Produzido na fábrica de Betim, o motor T270 é um quatro-cilindros, 1.3 turbo, que desenvolve 180cv com gasolina e 185cv com etanol. O torque é o mesmo com ambos os combustíveis, 27,5kgfm já a 1.750rpm.
Já no 250 TSI (sigla utilizada no motor 1.4 turbo), que equipa a versão Highline do T-Cross, o Virtus Exclusive, o esportivo Polo GTS e o SUV médio Taos, tem 1.395 cm³ de cilindrada e rende 25,5 kgfm, podendo chegar até 150 cv.
LT – Luxury Touring. Representa as versões intermediárias de alguns modelos e de entrada de outros. LTZ – Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Representa a versão de topo de linha.
O novíssimo motor Turbo 270 possui tecnologias para reduzir o tempo de aquecimento do motor, diminuindo as emissões de gases e o consumo de combustível, especialmente em uso urbano (trajetos curtos).
Novo motor Fiat 1.3 T270 'quebra recordes' do Marea Turbo. Com a chegada da picape Toro 2022, a Fiat bateu uma espécie de “recorde” interno: desde o Marea Turbo, que saiu de linha há cerca de 15 anos, a fabricante não oferecia um motor com números tão elevados de potência e torque no Brasil.
A sigla TSI, que significa "Turbocharged Stratified Injection" ou Turbo com Injeção Estratificada em tradução livre, é uma das mais comuns na linha de motores Volkswagen. Esta tecnologia combina turbocompressor com injeção direta de combustível o que oferece uma solução equilibrada entre desempenho e sustentabilidade.
XEi é a sigla para Extra Executive, representando a versão 'i' intermediária de alguns veículos da Toyota, como o Corolla, sedan médio líder em vendas no Brasil desde 2014.
Originalmente, a sigla era a abreviatura de Gran Turismo injection, em alusão à injeção eletrônica. Afinal, o Gol GTi foi o primeiro automóvel nacional equipado com essa tecnologia, que proporciona, entre outras vantagens, aumento de potência em relação ao carburador.
Qual a diferença entre o motor 170 TSI e o 200 TSI?
O propulsor 1,0 litro turbinado que a Volkswagen batizou de 170 TSI é menos exuberante em relação ao antigo 200 TSI das “tops” do Polo até a linha 2022 – entrega 9,4% menos potência e 17,8% menos torque.
O motor não tem mais mistérios. É o T270, o 1.3 turbo com sistema MultiAir na admissão, pistões forjados, 1,7 bar de pressão de turbo, injeção direta de combustível e produzido em Betim (MG).
Qual ano Renegade problema câmbio? Os problemas de câmbio no Jeep Renegade foram mais frequentes nos modelos lançados entre 2015 e 2018. Durante esse período, os defeitos no câmbio, principalmente relacionados ao trocador de calor, foram relatados por vários proprietários.
As siglas 200TSI e T200 indicam o torque do motor em Nm. TSI significa Turbocharged Stratified Injection, ou seja, turbo com injeção direta. Motores menores com turbo oferecem desempenho semelhante a motores maiores. A nomenclatura visa destacar a eficiência e força dos motores modernos.
O motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de 128 cv com etanol e de 116 cv com gasolina. Seu nome faz referência ao torque de 200 Nm (20,4 kgfm). O motor 250 TSI Total Flex (o mesmo do Jetta 1.4 litro) equipa a versão Highline e gera potência de até 150 cv, com gasolina ou etanol. O torque é de 250 Nm (25,5 kgfm).
Com qualidade de classe mundial, o motor Turbo 270 possui tecnologias para reduzir o tempo de aquecimento do motor, diminuindo as emissões de gases e o consumo de combustível, especialmente em uso urbano (trajetos curtos).
LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.
A sigla GTR, traduzida como "Gran Turismo Racing" ou "Gran Turismo Racer", tem raízes profundas no mundo das corridas e esportes a motor. O termo "Gran Turismo", originário do italiano e traduzido como "Grand Touring" em inglês, denota carros projetados para mesclar desempenho e conforto em viagens longas.
Sigla ELX significa Electronic Luxe Extra: versão eletrônica de luxo extra (Foto: Divulgação) Os nomes dos carros normalmente são acompanhados por uma sigla, algumas mais conhecidas, como 4X4 e GT, outras nem tanto.
O GTi manteve os bons resultados na pista, onde havia passado por seu primeiro teste na edição de janeiro. O GTS também apresentou um desempenho superior. Um exemplo foi a aceleração de 0 a 100 km/h, ao cravar 10,68 segundos, pouquíssima coisa a mais que o GTi, com 10,04 segundos.
O T270 de até 185 cv é o turbo flex mais avançado e potente do Brasil e e também equipa o Jeep Compass e Commander. No Renegade, o T270 estará disponível com dois tipos de tração: 4x2 com transmissão automática de 6 marchas e - a grande novidade - 4x4 com transmissão de 9 velocidades.
Vamos por partes: TSI é a abreviatura de Turbocharged Stratified Injection (turbo com injeção estratificada, ou direta, em uma tradução livre). Já os números indicam o torque gerado pelo motor em Nm (Newton/metro), e não em kgfm (quilograma-força/metro), como é mais usual no Brasil.
Os tão esperados novos motores turbo da Stellantis finalmente chegarão ao mercado. A empresa dona da Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot, iniciou a produção da linha de motores GSE Turbo em Betim. O primeiro deles será o 1.3 turbo de quatro cilindros, que inicialmente equipará os Jeep Renegade e Compass.