O Telelab é um portal de educação continuada, que disponibiliza cursos gratuítos, certificados pela Universidade Federal de Santa Catarina voltados para profissionais ligados a área de saúde ou serviços laboratoriais.
O TELELAB é um programa de educação permanente, do Ministério da Saúde, que disponibiliza CURSOS GRATUITOS, cujo público alvo são os profissionais da área de Saúde. Não é necessário se cadastrar no curso para ter acesso ao conteúdo do TELELAB. Entretanto, a certificação é opcional e gratuíta.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é uma unidade de saúde da Atenção Secundária, onde podem ser feitos testes para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aconselhamento e entrega de preservativos.
ONDE FAZER – Os testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C podem ser feitos, gratuitamente, em todas as unidades básicas de saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Existem, no Brasil, dois tipos de testes: os exames laboratoriais e os testes rápidos. Os testes rápidos são práticos e de fácil execução; podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo ou ainda pode ser amostra de fluido oral, e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos.
A PEP é o uso de medicamento anti-HIV em caráter de urgência, APÓS uma situação de risco, por somente 28 dias, e já está disponível no Brasil há anos. Já a PrEP é o uso programado, ou seja, a pessoa começa a tomar ANTES da próxima exposição e toma por um tempo indefinido que depende de vários fatores (veja abaixo).
Não é necessário qualquer tipo de preparação prévia, como jejum. No dia da consulta, traga sua carteira de vacina. São disponibilizados preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.
Para realizá-los é necessário apresentar documento de identificação ou cartão do SUS. Vale lembrar que para fazer os testes não é necessário estar em jejum. Caso algum resultado seja positivo, o processo de tratamento e demais orientações já podem se iniciar na própria unidade em que o atendimento está sendo feito.
O Teste Rápido treponêmico somente poderá ser realizado por profissionais capacitados e certificados para a execução, leitura e interpretação dos resultados. A capacitação é de responsabilidade das instituições, com o apoio técnico do Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo.
Quanto tempo preciso esperar para fazer um exame de DSTS?
Olá. Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem ter um período entre o contágio e o desenvolvimento de sintomas ou a positivação dos exames mais longo que 28 dias. O ideal é repetir os exames após um período de 2 a 3 meses após a exposição, principalmente HIV, hepatite B e C e sífilis.
No entanto, a baciloscopia deve ser realizada em duas amostras, isto é, duas vezes(7); dessa maneira, o valor final do exame, quando realizado com baciloscopia, é de R$ 28,80.
Quanto custa a PrEP HIV? O custo médio do medicamento da PrEP contra HIV é de R$ 150. Lembrando que o tratamento pelo SUS é gratuito, mas o protocolo pode ser feito pela rede particular. O remédio é vendido em todas as farmácias do país.
Quanto tempo leva para uma DST se manifestar no homem?
primária: ocorre entre 10 e 90 dias após a infecção e consiste no aparecimento de uma ferida no pênis, no ânus e/ou na boca; secundária: aparece após 6 semanas a 6 meses da cicatrização da ferida anterior. Nessa etapa, há o aparecimento de manchas pelo corpo, e. terciária: surge entre 1 e 40 anos após a infecção.
O melhor exame para o diagnóstico da clamidia e gonorreia é o PCR da secreção uretral ou do colo uterino. O exame de urina não fará diagnóstico dessas infecções.
A presença do vírus HPV e de infecções ginecológicas como a candidíase, clamídia, gonorreia, sífilis, tricomoníase e gardnerella, presença de nódulos ou cistos, são facilmente reveladas. É um exame que deve ser prioridade para todas as mulheres sexualmente ativas com idade entre 25 e 64 anos.