A Secretaria Nacional de Trânsito tem como objetivo principal fiscalizar e fazer cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Trata-se de um órgão máximo normativo e consultivo, responsável por estabelecer diretrizes e normas que orientam a política de trânsito no país. Sua principal função é garantir a padronização e a regulamentação das questões relacionadas ao tráfego e à segurança viária em todo o território nacional.
Os órgãos de trânsito normativos são responsáveis por estabelecer normas e criar regras para o trânsito, como o Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Já os executivos (um exemplo é o Detran) fazem com que as regras e leis sejam cumpridas.
– DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito)– órgão executivo estadual, responsável, entre outras coisas, por toda documentação do veículo e do condutor e pela formação de novos condutores.
DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito: É o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar o trânsito de veículos em cada estado da Federação. O DETRAN é responsável por emitir a CNH, registrar os veículos, realizar vistorias e outras atividades relacionadas ao trânsito.
A Secretaria Nacional de Trânsito tem como objetivo principal fiscalizar e fazer cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Coordenar, realizar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis pelas infrações previstas no CTB e de sua competência. Arrecadar valores provenientes de estada e remoção de veículos e objetos, bem como das infrações de trânsito relacionadas ao condutor e veículo.
Se dividirmos os departamentos que controlam o tráfego rodoviário em hierarquias, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) está no topo. O órgão é autoridade máxima de coordenação e legislação, além de ser responsável pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Com a migração para a Senatran dos assuntos antes relacionados ao DENATRAN, a expectativa é que os processos e medidas de trânsito ganhem agilidade, tornem-se mais modernos e consigam atender com mais qualidade e em maior escala as demandas da sociedade sobre o tema.
Senatran ou Denatran: por que o Denatran mudou de nome? Salve, Motorista! Em setembro de 2021, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) foi extinto, e todas as atribuições foram transferidas para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Para tirar a CNH ou fazer o registro do veículo, o condutor se dirige ao Detran, mas é o Denatran que efetua o registro. Por isso, no documento, existe o timbre do órgão executivo da União. No site do Denatran, você tira sua CNH digital.
Criada em 1973, a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) da Cidade de São Paulo tem como objetivo decidir, em primeira instância, com autonomia de convicção e decisão, sobre aceitação dos recursos feitos por quem foi multado por infrações de Trânsito.
Após o pagamento da taxa de licenciamento no sistema bancário, estará disponível o download e a impressão do CRLV-e diretamente no portal do Detran-SP, no aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito” do governo federal e ainda no portal de serviços do Senatran.
O que é RENACH? O RENACH funciona como um banco de dados, onde estão armazenadas as informações de trânsito de todos os motoristas, aspirantes a motoristas e ex-motoristas do país. Aliás, RENACH é a sigla para Registro Nacional de Carteira de Habilitação.
De acordo com o CTB, dirigir com apenas uma das mãos, exceto para fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo é uma infração média. A multa é de R$ 130,16 com acréscimo de quatro pontos na CNH.
O que é o Contran? Conselho Nacional de Trânsito: é o órgão máximo normativo e consultivo do Sistema Nacional de Trânsito. Ele elabora diretrizes da Política Nacional de Trânsito e coordena todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.
A Ciretran é uma subdivisão do Detran que atua como um apoio, descentralizando as responsabilidades do órgão em diversas cidades e no interior dos estados. Dessa forma, os motoristas podem resolver pendências e solicitar serviços sem precisar ir diretamente no órgão principal.
É o órgão máximo do trânsito no Estado, cuja função é a de acompanhar e coordenar as atividades de administração, educação, engenharia, fiscalização, policiamento ostensivo de trânsito, formação de condutores, registro e licenciamento de veículos, articulando os órgãos do Sistema nos Estados e municípios, além de ...
A cidade recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei de Portugal na época: dom Sebastião. E por que Rio de Janeiro? O nome tem origem em um engano dos portugueses: quando chegaram pela primeira vez à entrada da baía de Guanabara, em janeiro de 1502, pensaram que se tratava da foz de um rio.
Quando os portugueses avistaram a baía pensaram que se tratava de um Rio. Foi aí que o maior erro geográfico do Brasil aconteceu. Como achavam que avistaram um Rio no mês de Janeiro, decidiram chamar o local de Rio de Janeiro.