O método Ground Penetrating Radar (GPR) ou radar de penetração no solo é um método de investigação geofísica não destrutivo que utiliza ondas eletromagnéticas de alta frequência para mapear diferenças de litologia subsuperficiais, cavidades, objetos, estruturas enterradas e outros materiais que estão em subsuperfície.
O Georadar (GPR) é uma tecnologia de prospecção geofísica que utiliza ondas de radar para mapear e identificar estruturas subterrâneas, detectando a profundidade, composição e presença de objetos ou anomalias, tudo isso sem necessidade de escavações.
Como funciona o GPR? O GPR funciona através da transmissão dos ondas eletromagnéticas para o solo e de acordo com as propriedades das diferentes estruturas e objetos localizados nele, o sinal é reflete parte da onda eletromagnética, a antena receptora capta essas informações e a unidade de armazenamento as acumulam.
O Radar de Penetração em solo, GPR (Ground Penetrating Radar) ou ainda Georadar, é um método geofísico de superfície que utiliza ondas eletromagnéticas de alta freqüência, entre 10 e 2500 MHz, para mapear estruturas e feições geolόgicas rasas da sub superfície ou ainda localizar objetos enterrados.
O GPR utiliza técnica indireta para investigação das estruturas de subsuperfície, sendo caracterizado como método não-invasivo, o qual permite extrair informações ao longo do perfil de solo sem perfurar, sondar ou escavar.
Ela se baseia uma série de parâmetros inerentes aos meios nos quais se dá a propagação das ondas: as propriedades magnéticas (permeabilidade magnética) e as propriedades elétricas do meio estudado (condutividade ou resistividade e constante dielétrica ou permissividade dielétrica).
Em resumo, o órgão de trânsito considera uma tolerância de 7 km/h para vias com velocidade máxima de até 100 km/h. Quando a estrada permitir velocidades acima de 100 km/h, a conta é outra. Nesses casos, o Contran considera a margem de erro de 7%. Li e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.
Radares móveis não podem ficar a menos de 500 metros dos equipamentos fixos em vias urbanas. No caso das rurais, essa distância sobe para 2 km. O radar móvel tem que estar sempre acompanhado de um policial ou agente uniformizado.
Para as vias onde a velocidade máxima permitida é de até 100 km/h, por exemplo, os radares geralmente têm uma tolerância de 7 km/h. Isso significa que, se o veículo estiver em uma via com limite de 50 km/h, o radar só registrará a infração quando a velocidade atingir 57 km/h.
Existe um radar de trânsito que flagra diferentes infrações. Por exemplo, quando um motociclista passa por uma calçada, na contramão, faz conversão proibida ou mesmo está sem capacete. Em suma, esse tipo de flagra de trânsito é possível graças à tecnologia chamada laço indutivo.
Um equipamento capaz de identificar até três veículos por segundo – em velocidade de até 322 km/h e distância de até 650 metros – foi adotado pelos agentes de trânsito. Por minuto, ele é capaz de disparar até 30 autuações.
Ou seja, num trecho onde a máxima é de 30 km/h você pode passar até 37 km/h sem ser multado. Se a máxima é de 90 km/h você pode ir até 97 km/h. Quanto o limite de velocidade está acima de 100km/h, a tolerância é de 7%. Então, num trecho com a máxima de 110 km/h, você pode ir até 117 km/h.
Como é calculado os 20% de velocidade acima do permitido?
Velocidade superior à máxima em mais de 20% e até 50% (infração grave): valor de R$ 195,23 e 5 pontos descontados da carteira; Velocidade superior à máxima em mais de 50% (infração gravíssima): a multa deve ser multiplicada em três vezes - desta forma, deverá ser pago o valor de R$ 880,41 (R$ 293,47 x 3).
O que você tem que fazer é pegar a VELOCIDADE MEDIDA (que obrigatoriamente tem que estar na notificação) e subtrair a tolerância para encontrar a VELOCIDADE CONSIDERADA. Logo, se a velocidade PERMITIDA para a via era de 90km/h, a autuação está correta, pois o veículo não estava a 92km/h, mas a 99km/h.
Você sabia que, além de identificar os motoristas que ultrapassarem os limites de velocidade, os radares inteligentes também podem flagrar os veículos que estão com o licenciamento em atraso? Dessa forma, os veículos que estiverem com o documento irregular serão detectados pelo equipamento.
Motoristas que tem o hábito de passar nas cancelas automáticas acima da velocidade permitida: é bom ficar atento. Isso porque atualmente já estão em funcionamento os radares nos pedágios que ajudam a multar todos aqueles que excederem os 40km/h regulamentados pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Radar móvel pode multar? Sim, os radares móveis são instrumentos de fiscalização de trânsito totalmente legalizados e autorizados a aplicar multas por diversas infrações, como excesso de velocidade, ultrapassagem proibida, avanço de sinal vermelho e outros.
De maneira bem simples, a regra é a seguinte: se a velocidade da via for de 100 km/h, o motorista não será multado se for flagrado a 107 km/h. Em vias cuja máxima for de 110 km/h, a tolerância aceita será de 7,7 km/h acima desse limite, ou seja, próxima aos 118 km/h.
Qual a velocidade máxima que pode passar no radar de 50?
Isso significa que, se o veículo estiver em uma via com limite de 50 km/h, o radar só registrará a infração quando a velocidade atingir 57 km/h. Já nas vias com limites acima de 100 km/h, a tolerância é de 7% sobre o limite.