nomes próprios (ou suas abreviaturas) e acrônimos. Indica o ponto de vista mais geral sob o qual um assunto pode ser considerado: conceito, teoria, função.
A estrutura de uma dissertação, tese ou monografia compreende três partes fundamentais, de acordo com a ABNT (NBR 14724): elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.
Qual a diferença entre um artigo e uma monografia?
Diferente da monografia, o artigo costuma ser mais curto, pois possui entre dez a vinte páginas. Estruturalmente, ele é composto por um resumo, uma introdução, uma fundamentação teórica, por um desenvolvimento, pela análise do objeto defendido, bem como precisa apresentar as considerações finais.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem por objetivo padronizar as técnicas de produção do Brasil. Embora seja muito associada a trabalhos acadêmicos, a ABNT também também define normas e técnicas para produtos industriais e prestação de serviços.
O texto deve ter entre 25 e 40 páginas, contando da introdução até a última página de conclusão. Procure definir o tipo de trabalho que você quer apresentar e adeque o mesmo às normas estabelecidas. Ambos deverão ser uma Revisão Bibliográfica. Para isso, faça buscas de obras (artigos, livros, monografias etc.)
TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior. É elaborado em forma de dissertação, visando à iniciação e envolvimento do aluno de graduação no campo da pesquisa científica.
No geral, se for um artigo, bem, os artigo são mais pequenininhos, e vão desde 8 a 20 páginas, no máximo (já com tudo, hein – referências e tudo o mais). Já se for uma monografia de graduação ou pós-graduação, aí ela terá entre 20 a 35 páginas – às vezes terá umas 50 páginas.
2008 - o Ibict publica a 2ª edição da CDU padrão. Ao presentar ao público brasileiro a CDU 2ª edição - Padrão Internacional em Língua Portuguesa, o Ibict retoma e atualiza um poderoso e indispensável recurso para classificar todos os campos do conhecimento humano. O Ibict não atualiza uma nova edição desde 2008.
Quais são os dois códigos de classificação mais utilizada no Brasil?
Nesse cenário, a classificação fiscal de mercadorias se mostra bastante útil. No país, ela é regulamentada pela Receita Federal, estando atrelada à utilização de dois códigos principais: o HS Code e o NCM.
“A catalogação é representação descritiva de uma obra tanto em aspectos físicos como temáticos, ou seja, deve ser a cópia fiel da página de rosto”, afirma Maria Alice Ferreira, bibliotecária da Câmara Brasileira do Livro.
Uma das formas mais eficientes de saber em qual cidade está sua encomenda é através do rastreamento. A maioria das empresas de transporte disponibiliza um código de rastreamento que pode ser utilizado para acompanhar o status da entrega.