A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo. É a junção do equipamento do Raio-X com computadores programados capazes de produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos.
A tomografia computadorizada (TC) é um tipo de exame de imagem que combina uma série de radiografias para criar imagens transversais e detalhadas das estruturas internas. (consulte também Considerações gerais sobre exames de imagem).
A tomografia computadorizada possui um funcionamento semelhante a outros exames de raios X, mas ela permite obter imagens muito mais detalhadas, uma vez que o aparelho emite diversos feixes de raios X ao mesmo tempo. É um procedimento totalmente indolor e não causa nenhum tipo de desconforto.
Tomografia de tórax ou TC de tórax é um exame de diagnóstico por imagem, como um raio-x, porém com múltiplos detectores para melhor visualização da parte interna do corpo. O exame pode ser reconstruído em múltiplos eixos ou de forma tridimensional (reconstrução 3D).
A sigla PET vem do inglês e significa "tomografia por emissão de pósitrons" (partícula radioativa), e CT vem de "tomografia computadorizada", que produz imagens enquanto o outro observa o metabolismo do corpo.
A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo. É a junção do equipamento do Raio-X com computadores programados capazes de produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos.
O Conhecimento de Transporte Eletrônico é utilizado para comprovações fiscais de qualquer operação de transportes ou frete, independente de qual seja a sua modalidade (aérea, ferroviária, rodoviária, dutoviária ou aquaviária).
A tomografia do tórax serve para avaliar a caixa torácica, onde ficam o pulmão e o coração. O exame ajuda a investigar cenários clínicos em que há: Dor torácica aguda. Infecções recorrentes ou que não respondem ao tratamento.
Tipos de exame de imagem incluem aqueles que utilizam radiação ionizante, como raio-X, fluoroscopia, mamografia, medicina nuclear e tomo- grafia computadorizada (TC), e aqueles que utilizam radiação não-ionizante, tais como ultrassom e resso- nância magnética(1).
O exame inicial consiste em TC de crânio sem contraste, capaz de detectar fraturas, hematomas intracranianos e edema cerebral. Em pacientes em que o exame não foi indicado inicialmente, mas apresentam deterioração do quadro, a TC deve ser realizada.
A TC fornece uma imagem rápida e não invasiva do encéfalo e do crânio. TC é superior à ressonância magnética (RM) para visualizar detalhes ósseos finos da fossa posterior (mas não seus conteúdos); a base do crânio e o canal vertebral. Essa é uma TC normal da cabeça de um adulto jovem com 30 anos.
O paciente deve se deitar de barriga para cima em uma maca, que por sua vez deslizará para dentro do aparelho de tomografia. Para não prejudicar a captura das imagens, é importante ficar imóvel. O exame é feito com o auxílio de um técnico em radiologia e os resultados são enviados para análise do médico especialista.
A tomografia é muito útil no diagnóstico de doenças, como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias e entre outros.
Para quem não sabe, é o CT ou TC – traction control em inglês. É um sistema eletrônico que evita a roda motriz de deslizar quando você arranca o carro, quando você acelera parado e em algumas outras situações especiais.
O que é e para que serve a tomografia? A tomografia é um exame de imagem não invasivo, que pode ser utilizado como um exame de apoio para os médicos com o objetivo de analisar diferentes partes do corpo: ossos, fígado, cérebro, ovários, rins, pâncreas, pulmões, vias biliares e pleura.
O que é Tomografia Computadorizada? É um método diagnóstico que utiliza raios X e processamento computadorizado para formação de imagens do nosso corpo. O exame é analisado por meio de várias imagens seccionais (fatias) do nosso corpo.
Por que é necessário fazer uma TC? Os médicos usam a TC para vários tipos de problemas de saúde, inclusive: Problemas no cérebro e na medula espinhal, como hemorragia, tumores ou defeitos congênitos. Problemas no abdômen, como obstrução intestinal, tumores ou infecção nos rins, fígado ou pulmões.
Suspeita de tumores ou massas torácicas; Necessidade de avaliação vascular detalhada; Suspeita de infecções graves, como abscessos; Doenças inflamatórias.
A tomografia computorizada (TC) ou TAC da coluna é um exame que serve para auxiliar o médico no diagnóstico de inúmeras patologias (doenças), nomeadamente hérnias discais (de disco), espondilose (artrose na coluna), estenose vertebral (aperto na coluna) espondilolistese (deslizamentos vertebrais), entre outras.
Ossos e outras partes densas aparecem em branco, pois captam a maior parte dos raios X. Já tecidos menos densos são retratados em tons de cinza, e o ar, em preto. O padrão muda com a utilização do contraste, já que alguns tecidos ganham destaque.
O nome PET-CT vem de duas siglas em inglês: a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) e a Tomografia Computadorizada (CT), justamente porque esse procedimento consiste na combinação dessas modalidades, o que permite a captação de informações detalhadas sobre a anatomia e a atividade metabólica de órgãos e estruturas ...
Podemos conceituar o CT-e como um documento de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma prestação de serviços de transportes, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e a Autorização de Uso fornecida pela administração ...
acompanhar a mercadoria em trânsito, fornecendo informações básicas sobre a prestação em curso (emitente, destinatário, valores, etc); Auxiliar na escrituração das operações documentadas por CT-e, no caso do tomador do serviço não ser contribuinte credenciado a emitir documentos fiscais eletrônicos.