FIAT é um acrônimo de Fabbrica Italiana Automobili Torino ("Fábrica Italiana Automobilística de Turim" em português), mas também pode significar "faça-se" em Latim.
Fiat: a marca carrega suas origens no seu nome já que F-I-A-T é uma abreviatura de “Fabbrica Italiana di Automobili Torino”. As palavras são em italiano porque a marca surgiu em Turim, na Itália, em 1899.
Fiat vem do latim que significa "faça-se", o nome foi escolhido pelo seu fundador Giovanni Agnelli. Por isso, Fiat como quiser, como escolher, como achar mais bonito...
LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.
Ela incorporou a norte-americana Chrysler criando em 2014 o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.
Fiat: a marca carrega suas origens no seu nome já que F-I-A-T é uma abreviatura de “Fabbrica Italiana di Automobili Torino”. As palavras são em italiano porque a marca surgiu em Turim, na Itália, em 1899.
O fiat - expressão latina que significa “faça-se”- é uma das facetas mais profundas de Maria. Por se deixar moldar pela vontade de Deus em sua vida, sua resposta se transforma num sim, que se estende por todas as gerações e chega hoje até nós como força inspiradora de uma profunda liberdade em Deus.
Em 1899 nasce em Turim, na Itália, a Fábrica Italiana Automobilística de Turim, mais tarde conhecida pelo acrônimo, FIAT. No ano de sua criação a marca começou a fabricar o 4 HP,. Também conhecido como 3,5 CV. Apenas onze anos depois a marca passou a ser a maior montadora da Itália.
Atualmente sua linha vai desde hatchs populares, como Fiat Mobi e Fiat Uno, passando pelo hatch Argo e seu sedan Cronos, além da picape média mais vendida do mercado brasileiro, o Fiat Toro.
A palavra “Fiat” é um acrônimo em italiano para “Fabbrica Italiana Automobili Torino”, que significa “Fábrica Italiana de Automóveis de Turim” em português.
A BMW já havia mudado seu logotipo cinco vezes desde quando a marca foi criada, em 1917, a partir da renomeação da fabricante de motores de aviões Rapp Motorenwerke, sediada em Munique, na Alemanha. A sigla BMW significa Bayerische Motoren Werke (Fábrica Bávara de Motores).
A Ferrari está na liderança do ranking das marcas mais rentáveis do setor automotivo. Após ter registrado um faturamento de 6 bilhões de euros em 2023, a empresa italiana vendeu mais de 13.600 veículos no ano passado por preços mais caros do que registrados anteriormente.
O grupo Stellantis, dono de marcas automobilísticas como Fiat, Jeep, Citröen e Peugeot, anunciou na manhã desta sexta-feira (19) a aquisição de 70% da DPaschoal, empresa de peças e prestação de serviços no setor.
Há exatos 48 anos, no dia 21 de julho de 1969, a Fiat comprou 50% do capital da Ferrari, depois de um longo processo de dúvidas quanto ao futuro da marca de Maranello. Nos anos 1960, a péssima situação econômica da Europa potencializou as dificuldades de muitos pequenos fabricantes, e a Ferrari não foi excepção.
A Fiat adquiriu o grupo Chrysler e deu origem à FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que controla não apenas as duas marcas mas também a Jeep, Dodge, RAM, Alfa Romeo, Lancia e Maserati.
Stellantis é um conglomerado automotivo franco-ítalo-americano multinacional formado a partir da união da montadora ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles com a montadora francesa PSA Group, após a conclusão de um acordo de fusão 50–50. A sua sede localiza-se em Amsterdã, nos Países Baixos.
Stellantis, dona da Fiat, anuncia investimentos de R$ 30 bilhões no Brasil e América do Sul: 'Ambiente favorável' O grupo Stellantis – que reúne as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroen e RAM – anunciou um investimento de 30 bilhões de reais no Brasil e na América do Sul, de 2025 a 2030.
LTZ – Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Representa a versão de topo de linha. RS – Rally Sport. Representa as versões apimentadas dos modelos.
A sigla nasceu da abreviatura de “Grand Touring Injection”, em referência ao sistema de injeção eletrônica, que revolucionou os motores a gasolina. No novo logotipo, em vez da letra “I”, há um raio (ou relâmpago), justamente uma confirmação de que os futuros modelos GTI, da VW, serão eletrificados.
LX: Luxe - Versão intermediária com alguns equipamentos opcionais. LXR: Sem significado - versão intermediária com alguns equipamentos opcionais. LXS: Sem significado - versão intermediária com alguns equipamentos opcionais. SI: Sport Injected - versão esportiva com motor injetado.